LetraMundo: Um jogo sério para alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em ambiente escolar
Resumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma aplicação web de Jogos Sérios (JS) de alfabetização direcionada às crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para auxiliar a educação especial e promover a inclusão social no ambiente educacional. A proposta combina elementos lúdicos com metas educacionais específicas, proporcionando uma experiência adaptativa e personalizada de aprendizado. O protótipo desta aplicação foi testado por profissionais da educação especial. Os resultados preliminares apontaram a necessidade de uma redistribuição nos níveis e criação de atividades que auxiliem no ensino de grafemas.
Palavras-chave:
Autismo, Jogos sérios, Educação inclusiva, Alfabetização
Referências
Aguiar, Ellen et al. Avaliando Jogos Digitais Educativos para Indivíduos Portadores do Transtorno do Espectro Autista. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 29, 2018, Fortaleza - CE. Anais… Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. Disponível em DOI: 10.5753/cbie.sbie.2018.1830. Acesso em 6 ago. 2024.
American Psychological Association - APA. Autism spectrum disorder. Disponível em: [link]. Acesso em 6 ago. 2024.
Brasil. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Estatuto da Pessoa com Deficiência. 2015. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 set. 2024.
Capellini, V.; Shibukawa, P.; Rinaldo, S. Práticas pedagógicas colaborativas na alfabetização do aluno com transtorno do espectro autista. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 13, n. 2, p.87-94 abr/jun 2016. DOI: 10.5747/ch.2016.v13.n2.h256.
Carvalho, Lukas; Cunha, Mônica. ABC Autismo Animais: Um aplicativo para auxiliar a aprendizagem de crianças com autismo. In: SBGames, 18, 2019, Rio de Janeiro - RJ. Anais… Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. Disponível em [link]. Acesso em 6 ago. 2024.
CDC. Centers for Disease Control and Prevention. Data and statistics on Autism Spectrum Disorder. 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 6 ago. 2024.
Corrêa, Taylor. Ensino de física para estudantes autistas. 2020. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 set. 2024.
Farias, Ezequiel; Silva, Leandro; Cunha, Mônica. ABC AUTISMO: Um aplicativo móvel para auxiliar na alfabetização de crianças com autismo baseado no Programa TEACCH. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 10, 2014, Londrina - PR. Anais… Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014, pp. 458-469. Disponível em: [link]. Acesso em: 6 ago. 2024.
Jensen, Nikolas; Granza, R.; Noveletto, F. Jogo Sério para Letramento de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. In: Tecnologia assistiva: projetos e aplicações / organização Maria Lúcia Leite Ribeiro Okimoto...[et al.]. 1. ed. – Bauru, SP: Canal 6, 2021, pp. 390-395. DOI: 10.52050/9786586030549.
Moran, José; Masetto, Marcos; Behrens, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Editora Papirus, 2015. DOI: 10.58203/Licuri.83152.
Nascimento, Thais; Brommenschenkel, Valquíria; Santos, Maria. Hiperfoco como caminho para o aprendizado e inclusão de alunos com autismo. Educação Especial: itinerários educativos, n. 8, 2023, Espírito Santo. Disponível em: [link]. Acesso em: 6 ago. 2024.
Nunes, Débora; Schmidt, Carlo. Educação especial e autismo: das práticas baseadas em evidências à escola. Cadernos de Pesquisa, 49 (173) • Jul-Set 2019. Disponível em: DOI: 10.1590/198053145494. Acesso em: 18 Set. 2024.
Organização das Nações Unidas (ONU). Transforming our world: The 2030 Agenda for Sustainable Development. United Nations. 2015. Disponível em: [link]. Acesso em: 6 ago. 2024.
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Manual para garantir inclusão e equidade na educação. 2019. Disponível em: [link] Acesso em: 17 set. 2024.
Papim, Angelo. Autismo e aprendizagem: os desafios da Educação Especial. Porto Alegre, RS: Editora Fi. 2020. ISBN - 978-85-5696-801-2. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 de setembro de 2024.
Rios, C.; Ortega, F.; Zorzanelli R.; Nascimento, L. Da invisibilidade à epidemia: a construção narrativa do autismo na mídia impressa brasileira. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Vol. 19. p. 325-335. 2015. Disponível em: [link]. Acesso em: 6 ago. 2024.
Sampaio, Leandro Pereira; Pereira, Cláudia Pinto. Jogo Digital Educativo para Auxílio a Crianças com Autismo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33 , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022, p. 597-608. DOI: 10.5753/sbie.2022.225806.
Scliar, Leonor. Sistema Scliar de alfabetização: fundamentos. Florianópolis: Lili, 2013. ISBN: 978-85-67143–00-2.
Scliar, Leonor; Bispo, Rosiene; Santos, Silvania. Experiência inovadora em alfabetização no nordeste. In: Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2020. ISSN 2763-8588. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 set. 2024.
Silva Júnior, R.; Lopes, G. F.; Silva, V. D.; Carvalho, J. H. dos S. Tecnologia assistiva: a importância na formação de alunos com deficiência. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 41, p. 248–260, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7927443. Disponível em: [link]. Acesso em: 7 ago. 2024.
Tresoldi, Marilei. O uso de jogos na alfabetização auxiliando o processo de aprendizagem. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) - Curso de Especialização em Mídias na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em: [link]. Acesso em: 6 ago. 2024.
American Psychological Association - APA. Autism spectrum disorder. Disponível em: [link]. Acesso em 6 ago. 2024.
Brasil. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Estatuto da Pessoa com Deficiência. 2015. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 set. 2024.
Capellini, V.; Shibukawa, P.; Rinaldo, S. Práticas pedagógicas colaborativas na alfabetização do aluno com transtorno do espectro autista. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 13, n. 2, p.87-94 abr/jun 2016. DOI: 10.5747/ch.2016.v13.n2.h256.
Carvalho, Lukas; Cunha, Mônica. ABC Autismo Animais: Um aplicativo para auxiliar a aprendizagem de crianças com autismo. In: SBGames, 18, 2019, Rio de Janeiro - RJ. Anais… Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. Disponível em [link]. Acesso em 6 ago. 2024.
CDC. Centers for Disease Control and Prevention. Data and statistics on Autism Spectrum Disorder. 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 6 ago. 2024.
Corrêa, Taylor. Ensino de física para estudantes autistas. 2020. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 set. 2024.
Farias, Ezequiel; Silva, Leandro; Cunha, Mônica. ABC AUTISMO: Um aplicativo móvel para auxiliar na alfabetização de crianças com autismo baseado no Programa TEACCH. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 10, 2014, Londrina - PR. Anais… Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014, pp. 458-469. Disponível em: [link]. Acesso em: 6 ago. 2024.
Jensen, Nikolas; Granza, R.; Noveletto, F. Jogo Sério para Letramento de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. In: Tecnologia assistiva: projetos e aplicações / organização Maria Lúcia Leite Ribeiro Okimoto...[et al.]. 1. ed. – Bauru, SP: Canal 6, 2021, pp. 390-395. DOI: 10.52050/9786586030549.
Moran, José; Masetto, Marcos; Behrens, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Editora Papirus, 2015. DOI: 10.58203/Licuri.83152.
Nascimento, Thais; Brommenschenkel, Valquíria; Santos, Maria. Hiperfoco como caminho para o aprendizado e inclusão de alunos com autismo. Educação Especial: itinerários educativos, n. 8, 2023, Espírito Santo. Disponível em: [link]. Acesso em: 6 ago. 2024.
Nunes, Débora; Schmidt, Carlo. Educação especial e autismo: das práticas baseadas em evidências à escola. Cadernos de Pesquisa, 49 (173) • Jul-Set 2019. Disponível em: DOI: 10.1590/198053145494. Acesso em: 18 Set. 2024.
Organização das Nações Unidas (ONU). Transforming our world: The 2030 Agenda for Sustainable Development. United Nations. 2015. Disponível em: [link]. Acesso em: 6 ago. 2024.
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Manual para garantir inclusão e equidade na educação. 2019. Disponível em: [link] Acesso em: 17 set. 2024.
Papim, Angelo. Autismo e aprendizagem: os desafios da Educação Especial. Porto Alegre, RS: Editora Fi. 2020. ISBN - 978-85-5696-801-2. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 de setembro de 2024.
Rios, C.; Ortega, F.; Zorzanelli R.; Nascimento, L. Da invisibilidade à epidemia: a construção narrativa do autismo na mídia impressa brasileira. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Vol. 19. p. 325-335. 2015. Disponível em: [link]. Acesso em: 6 ago. 2024.
Sampaio, Leandro Pereira; Pereira, Cláudia Pinto. Jogo Digital Educativo para Auxílio a Crianças com Autismo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33 , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022, p. 597-608. DOI: 10.5753/sbie.2022.225806.
Scliar, Leonor. Sistema Scliar de alfabetização: fundamentos. Florianópolis: Lili, 2013. ISBN: 978-85-67143–00-2.
Scliar, Leonor; Bispo, Rosiene; Santos, Silvania. Experiência inovadora em alfabetização no nordeste. In: Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2020. ISSN 2763-8588. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 set. 2024.
Silva Júnior, R.; Lopes, G. F.; Silva, V. D.; Carvalho, J. H. dos S. Tecnologia assistiva: a importância na formação de alunos com deficiência. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 41, p. 248–260, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7927443. Disponível em: [link]. Acesso em: 7 ago. 2024.
Tresoldi, Marilei. O uso de jogos na alfabetização auxiliando o processo de aprendizagem. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) - Curso de Especialização em Mídias na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em: [link]. Acesso em: 6 ago. 2024.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
SILVA, Arthur H. S.; SANTOS, Pedro H.; CUNHA, Mônica X. C..
LetraMundo: Um jogo sério para alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em ambiente escolar. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 2747-2756.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244666.