Leitor digital autônomo de baixo custo M-Reader: Tecnologia Assistiva como possibilidade de inclusão sociodigital dos sujeitos com deficiência visual

  • André L. A. Rezende Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
  • Cayo P. S. de Jesus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
  • Amanda E. S. Nogueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
  • Isis B. S. Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
  • Aderaldo C. da S. Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
  • Gustavo J. da S. Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
  • Márcio V. S. Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Resumo


Considerando os avanços das sociedades, em particular pelo uso das Tecnologia Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e a grande parcela de excluídos digitais, especialmente dos deficientes visuais, este artigo aborda o projeto que pretende desenvolver uma proposta de um leitor digital autônomo para pessoas com deficiência visual que permita a leitura de conteúdos disponibilizados em formato analógico ou impresso: M-Reader. A metodologia fundamenta-se na Metodologia Colaborativa Aplicada e nos métodos PDCA e PDSII. Ainda em fase de desenvolvimento, a pesquisa tem como resultados preliminares a produção do hardware e software, com base nas proposições dos participantes e aguarda as fases finais para conclusão.

Palavras-chave: deficientes visuais, leitor digital, tecnologia assistiva

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Publicado
22/11/2021
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REZENDE, André L. A.; JESUS, Cayo P. S. de; NOGUEIRA, Amanda E. S.; PEREIRA, Isis B. S.; S. NETO, Aderaldo C. da; COSTA, Gustavo J. da S.; SOUZA, Márcio V. S.. Leitor digital autônomo de baixo custo M-Reader: Tecnologia Assistiva como possibilidade de inclusão sociodigital dos sujeitos com deficiência visual. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 552-563. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.217443.