Estratégias Pedagógicas e Tecnologias para o desenvolvimento de Pensamento Computacional e Educação em Ciências no contexto do Ensino Fundamental: Um Mapeamento Sistemático de Literatura

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo identificar estratégias pedagógicas e tecnologias usadas para articular Pensamento Computacional (PC) e o ensino de Ciências Naturais no contexto do ensino fundamental e para isso, foi desenvolvido um Mapeamento Sistemático de Literatura. Com as análises dos textos selecionados, verificamos que a maioria dos trabalhos busca desenvolver habilidades de PC a partir de conceitos e situações relacionadas à ecologia e educação ambiental, adotando uma abordagem metodológica interdisciplinar, e que o Scratch é o recurso tecnológico mais recorrente. Os trabalhos revelam que o PC pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem quando combinado ao ensino das Ciências Naturais, promovendo a compreensão dos conceitos próprios da área e organizando o pensamento dos alunos, ajudando a construir conhecimento de forma significativa.
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Ensino de Ciências, Ensino Fundamental, Tecnologias

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Publicado
04/11/2024
SANTANA, Marcos Paulo da Silva; ARAÚJO, Monica Lopes Folena; RODRIGUES, Rodrigo Lins. Estratégias Pedagógicas e Tecnologias para o desenvolvimento de Pensamento Computacional e Educação em Ciências no contexto do Ensino Fundamental: Um Mapeamento Sistemático de Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2365-2378. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242441.