Informática Interdisciplinar no curso tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: uma disciplina autoral e de educação inclusiva

Resumo


As tecnologias digitais, aliadas a propostas educacionais, se encontram em contextos de inovação e inclusão, em modelos híbridos de ensino, mas que nem sempre são devidamente contemplados no ambiente educacional. Este trabalho tem como objetivo expor uma metodologia investigativa, dialógica e colaborativa, utilizada em uma disciplina de 5º semestre, no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Propostas mais ativas de ensino foram conduzidas, a fim de motivar a participação dos estudantes, proporcionando novas experiências. A análise dos resultados mostra uma interação positiva da turma, resultando na produção autoral de atividades práticas e artigos, contempladas neste trabalho, refletindo em possibilidades de novas condutas para o trabalho docente.
Palavras-chave: Atividades plugadas e desplugadas, Interdisciplinaridade, Tecnologia

Referências

Bacich, L.; Tanzi Neto, A.; Trevisani, F. M. (2015). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso.

Basso, M.; Notare, M. R. (2015). Pensar-com Tecnologias Digitais de Matemática Dinâmica. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61432. Disponível em: [link]. Acesso em: 26 jun. 2024.

Bobsin, R. S.; Nunes, N. B.; Kologeski, A. L.; Bona, A. S. (2020). “O Pensamento Computacional presente na Resolução de Problemas Investigativos de Matemática na Escola Básica.” In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . pág. 1473-1482. Disponível em: DOI: 10.5753/cbie.sbie.2020.1473. Acesso em: 26 jun. 2024.

Bona, A. S. (2012). Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática: o aprender a aprender por cooperação. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Porto Alegre: UFRGS, 2012.

Bona, A. S. (2021). (Des)Pluga: o Pensamento Computacional atrelado a Atividades Investigativas e a uma Metodologia Inovadora. Editora Pragmatha. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 jun. 2024.

Bona, A.; Paravisi, M. O Whatsapp: um espaço de construção escolar e administrativa. Revista Thema, Pelotas, v. 13, n. 1, p. 15–23, 2016. DOI: 10.15536/thema.13.2016.15-23.350. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 ago. 2024.

Bona, A. S.; Migoswki, S. A.; Farias, M.; Lorensi, D. Equipes de trabalho ou grupos de cooperativos na Semana Acadêmica Integrada do IFRS - Campus Osório. Revista Thema, Pelotas, v. 13, n. 3, p. 79–87, 2016. DOI: 10.15536/thema.13.2016.79-87.358. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 ago. 2024.

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - Computação - Complemento à BNCC. Brasília, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 26 jun. 2024.

Christensen, C. M.; Horn, M. B.; Staker, H. (2013) Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Disponível em: [link]. Acesso em: 26 jun. 2024.

Fioreze, L. A.; Halberstadt, F. F (Orgs.) (2021). Aprendizagens e Vivências no Ensino de Matemática em tempos de pandemia. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 26 jun. 2024.

Magalhães, M. B.; Bona, A. S. (2023). A Cultura Digital e os Algoritmos “presentes” na sala de aula da Educação Básica em Itinerários Formativos. In: Workshop em Estratégias Transformadoras e Inovação na Educação (WETIE), 1. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 1-11. Disponível em: DOI: 10.5753/wetie.2023.236023. Acesso em: 27 jun. 2024.

Magalhães, M. B.; Bona, A. S.; Kologeski, A. L.; Mattos, V. D. P. (2023). Um “Objeto de Fazer Pensar” Desplugado, Plugado e Maker: a Estrela de Dobradura. In: Workshop de Informática na Escola (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 1090-1100. DOI: 10.5753/wie.2023.235053. Acesso em: 26 jun. 2024.

Magalhães, M.B.; Procasko, J.C.S.R. (2024) Uma Proposta de Matriz de Referência para um Projeto Interdisciplinar de Iniciação Científica. In: Albuquerque Junior, A. B. de(org). Educação e Transformação Social: Caminhos para uma Práxis Pedagógica Emancipatória. Itapiranga : Schreiben, 2024.411 p. : il. ; e-book, Disponível em: DOI: 10.29327/5397834. Acesso em: 26 jun. 2024.

Matsubara, R.; Cecconello, A. C.; Costa, J. A. ; Bona, A. S.; Lemos, J.; Kologeski, A. (2023) Uma Oficina de Dobradura de Sacolas Plásticas Aliando o Pensamento Computacional com Atividades Desplugadas no Ensino Fundamental. In: Workshop de Informática na Escola (WIE), 29, 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 192-201. Disponível em: DOI: 10.5753/wie.2023.234375. Acesso em: 26 jun. 2024.

Moran, J. M. (2014). A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus. 5th edition.

OECD (2023), PISA 2022 Assessment and Analytical Framework, PISA, OECD Publishing, Paris. Disponível em: DOI: 10.1787/dfe0bf9c-en. Acesso em: 26 jun. 2024.

Papert, S. (1993). Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas. Basic Books, Nova York: 1993. Disponível em: [link]. Acesso em: 26 jun. 2024.

PPC ADS (2016). Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 ago. 2024.

Santos, A.; Teixeira, A. (2019) A formação de professores e a importância da Fluência Tecnológica Digital em meio ao cenário do século XXI. In: Workshop de Informática na Escola (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 831-838. Disponível em: DOI: 10.5753/cbie.wie.2019.831. Acesso em: 26 jun. 2024.

Souza, K. L.; Silva, G. G.; Bona, A. S. (2023) O uso de tecnologias digitais na combinação de modelos híbridos para o ensino de função afim. In: Workshop em Estratégias Transformadoras e Inovação na Educação (WETIE), 1. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 42-51. Disponível em: DOI: 10.5753/wetie.2023.236118. Acesso em: 26 jun. 2024.

Tori, R. (2010), Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac.

Varriale, M C.; Trevisan, V.; Bona A. S.; Fronza J; Piovesan, L. R.; Barreto, M. M.; Stroschein S. D. Novas Abordagens e Novos Conteúdos no Ensino da Matemática. In: Matemática, Mídias Digitais e Didática: Tripé para a formação do professor de matemática / organizadores Maria Alice Gravina … [et al.] Porto Alegre : Evangraf, 2012. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 ago. 2024.

Vicari, R. M.; Moreira, A. F.; Menezes, P. F. B. (2018). Pensamento Computacional - Revisão Bibliográfica. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS. Disponível em: [link]. Acesso em: 26 jun. 2024.
Publicado
04/11/2024
KOLOGESKI, Anelise Lemke; BONA, Aline Silva de. Informática Interdisciplinar no curso tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: uma disciplina autoral e de educação inclusiva. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 223-237. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242359.