Curricularização da Extensão na Prática: Relato de uma Experiência em Computação

Resumo


Os primeiros resultados da adequação das grades curriculares em cursos de graduação no Brasil para atender às exigências legais de curricularização da extensão têm sido observados. Este trabalho descreve as ações realizadas ao longo de três ofertas do componente curricular de Projetos Comunitários I, do curso de Sistemas de Informação do IFPR, campus Palmas. Nesse período, foram realizadas atividades como a publicação de podcast, realização de oficinas, rodas de conversa, campeonatos de jogos e palestras. A cada ação realizada, a interação direta com a comunidade enriquece a formação social e profissional dos acadêmicos. A experiência descrita pode ser adaptada e replicada em iniciativas de curricularização de extensão em outros cursos superiores da área de Computação.
Palavras-chave: Curricularização da extensão, Projetos Comunitários, Formação acadêmica, Graduação

Referências

Boscarioli, C., Rodrigues, L. A., da Silva, I. F., Lago, S. M. S., Meneghatti, M. R., da Piedade Araújo, M., and Caus, G. D. (2022). Curricularização da extensão no ensino de empreendedorismo em computação: Interdisciplinaridade e vivência estudantil. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 145–156, Niterói - RJ. SBC.

Brasil (2018). Resolução cne/ces nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 13/01/2024.

Brasil (2020). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná: Resolução nº 10, de 11 de maio de 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 13/01/2024.

Ferreira, O. A. (2021). Guia de Inserção Curricular da Extensão. Disponível em: [link]. Acesso em: 13/05/2024.

FORPROEX (2012). Política Nacional de Extensão Universitária. Disponível em: [link]. Acesso em: 13/05/2024.

Franco, M. and Franco, P. (2023). Curricularização da extensão: Relato de experiência no curso de sistemas de informação do IFSULDEMINAS. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, pages 1–8, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

IFPR (2019). Projeto pedagógico do curso de bacharelado em sistemas de informação. Disponível em: [link]. Acesso em: 12/12/2023.

IFPR (2021a). Acordo de cooperação entre Prefeitura Municipal de Palmas e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná. Disponível em: [link]. Acesso em: 22/01/2024.

IFPR (2021b). Instrução Normativa Reitoria/IFPR n.1, de 26 de julho de 2021. Institui a regulamentação para a implementação da curricularização da extensão no âmbito do IFPR. Disponível em: [link]. Acesso em: 13/01/2024.

IFPR (2021c). Regulamento Geral - Núcleo de Práticas Acadêmicas. IFPR — DIEPEX, Palmas, PR.

MEC, M. d. E. (2018). Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira. Disponível em: [link]. Acesso em: 13/05/2024.

Melo, A. M., de Mello, A. V., Kreutz, D., and Bernardino, M. (2023). Curricularização da extensão universitária em cursos de computação: Experiências e possibilidades. In Anais do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 289–299, Porto Alegre - RS. SBC.

ONU (2015). Organização das Nações Unidas. Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: [link]. Acesso em: 13/12/2023.

PNUD (2015). ODS em Ação. Disponível em: [link]. Acesso em: 11/05/2024.

Wickert, J. and Lewis, K. (2023). Introdução à Engenharia Mecânica. Cengage Learning.
Publicado
04/11/2024
TIVES, Heloise Acco; MARINI, Andreia; CANEDO, Edna Dias. Curricularização da Extensão na Prática: Relato de uma Experiência em Computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2192-2205. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242316.