Uso de realidade virtual na avaliação de habilidades clínicas no ensino a prática médica

Resumo


Para a formação de profissionais de saúde qualificados é necessário um amplo conhecimento em habilidades clínicas. Este trabalho apresenta uma metodologia de formação e avaliação das habilidades clínicas, fazendo o uso de realidade virtual, juntamente com o paciente virtual, é possível realizar um atendimento básico, no qual o usuário pode realizar a anamnese, exames físicos e solicitar radiografia, no fim é possível chegar em um diagnóstico. Essa metodologia foi avaliada por médicos em formação e os resultados indicam que a formação e avaliação médica no formato proposto é promissor e pode ser utilizado até mesmo para substituir o Revalida como forma de verificação da formação médica para médicos formados no exterior.

Palavras-chave: realidade virtual, treinamento médico, paciente virtual

Referências

Altmiller, G., Jimenez, F., Wharton, J., Wilson, C., and Wright, N. (2022). Hiv and contact tracing: impact of a virtual patient simulation activity. Clinical Simulation in Nursing, 64:58–66.

Basdogan, C., Sedef, M., Harders, M., and Wesarg, S. (2007). Vr-based simulators for training in minimally invasive surgery. IEEE Computer Graphics and Applications, 27(2):54–66.

Batterton, K. A. and Hale, K. N. (2017). The likert scale what it is and how to use it. Phalanx, 50(2):32–39

Bjerrum, F., Thomsen, A. S. S., Nayahangan, L. J., and Konge, L. (2018). Surgical simulation: current practices and future perspectives for technical skills training. Medical teacher, 40(7):668–675

Boucinha, R. M. and Tarouco, L. M. R. (2013). Avaliação de ambiente virtual de aprendizagem com o uso do sus-system usability scale. RENOTE, 11(3).

Caldwell, G. (2019). The process of clinical consultation is crucial to patient outcomes and safety: 10 quality indicators. Clinical Medicine, 19(6):503

Carrio, F. B. (2009). Entrevista clínica: habilidades de comunicação para profissionais de saúde. Artmed Editora

Chaby, L., Benamara, A., Pino, M., Prigent, E., Ravenet, B., Martin, J.-C., Vanderstichel, H., Becerril-Ortega, R., Rigaud, A.-S., and Chetouani, M. (2022). Embodied virtual patients as a simulation-based framework for training clinician-patient communication skills: An overview of their use in psychiatric and geriatric care. Frontiers in Virtual Reality, 3:827312

Ekstrand, C., Jamal, A., Nguyen, R., Kudryk, A., Mann, J., and Mendez, I. (2018). Immersive and interactive virtual reality to improve learning and retention of neuroanatomy in medical students: a randomized controlled study. Canadian Medical Association Open Access Journal, 6(1):E103–E109

Hong, M., Rozenblit, J. W., and Hamilton, A. J. (2021). Simulation-based surgical training systems in laparoscopic surgery: a current review. Virtual Reality, 25(2):491–510.

Kleven, N. F., Prasolova-Førland, E., Fominykh, M., Hansen, A., Rasmussen, G., Sagberg, L. M., and Lindseth, F. (2014). Training nurses and educating the public using a virtual operating room with oculus rift. In 2014 International Conference on Virtual Systems Multimedia (VSMM), pages 206–213.

Lerner, D., Mohr, S., Schild, J., Goring, M., Luiz, T., et al. (2020). An immersive multi-user virtual reality for emergency simulation training: usability study. JMIR serious games, 8(3):e18822

Negrão, M. D., Ferreira, W., Bohrer, B., Freitas, C. M., Maciel, A., and Nedel, L. (2024). Design and think-aloud study of an immersive interface for training health professionals in clinical skills. In Proceedings of the 25th Symposium on Virtual and Augmented Reality, SVR ’23, page 157–165, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery

Nielsen, J. (2012). Usability 101: Introduction to usability.

OMS (2016). Guia curricular de segurança do paciente da Organização Mundial da Saúde: edição multiprofissional. Autografia, Rio de Janeiro

Porto, C. C. (2009). Semiologia médica. In Semiologia médica, pages 1308–1308

Troncon, L. E. A. (2007). Utilização de pacientes simulados no ensino e na avaliação de habilidades clínicas. Medicina (Ribeirão Preto), 40(2):180–191
Publicado
04/11/2024
PEREIRA, Lucas A.; ASSIS, Aline M. de; ROSSES, Ana Paula Oliveira; NEDEL, Luciana P.; TORCHELSEN, Rafael P.. Uso de realidade virtual na avaliação de habilidades clínicas no ensino a prática médica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 884-895. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242564.