Aplicação de UI/UX em Painéis de Dados para Análise da Retenção e Evasão no Ensino Superior
Resumo
A evasão e retenção no ensino superior têm sido amplamente estudadas, com pesquisadores propondo várias formas de sintetizar e analisar dados. Estudos bibliográficos indicam que painéis de dados são úteis para análise e tomada de decisão. Esses estudos também evidenciam uma carência no que se refere à aplicação de técnicas de UI/UX para o desenvolvimento desses painéis. Diante disso, reportamos neste trabalho o desenvolvimento de painéis para apresentação de dados relacionados à retenção e evasão no ensino superior construídos com o suporte de técnicas de UI/UX. Os painéis resultantes foram avaliados por meio do método SUS, no qual obtivemos um score médio de 84,5, indicando uma alta usabilidade e aceitação pelos usuários.
Palavras-chave:
Usabilidade, Escala SUS, Avaliação, Painéis, Experiência do Usuário, Retenção, Evasão, Análise de Evasão
Referências
Bach, B., Freeman, E., Abdul-Rahman, A., Turkay, C., Khan, S., Fan, Y., and Chen, M. (2023). Dashboard design patterns. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, 29(1):342–352.
Barroso, P. C. F., Oliveira, M., Noronha-Sousa, D., Noronha, A., Mateus, C. C., Vázquez-Justo, E., and Costa-Lobo, C. (2022). Fatores de evasão no ensino superior: Uma revisão de literatura. Psicologia Escolar e Educacional, 26 .
Brooke, J. (1995). SUS: A quick and dirty usability scale. Usability Eval. Ind., 189.
CEIA/UFG (2021). Inteligência artificial para redução da evasão no ensino superior.
Ferreira, J. A. d. O. A. (2021). Criação de um painel de controle para prevenção da evasão escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Accepted: 2021-12-03T14:54:10Z Publisher: Brasil.
Knaflic, C. (2015). Storytelling with Data: A Data Visualization Guide for Business Professionals. Wiley.
Lemes, T. d. C., Dias, M. O. d. S., and Oliveira, T. d. (2023). Análise do uso de dashboard como ferramenta de apoio à tomada de decisão em instituições de ensino: uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, 21(1):281–290.
Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, 22 140:55–55.
Oliveira, I. d. S. (2023). Análise de dados aplicada à evasão escolar: um estudo de caso do IFPB. Master’s thesis. Accepted: 2023-08-31T20:23:01Z.
Sauro, J. (2011). Measuring Usability With the System Usability Scale (SUS). Available at: [link].
Barroso, P. C. F., Oliveira, M., Noronha-Sousa, D., Noronha, A., Mateus, C. C., Vázquez-Justo, E., and Costa-Lobo, C. (2022). Fatores de evasão no ensino superior: Uma revisão de literatura. Psicologia Escolar e Educacional, 26 .
Brooke, J. (1995). SUS: A quick and dirty usability scale. Usability Eval. Ind., 189.
CEIA/UFG (2021). Inteligência artificial para redução da evasão no ensino superior.
Ferreira, J. A. d. O. A. (2021). Criação de um painel de controle para prevenção da evasão escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Accepted: 2021-12-03T14:54:10Z Publisher: Brasil.
Knaflic, C. (2015). Storytelling with Data: A Data Visualization Guide for Business Professionals. Wiley.
Lemes, T. d. C., Dias, M. O. d. S., and Oliveira, T. d. (2023). Análise do uso de dashboard como ferramenta de apoio à tomada de decisão em instituições de ensino: uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, 21(1):281–290.
Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, 22 140:55–55.
Oliveira, I. d. S. (2023). Análise de dados aplicada à evasão escolar: um estudo de caso do IFPB. Master’s thesis. Accepted: 2023-08-31T20:23:01Z.
Sauro, J. (2011). Measuring Usability With the System Usability Scale (SUS). Available at: [link].
Publicado
04/11/2024
Como Citar
LIMA, Matheus Zalamena de; FINGER, Alice; SILVA, João Pablo Silva da.
Aplicação de UI/UX em Painéis de Dados para Análise da Retenção e Evasão no Ensino Superior. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 2417-2429.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242525.