A avaliação em pares das competências de um indivíduo em uma equipe de projetos de software: Uma extensão de um mapeamento sistemático da literatura sob o olhar das ferramentas
Resumo
Este estudo dá continuidade ao Mapeamento Sistemático de Literatura (MSL) realizado por [Santos et al. 2020], com o objetivo de identificar novas ferramentas para aprimorar os recursos do framework “Peer Skills Assessment System” (PSAS) na evolução das práticas de avaliação de competências em equipes de software. Com base na metodologia de [Kitchenham et al. 2004], o estudo foi conduzido em quatro etapas, desde o planejamento até a análise dos dados. Os resultados revelam que as avaliações formativa e somativa são os tipos mais utilizados na avaliação por pares, com a classificação de pares e a coavaliação predominando. O questionário foi identificado como a ferramenta mais empregada, sendo conduzido a sua implementação no framework PSAS.
Palavras-chave:
Avaliação de Competências, Ferramentas de Avaliação, Avaliação por pares, Questionário
Referências
Anson, R. e Goodman, J. (2013). A peer assessment system to improve student team experiences. Journal of Education for Business, 89(1):27–34.
Bernardo, J. H., Jr, J. J. D., e Cunha, J. A. (2016). Atribuições e competências individuais do scrum master: Um estudo exploratório. In Anais do XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pages 470–477, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Biernacki, P. e Waldorf, D. (1981). Snowball sampling: Problems and techniques of chain referral sampling. Sociological Methods and Research, 10(2):141–163.
Brodie, L. e Gibbings, P. (2009). Comparison of pbl assessment rubrics. Proceedings of the Research in Engineering Education Symposium, page 9.
Correa, A. C. C. (2022). Um [re]design centrado no usuário da visualização de informação no contexto da avaliação de competências. Master’s thesis, Universidade do Estado de Santa Catarina.
Friess, W. A. e Goupee, A. J. (2020). Using continuous peer evaluation in team-based engineering capstone projects: A case study. IEEE Transactions on Education, 63(2):82–87.
Garcia-Souto, M., Azma, Y., Grammenos, R., Kador, T., Striolo, C., Whyndham, M., Vogel, M., Richardson, M., Gibson, A., Britton, J., e Robinson, T. Hughes, G. (2020). Individual peer assessment of contribution to group work (ipac): Key points and recommendations. pages 1553–1565.
Garcia-Souto, M., Hughes, G., Gibson, A., e Correnden, A. (2017). 360 degree peer assessment to train engineering students in giving good quality feedback. pages 1276–1283.
Garcia-Souto, M. d. P. (2019). Making assessment of group work fairer and more insightful for students and time-efficient for staff with the new ipac software. pages 8636–8641.
Grammenos, R., Garcia-Souto, M., e Chester, I. G. L. A. (2019). Peer assessment of individual contribution in group work: a student perspective. pages 1594–1606.
Kemppainen, A., Hamlin, A., Barron, M., e Raber, M. (2022). Comparing team evaluation software (team+ and catme). pages 1–6.
Kitchenham, B., Dyba, T., e Jorgensen, M. (2004). Evidence-based software engineering. pages 273–281.
Mathias, G. e Dorneles, C. (2021). qfex - um crawler para busca e extração de questionários de pesquisa em documentos html. In Anais do III Dataset Showcase Workshop, pages 1–10, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Morales-Trujillo, M. E., Galster, M., Gilson, F., e Matthews, M. (2021). A three-year study on peer evaluation in a software engineering project course. IEEE Transactions on Education, 65(3):409–418.
Ohland, M. W., L., L. M., J., W. D., G., B. L., Felder, R. M., J., F. C., Layton, R. A., R., P. H., e G., S. D. (2012). The comprehensive assessment of team member effectiveness: Development of a behaviorally anchored rating scale for self-and peer evaluation. Academy of Management Learning Education, 11(4):609–630.
Poon, J. K. L. (2011). Students’ perceptions of peer evaluation in project work. pages 87–94.
Santos, T. d. R. e Kemczinski, A. (2020). A framework for peer assessment of an individuals skills in a software projects team.
Santos, T. d. R., Pazini, E. d. P., e Kemczinski, A. (2020). Um mapeamento sistemático da literatura sobre a avaliação em pares das competências de um indivíduo em uma equipe de projetos de software. 13:98–131.
Souza, R. e Dorneles, C. (2017). Analisando a eficácia do modelo vetorial de busca na ordenação de questionários. In Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pages 563–570, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Strode, D., Dingsoyr, T., e Lindsjorn, Y. (2022). A teamwork effectiveness model for agile software development. Empirical Software Engineering, 27(2):56.
Team+ (2022). Instructor’s guide for the team+ system.
Wang, J., Imbrie, P. K., e Lin, J. J. (2011). A feedback system for peer evaluation of engineering student teams to enhance team effectiveness. pages S4C–1–S4C–5.
Bernardo, J. H., Jr, J. J. D., e Cunha, J. A. (2016). Atribuições e competências individuais do scrum master: Um estudo exploratório. In Anais do XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pages 470–477, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Biernacki, P. e Waldorf, D. (1981). Snowball sampling: Problems and techniques of chain referral sampling. Sociological Methods and Research, 10(2):141–163.
Brodie, L. e Gibbings, P. (2009). Comparison of pbl assessment rubrics. Proceedings of the Research in Engineering Education Symposium, page 9.
Correa, A. C. C. (2022). Um [re]design centrado no usuário da visualização de informação no contexto da avaliação de competências. Master’s thesis, Universidade do Estado de Santa Catarina.
Friess, W. A. e Goupee, A. J. (2020). Using continuous peer evaluation in team-based engineering capstone projects: A case study. IEEE Transactions on Education, 63(2):82–87.
Garcia-Souto, M., Azma, Y., Grammenos, R., Kador, T., Striolo, C., Whyndham, M., Vogel, M., Richardson, M., Gibson, A., Britton, J., e Robinson, T. Hughes, G. (2020). Individual peer assessment of contribution to group work (ipac): Key points and recommendations. pages 1553–1565.
Garcia-Souto, M., Hughes, G., Gibson, A., e Correnden, A. (2017). 360 degree peer assessment to train engineering students in giving good quality feedback. pages 1276–1283.
Garcia-Souto, M. d. P. (2019). Making assessment of group work fairer and more insightful for students and time-efficient for staff with the new ipac software. pages 8636–8641.
Grammenos, R., Garcia-Souto, M., e Chester, I. G. L. A. (2019). Peer assessment of individual contribution in group work: a student perspective. pages 1594–1606.
Kemppainen, A., Hamlin, A., Barron, M., e Raber, M. (2022). Comparing team evaluation software (team+ and catme). pages 1–6.
Kitchenham, B., Dyba, T., e Jorgensen, M. (2004). Evidence-based software engineering. pages 273–281.
Mathias, G. e Dorneles, C. (2021). qfex - um crawler para busca e extração de questionários de pesquisa em documentos html. In Anais do III Dataset Showcase Workshop, pages 1–10, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Morales-Trujillo, M. E., Galster, M., Gilson, F., e Matthews, M. (2021). A three-year study on peer evaluation in a software engineering project course. IEEE Transactions on Education, 65(3):409–418.
Ohland, M. W., L., L. M., J., W. D., G., B. L., Felder, R. M., J., F. C., Layton, R. A., R., P. H., e G., S. D. (2012). The comprehensive assessment of team member effectiveness: Development of a behaviorally anchored rating scale for self-and peer evaluation. Academy of Management Learning Education, 11(4):609–630.
Poon, J. K. L. (2011). Students’ perceptions of peer evaluation in project work. pages 87–94.
Santos, T. d. R. e Kemczinski, A. (2020). A framework for peer assessment of an individuals skills in a software projects team.
Santos, T. d. R., Pazini, E. d. P., e Kemczinski, A. (2020). Um mapeamento sistemático da literatura sobre a avaliação em pares das competências de um indivíduo em uma equipe de projetos de software. 13:98–131.
Souza, R. e Dorneles, C. (2017). Analisando a eficácia do modelo vetorial de busca na ordenação de questionários. In Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pages 563–570, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Strode, D., Dingsoyr, T., e Lindsjorn, Y. (2022). A teamwork effectiveness model for agile software development. Empirical Software Engineering, 27(2):56.
Team+ (2022). Instructor’s guide for the team+ system.
Wang, J., Imbrie, P. K., e Lin, J. J. (2011). A feedback system for peer evaluation of engineering student teams to enhance team effectiveness. pages S4C–1–S4C–5.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
SOUZA, Matheus Z.; ASQUINO, Nicolle B.; KEMCZINSKI, Avanilde.
A avaliação em pares das competências de um indivíduo em uma equipe de projetos de software: Uma extensão de um mapeamento sistemático da literatura sob o olhar das ferramentas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 174-187.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242308.