Acompanhamento de Egressos: Mapeamento Sistemático de Tópicos de Interesse de Cursos de Computação
Resumo
O acompanhamento de egressos é crucial na avaliação dos cursos de graduação, pois ajuda a entender a formação acadêmica e as escolhas profissionais dos ex-alunos. Isso contribui para atualizar os projetos pedagógicos e incentivar a permanência e o ingresso nos cursos. Neste estudo foi realizado um mapeamento sistemático de trabalhos publicados na SBC Open-Lib (SOL) e identificados 66 tópicos de interesse no acompanhamento de egressos, os quais foram categorizados em socio-demográfico, formação, mercado de trabalho, gênero e outros. Ao reunir perguntas frequentes de trabalhos distribuídos geograficamente em quatro regiões, os resultados visam beneficiar gestores e pesquisadores em Educação em Computação de todo o Brasil.
Referências
Costa, R. H., Silva, S., Pires, Y., e Araújo, F. (2020). Análise da Participação Feminina na Faculdade de Computação do Campus Castanhal da Universidade Federal do Pará. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 174–178, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
da Silva, J., Dantas, V., Figueiredo, R., Medeiros, S., e Costa, T. (2019). Perfil profissional das egressas dos cursos de Computação da Universidade Federal da Paraíba-Campus IV. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 79–88, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Dantas, A., Rebouças, A., e Lopes, R. (2023). Compreendendo os Fatores que Influenciam Positivamente na Conclusão de Cursos Presenciais de Computação: Um Levantamento de Dados com Egressos Formados. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, pages 350–360, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
de Alkmim, G. e Heijmans, R. (2016). Empregabilidade dos egressos tecnólogos do curso de análise e desenvolvimento de sistemas nos institutos federais mineiros. In Anais do XXIV Workshop sobre Educação em Computação, pages 2096–2105, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
de Mello, A., Finger, A., e Bordin, A. (2020). Ciência da Computação e Engenharia de Software: semelhanças e diferenças a partir da realidade dos egressos. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1773–1782, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
de Oliveira, B., Boscarioli, C., Pereira, E., de Souza, G., e Torres, L. (2017). Egressas de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná: o que veio depois? In Anais do XI Women in Information Technology, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC
Delgado, C., Silva, J., Teixeira, E., Vivacqua, A., Rossetto, S., e Valerio, J. (2024). Formação geral e humana no currículo de Ciência da Computação. In Anais do IV Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 293–303, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Ferreira, H., Oliveira, E., Braga, R., Oliveira, M., e Oliveira, C. (2021). Um estudo do impacto de egressos no desenvolvimento regional como reflexo da interiorização do Ensino Superior. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, pages 428–437, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Ferreira, M., Barbosa, A., Braga, R., Saraiva, D., and Oliveira, C. (2022). Panorama Comparativo da Atuação Acadêmica e Profissional de Egressas e Egressos de um Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 227–238, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Finger, A., Bordin, A., and de Mello, A. (2020). Perfil das Egressas dos Cursos de Computação da UNIPAMPA: Uma Análise da Formação Acadêmica e da Atuação Profissional. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 100–109, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Freitas, L. L. d. A. and Freire, S. (2021). Perspectiva X Realidade: Um Estudo sobre os Campos de Atuação dos Discentes e Egressos do Curso de Licenciatura em Computação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29:227–254.
Garcia, G., Farias, S., Silva, M., Camargo, L., Santana, T., Braga, R., Braga, A., and Louzada, N. (2022). Fortalecendo Laços entre Egressas de Cursos de Tecnologia da Informação e um Projeto de Empoderamento Feminino. In Anais do XVI Women in Information Technology, pages 56–66, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Kitchenham, B. A., Brereton, O. P., Budgen, D., Turner, M., Bailey, J., and Linkman, S. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. EBSE Technical Report, 2(EBSE-2007-01):1–57.
Lima, L. A. and Andriola, W. B. (2018). Acompanhamento de egressos: subsídios para a avaliação de Instituições de Ensino Superior (IES). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), publisher=Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO), 23(1):104–125.
Mello, A., Finger, A., Oliveira, W., and Silva, M. (2023a). Avaliação de aceitação do sistema de acompanhamento de egressos - save. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1569–1579, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Mello, A., Petró, V., Melo, A., Finger, A., and Sá, M. (2023b). Egressas de Cursos de Computação: o quê as influenciou a escolherem um curso na área? In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 113–123, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Moro, F., Padilha, R., and Frigo, L. (2021). Impactos do Projeto Meninas Digitais em Egressas de TI: Meninas Digitais - UFSC. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 81–90, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Nunes, L. H., Reis, J., Paxiúba, C., Ponte, M., Nascimento, M., and Nascimento, R. (2020). Perfil dos Egressos de Computação do Interior da Amazônia no Mercado de Trabalho. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 254–258, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Petró, V., Ferreira, V., Muller, R. L., Hahn, J. G., and Assmann, L. (2021). Discriminação de gênero e inserção de meninas na área de TI. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 61–70, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Postal, A., Boscarioli, C., and Bidarra, J. (2013). O Papel da Iniciação Científica e do Trabalho de Conclusão de Curso na Formação Acadêmica e Profissional na Área da Computação. In Anais do XXI Workshop sobre Educação em Computação, pages 681–690, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Rocha, E. (2015). Qualificação e reconhecimento de profissionais de Sistemas de Informação. In Anais do XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pages 603–610, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Rocha, T., Santos, E., Júnior, V., and Souza, C. (2019). Comparação entre o Perfil dos Evadidos e dos Egressos de um Curso de Tecnologia. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, pages 404–413, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Santos, F., Santana, L., Mattos, D., and Parraga, A. (2022). Da Sala de Aula ao Mercado de Trabalho: O Percurso Acadêmico e a Atuação Profissional Trilhados pelas Egressas do Curso de Engenharia de Computação da UERGS. In Anais do XVI Women in Information Technology, pages 12–21, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Teixeira, L. (2019). Perfil e Inserção Profissional do Licenciado em Computação no Brasil. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, pages 849–858, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Teixeira, L. (2021). PCK do Licenciado em Computação: Especificidades Pedagógicas da Docência em Computação. In Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola, pages 297–308, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Zen, E., Costa, V., and Tavares, T. (2023). Experiências Educacionais em Disciplinas de Programação de Computadores: uma Análise Qualitativa na Perspectiva dos Estudantes com Deficiência Visual. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 960–971, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.