Bass Learning Tool: Ferramenta Interativa para Aprendizado de Contrabaixo, com Feedback em Tempo Real

Resumo


A música, pode ser aprendida com músicos experientes ou de forma autodidata pela internet. No Brasil, a educação musical é obrigatória desde 2008, contribuindo para o desenvolvimento lógico, linguístico e motor dos alunos, entretanto, enfrenta desafios como falta de professores capacitados e instrumentos. Este trabalho propõe a “Bass Learning Tool”, uma ferramenta multiplataforma, focada no aprendizado de contrabaixo. Sua interface permite que o usuário carregue suas próprias músicas e tablaturas, e com um instrumento conectado ao computador fornece feedback visual e auditivo em tempo real. A ferramentas foi avaliada por meio de uma prova de conceito, que demonstrou sua relevância para suportar a aprendizagem de contrabaixo.

Palavras-chave: Aprendizagem musical, Software, tablatura

Referências

Almeida, Carlos José Ferreira de; Pereira, W. F. (2023). A música como facilitador da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e reflexões. Revista Educação Pública, 23(4). Acessado em 26/06/2024.

Arobas Music (1997). Guitar pro. Computer software. Recuperado em 23 de março de 2023, de [link].

Audacity (2000). [link]. Computer Software. License: GNU General Public License.

Brasil (2024). Programa debate a educação musical em escolas públicas. [link]. Acessado em 26/06/2024.

Dijkman, R. M., Dumas, M., and Ouyang, C. (2008). Semantics and analysis of business process models in bpmn. Information and Software technology, 50(12):1281–1294.

Epperson, G. (2022). music.

Graham, K. and Schofield, D. (2018). Rock god or game guru: Using rocksmith to learn to play a guitar. Journal of Music, Technology and Education, 11:65–82.

Harmonix Music Systems (2001). Frequency. Sony Interactive Entertainment. PlayStation 2, Boston, MA, EUA: Sony Computer Entertainment

Harmonix Music Systems (2003). Amplitude. Sony Interactive Entertainment. PlayStation 2, Boston, MA, EUA: Sony Computer Entertainment.

Hershoff, A., Mulready, C., Thurley, A., and Williams, S. (2020). Online tablature.

Hubert Pham (2017). PyAudio: Cross-platform audio I/O with PortAudio. Disponível em [link]. Software package.

Miller, B. (2013). Music learning through video games and apps: Guitar hero, rock band, amplitude, frequency, and rocksmith, and bandfuse , and bit.trip complete, and audiosurf, and beat hazard, and biophilia (review). American Music, 31:511–514.

Olivieri, M., Simeon, F., Comanducci, L., Antonacci, F., and Sarti, A. (2023). Jumpapp: an online didactic game for music training and education. In 2023 4th International Symposium on the Internet of Sounds, pages 1–7.

RedOctane (2005). Guitar hero. RedOctane. PlayStation 2, Sunnyvale, CA, EUA: RedOctane

Songsterr (2008). Songsterr. Acesso em: 23 mar. 2023. Disponível em: [link].

Songsterr (2017). Green day - pulling teeth bass tab. Disponível em [link].

Sviatoslav Abakumov (2023). PyGuitarPro: Read, write and manipulate GP3, GP4 and GP5 files. Disponível em [link]. Software package.

TuxGuitar (2018). [link]. Computer Software. License: GNU Library or Lesser General Public License version 2.0 (LGPLv2).

Ubisoft (2011). Rocksmith. Music Learning Software. Video game. Playstation 3, São Francisco, Califórnia: Ubisoft.

Ubisoft (2016). Rocksmith 2014 Edition - Remastered. Music learning software. Video game. Playstation 4, São Francisco, Califórnia: Ubisoft.

Vasconcellos, E. P., Souza, P. M. T. G. d., Franco, M. R., Castro, V. G. d., Souza, L. V., Lago, R. M., and Speziali, M. G. (2021). Escalonamento de tecnologias: desenvolvimento de produto e processo do laboratório à escala piloto conectado ao mercado (parte 1). Química Nova, 44(3):377–384.
Publicado
04/11/2024
OLIVEIRA, Bruno Dewes; ORTONCELLI, André Roberto; BEAL, Franciele; MARCON, Marlon. Bass Learning Tool: Ferramenta Interativa para Aprendizado de Contrabaixo, com Feedback em Tempo Real. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 910-922. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242587.