Alinhamento da BNCC com os Componentes Curriculares do Projeto Letramento Digital

Resumo


Este estudo investiga o alinhamento entre os planos de ensino dos componentes curriculares Pensamento Computacional, Fundamentos da Programação e Robótica, e Prototipagem do Projeto Letramento Digital com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Utilizando metodologia qualitativa, foram analisados documentos oficiais da BNCC e os planos de ensino do projeto. Os resultados demonstram que os planos de ensino estão em consonância com as competências da BNCC, promovendo uma educação mais equitativa e preparando os alunos para os desafios tecnológicos da atualidade.
Palavras-chave: BNCC, Letramento Digital, Pensamento Computacional, Fundamentos da Programação, Robótica e Prototipagem, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)

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Publicado
04/11/2024
AZEVEDO, Thais Angela Cavalheiro de; PRESTES, José Augusto de Lima. Alinhamento da BNCC com os Componentes Curriculares do Projeto Letramento Digital. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 3149-3159. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244643.