Podcast como Ferramenta para a Aprendizagem no Ensino Médio: Um Estudo de Caso
Resumo
Contexto: O uso de tecnologias digitais presentes no dia a dia dos jovens é uma alternativa eficaz para a construção de conhecimentos e para a promoção de uma aprendizagem ativa. Justificativa: o uso do podcast pode despertar o interesse dos estudantes pelo aprendizado e possibilidade de uma educação mais proxima do estudante. Objetivo: Investigar a eficácia da produção e participação em podcasts no aprendizado de estudantes do ensino médio. Método: condução de um estudo de caso para criação e participação de podcasts em sala de aula. Resultados: Os resultados mostram que houve um progresso no desempenho dos estudantes após a aplicação do podcast. Conclusão: Foi observado que a participação do podcast trouxe um impacto positivo na habilidade de comunicação desses estudantes e também serviu como uma ferramenta eficaz para a revisão do conteúdo escolar.
Palavras-chave:
Aprendizagem Ativa, Podcast, Ensinomédio
Referências
Anglin, K., Liu, Q., and Wong, V. C. (2024). A primer on the validity typology and threats to validity in education research. Asia Pacific Education Review, pages 1–18.
Barin, C. S., Saidelles, T., Ellensohn, R. M., and Santos, L. M. A. (2019). Práticas pedagógicas inovadoras: o uso do podcast na perspectiva da sala de aula invertida. Revista Novas Tecnologias na Educação, 17(3):518–526.
Coradini, N. H. K., Borges, A. F., and Dutra, C. E. M. (2020). Tecnologia educacional podcast na educação profissional e tecnológica. Revista eletrônica científica ensino interdisciplinar, 6(16).
Costa, M. T. L. (2022). O podcast em sala de aula: uma proposta de intervenção pedagógica. dos Santos Vasconcellos, C. (2006). Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. Libertad.
Duarte, J. C., Damian, A. L., and Conte, T. (2022). What do students prefer-use cases, user story or design thinking techniques? In Proceedings of the XXI Brazilian Symposium on Software Quality, pages 1–10.
Hoffmann, J. M. L. (1994). Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. Avaliação do rendimento escolar. São Paulo: FDE, pages 51–9.
McNemar, Q. (1947). Note on the sampling error of the difference between correlated proportions or percentages. Psychometrika, 12(2):153–157.
Noronha, A. L. and de Oliveira, H. V. (2021). Cobertores, microfones e roteiros: a experiência do podcast mundo na sala de aula. Revista de Antropologia da UFSCar, 13(1):217–235.
Ramos, V. C. (2020). Incorporando podcasts“`a sala de aula através de sequência didática. REGRASP-Revista para Graduandos/IFSP-Câmpus São Paulo, 5(3):107–119.
Ribas, P. B. and Noronha, A. L. (2022). Podcasts em sala de aula: tecnologias educativas e pedagogias orais. Anais da ReACT-Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia, 5(5).
SOUSA, F. C. L. d. (2022). Multiletramentos digitais: o uso do podcast como ferramenta auxiliar nas aulas de língua portuguesa.
Barin, C. S., Saidelles, T., Ellensohn, R. M., and Santos, L. M. A. (2019). Práticas pedagógicas inovadoras: o uso do podcast na perspectiva da sala de aula invertida. Revista Novas Tecnologias na Educação, 17(3):518–526.
Coradini, N. H. K., Borges, A. F., and Dutra, C. E. M. (2020). Tecnologia educacional podcast na educação profissional e tecnológica. Revista eletrônica científica ensino interdisciplinar, 6(16).
Costa, M. T. L. (2022). O podcast em sala de aula: uma proposta de intervenção pedagógica. dos Santos Vasconcellos, C. (2006). Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. Libertad.
Duarte, J. C., Damian, A. L., and Conte, T. (2022). What do students prefer-use cases, user story or design thinking techniques? In Proceedings of the XXI Brazilian Symposium on Software Quality, pages 1–10.
Hoffmann, J. M. L. (1994). Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. Avaliação do rendimento escolar. São Paulo: FDE, pages 51–9.
McNemar, Q. (1947). Note on the sampling error of the difference between correlated proportions or percentages. Psychometrika, 12(2):153–157.
Noronha, A. L. and de Oliveira, H. V. (2021). Cobertores, microfones e roteiros: a experiência do podcast mundo na sala de aula. Revista de Antropologia da UFSCar, 13(1):217–235.
Ramos, V. C. (2020). Incorporando podcasts“`a sala de aula através de sequência didática. REGRASP-Revista para Graduandos/IFSP-Câmpus São Paulo, 5(3):107–119.
Ribas, P. B. and Noronha, A. L. (2022). Podcasts em sala de aula: tecnologias educativas e pedagogias orais. Anais da ReACT-Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia, 5(5).
SOUSA, F. C. L. d. (2022). Multiletramentos digitais: o uso do podcast como ferramenta auxiliar nas aulas de língua portuguesa.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
VIANA, Thiago C.; DUARTE, José Carlos; PESSOA, Marcela.
Podcast como Ferramenta para a Aprendizagem no Ensino Médio: Um Estudo de Caso. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 2582-2590.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244597.