Conflito de Estrelas: Adaptando um Jogo Educativo Analógico para o Meio Digital
Resumo
Os jogos educacionais são uma excelente alternativa aos métodos tradicionais de ensino e aprendizagem porque são mais agradáveis e engajadores. Este trabalho tem como objetivo apresentar a adaptação de um jogo analógico para o ensino de ciências e astronomia para sua versão digital. Métodos, técnicas e ferramentas da Engenharia de Software foram utilizados em seu desenvolvimento. Adicionalmente, foi realizada uma avaliação de aceitação com a criadora do jogo analógico e com estudantes do sexto ano do ensino fundamental. Os resultados dessa avaliação indicaram que o jogo produzido é útil para o ensino de ciências e astronomia e que a interação dos usuários com o jogo é clara e compreensível.
Palavras-chave:
Jogos, Engenharia de Software, Jogos educacionais, Desenvolvimento de jogos
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
GUEDES, Ulisses Thorwald Moraes; MELLO, Aline Vieira de.
Conflito de Estrelas: Adaptando um Jogo Educativo Analógico para o Meio Digital. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 870-883.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242552.