Revisão pedagógica, apresentação e avaliação de um jogo RPG educacional
Resumo
Há alguns anos, jogos digitais e físicos são utilizados para apoiar práticas didáticas no Ensino Fundamental. Previamente à nomenclatura de Ensino Fundamental, o nível deste mesmo período era chamado de Segundo Grau. Na mesma época, projetos de pesquisa foram financiados para o desenvolvimento de jogos digitais, entre eles, do gênero RPG. As tecnologias digitais evoluíram e projetos necessitam tanto de atualizações dos desenvolvimentos legados quanto dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Este estudo apresenta um jogo desenvolvido entre 2005 e 2007 e uma avaliação do mesmo por método de inspeção heurística. Por fim, apresenta-se uma proposta de revisão pedagógica de acordo com os parâmetros atuais (ano 2024).
Palavras-chave:
RPG, jogos digitais, ensino fundamental
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
MINHOLI, Felipe; MASSA, Paulo; YASUI, André Kazuo; BRANDÃO, André L.; BRANCHER, Jacques Duílio.
Revisão pedagógica, apresentação e avaliação de um jogo RPG educacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 681-693.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242263.