Desenvolvimento de uma Interface Tangível de Usuário para Auxílio de Estudantes Cegos em Conteúdos de Disciplinas da Computação
Resumo
O sistema de cotas permitiu o acesso de estudantes cegos aos cursos de graduação, porém ainda existem desafios em disciplinas que envolvem conceitos abstratos, como vetores e matrizes. Leitores de tela não são adequados para transmitir esses conceitos de forma acessível, e as Interfaces Tangíveis de Usuário (TUI) surgem como uma alternativa promissora nesse contexto. Este trabalho descreve a construção de uma TUI especializada no ensino de vetores e matrizes para estudantes com cegueira. Essa TUI oferece uma abordagem inovadora para promover a inclusão e acessibilidade de estudantes com deficiência visual no ensino de programação, permitindo uma interação mais efetiva com os conceitos abstratos.
Referências
Kakehashi, S., Motoyoshi, T., Koyanagi, K., Ohshima, T., and Kawakami, H. (2013). P-cube: Block type programming tool for visual impairments. In 2013 conference on technologies and applications of artificial intelligence, pages 294–299. IEEE.
Moreira, E. and Baranauskas, M. C. (2015). Tecnologias tangíveis como recursos para ambiente inclusivo: uma revisão sistemática. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), volume 26, page 842.
Petri, G., Gresse von Wangenheim, C., and Borgatto, A. (2016). Questionário para a avaliação da qualidade de jogos digitais. Disponível em: [link]. Acessado em: 06/07/2023.
Souza Filho, C. F., Lima, M. J. M., Sanavria, C. Z., Cristo, G. C., da Silva Pereira, H. G., Floriano, N. S., and da Silva, S. C. (2022). Engenharia de software e inclusão de deficientes visuais: Uma proposta de material concreto 3-d para modelagem de sistemas de informação. Anais do Computer on the Beach, 13:347–352.
Viana, C. P. and Raabe, A. L. A. (2018). Interface de programação tangível para produção de algoritmos sonoros. In Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE, pages 125–134. Sociedade Brasileira de Computação - SBC.