Jogo De Tabuleiro Desplugado: Desenvolvendo o Pensamento Computacional na Educação Básica
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta de elaboração de um jogo de tabuleiro, como um recurso pedagógico inspirado na Computação Desplugada, para auxiliar no desenvolvimento de habilidades e competências do Pensamento Computacional. Neste estágio da pesquisa, apresenta-se uma análise comparativa entre jogos de tabuleiro da literatura, considerando as mecânicas, as dinâmicas e os componentes presentes nos Elementos de Pirâmide. A partir desta análise, será realizado o planejamento e a criação do jogo de tabuleiro, que será validado com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da região. Por fim, será avaliado o impacto do recurso pedagógico no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes.
Palavras-chave:
Jogo de Tabuleiro, Computação Desplugada, Pensamento Computacional, Educação Básica
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
FERREIRA, Susan Ortiz da Cunha; CABREIRA, Tauã Milech.
Jogo De Tabuleiro Desplugado: Desenvolvendo o Pensamento Computacional na Educação Básica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 3304-3313.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244977.