QUIA: uma ferramenta de suporte ao conhecimento baseada em inteligência artificial

  • Sidartha A. L. de Carvalho Universidade Federal do Ceará
  • Roberto Cabral Rabêlo Filho Universidade Federal do Ceará
  • Carla Cristina Braz de Oliveira Claudino
  • Leonara de Medeiros Braz
  • Bruno Iran Ferreira Maciel https://orcid.org/0000-0001-6126-6759

Resumo


O artigo propõe o uso da inteligência artificial generativa, especificamente o modelo Gemini do Google, para melhorar a eficiência das aplicações educacionais diante da evasão de estudantes do ensino médio e graduação. Integrando quiz e gamificação, a proposta busca promover prática ativa, retenção de informações e engajamento dos estudantes. Um modelo educacional baseado em quiz foi desenvolvido para auxiliar na fixação do conhecimento após as aulas regulares, utilizando um aplicativo Android e a IA Gemini para gerar questões a partir de palavras-chave, oferecendo aprendizagem personalizada e adaptativa.

Palavras-chave: Inteligência artificial, gemini, aprendizado

Referências

Alexander, T., Stefanova, V. e Zahidi, S. (2018) “The Future of Jobs Report 2018”, In: Center for the New Economy and Society. World Economic Forum (pp. 7-14).

Baidoo-Anu, D., & Owusu Ansah, L. (2023) “Education in the era of generative artificial intelligence (AI): Understanding the potential benefits of ChatGPT in promoting teaching and learning”, In: Journal of AI. 7(1), 52-62.

Bosco, R. A. S., Bosco, B. A. F., Ferreira, M. F. P., Santos, I. S., Andrade, R. M. C. (2021) “Evasão em Computação na UFC sob a perspectiva dos alunos”, In: Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação (Evento Online).

Braz, P. F. A, Chalco, G., Santos, J., Reis, M., Isotani, S., Bittencourt, I.I. (2023) “Gamificação e a Experiência de Fluxo no Aprendizado de Programação Básica no Ensino Superior”, In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE).

Busarello, R. I. (2016) “Gamification: princípios e estratégias.” In: Pimenta Cultural, São Paulo, 2016.

Chen, X. et al. (2022) “Two decades of artificial intelligence in education”, In Educational Technology & Society, v. 25, n. 1, p. 28-47.

Davis, K. A. (2011) “Using low-stakes quizzing for student self-evaluation of readiness for exams”, In: Frontiers in Education Conference (FIE).

Filho, L. C. P, Souza, T. P. C., Paula, L. B. “Analise das Respostas do ChatGPT em Relação ao Conteúdo de Programação para Iniciantes” (2023), In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE).

Fukao, A. T., Colanzi, T. E., Martimiano, L. A. F., Feltrim, V. D. (2023) “Estudo sobre Evasão nos Cursos de Computação da Universidade Estadual de Maringá”, In: Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp).

Google, (2024) “Gemini: IA Generativa”, In: [link].

Junior, S. M. S., Freitas, R. A. B, Morais, M. A. C., Costa, D. L. V (2023) “ChatGPT no auxílio da aprendizagem de programação: Um estudo de caso”, In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE)

Kaswan, K. S., Dhatterwal, J. S., Malik, K., Baliyan, A. (2023) “Generative AI: A Review on Models and Applications”. In: International Conference on Communication, Security and Artificial Intelligence (ICCSAI).

Liu, J. “Enhancing English Language Education Through Big Data Analytics and Generative AI” (2024), In: Journal of Web Engineering, Vol. 23_2, 227–250

OpenAI, (2024) “ChatGPT: IA Generativa”, In: [link].

Park, Y. (2022) “Personalized Practice Exam Recommendation for Helping Students Prepare for Course Assessment”, In: International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT).

Pew Research Center (2019) “Smartphone Ownership Is Growing Rapidly Around the World, but Not Always Equally”, In: [link].

Pilkington, C. (2018) “A playful approach to fostering motivation in a distance education computer programming course: Behaviour change and student perceptions. International Review of Research”, In: Open and Distance Learning, 19, 3, pp. 282-298.

QUIA, “Uma plataforma para fixação do conhecimento usando inteligência artificial” (2024), In: [link]

Santana, M. T., Araújo, M. E. M., Mesquita, K. F. M. (2024)

Semesp (2024) “Mapa do Ensino Superior no Brasil - 14 Edição 2024”, In: [link].

Zhou, J. (2020) “Design of AI-based self-learning platform for college English listening”, In: International Conference on Machine Learning, Big Data and Business Intelligence (MLBDBI).
Publicado
04/11/2024
CARVALHO, Sidartha A. L. de; RABÊLO FILHO, Roberto Cabral; CLAUDINO, Carla Cristina Braz de Oliveira; BRAZ, Leonara de Medeiros; MACIEL, Bruno Iran Ferreira. QUIA: uma ferramenta de suporte ao conhecimento baseada em inteligência artificial. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1617-1628. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242236.