Arquitetura Pedagógica Apoiada por IA para o Desenvolvimento da Aprendizagem Autorregulada em Estudantes

Resumo


Este trabalho investiga os impactos de uma Arquitetura Pedagógica apoiada por IA no engajamento dos estudantes e na promoção da SRL em AVAs. A pesquisa foi realizada em um curso de extensão de Introdução à Programação em Python, onde foi implementada a arquitetura proposta no Moodle, uma das plataformas de AVA mais utilizadas globalmente. Através da análise de dados educacionais e da aplicação de técnicas de mineração de dados, este estudo busca identificar padrões de interação dos estudantes e relacioná-los com o desempenho acadêmico, oferecendo uma compreensão aprofundada sobre a eficácia da arquitetura em fomentar habilidades de autorregulação e melhorar os resultados educacionais.

Palavras-chave: Arquitetura Pedagógica, Aprendizagem Autorregulada e Ambiente Virtual de Aprendizagem

Referências

Behar, P., Chae, H., Natriello, G., e Silva, K. (2020). A pedagogical architecture from a hybrid course in a u.s media course: focused on digital competences. Educação Unisinos, 24:1–27.

Biancardi, C., Cristina dos Santos de Andrade, J., Santana, S., e Silva de Menezes, C. (2021). Apa2i - uma arquitetura pedagógica aberta, adaptativa e inteligente para construção cooperativa de conhecimento. Revista Novas Tecnologias na Educação, 18(2):131–140.

Coman, C., T, îru, L. G., Meses, an-Schmitz, L., Stanciu, C., e Bularca, M. C. (2020). Online teaching and learning in higher education during the coronavirus pandemic: Students’ perspective. Sustainability, 12(24):10367.

Costa, J., Dorça, F., e Araújo, R. (2020). Avaliação do comportamento de estudantes em um ambiente educacional ubíquo. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, páginas 182–191, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Fischer, C., Pardos, Z. A., Baker, R. S., Williams, J. J., Smyth, P., Yu, R., Slater, S., Baker, R., e Warschauer, M. (2020). Mining big data in education: Affordances and challenges. Review of Research in Education, 44(1):130–160.

Maldonado-Mahauad, J., Pérez-Sanagustín, M., e Beyle, C. (2020). A questionnaire for measuring self-regulated learning in massive open online courses. In 2020 XLVI Latin American Computing Conference (CLEI), páginas 400–409. IEEE.

McKinney, W. et al. (2010). Data structures for statistical computing in python. In Proceedings of the 9th Python in Science Conference, volume 445, páginas 51–56. Austin, TX.

Menezes, C. d., Castro Junior, A. d., e Aragón, R. (2020). Arquiteturas pedagógicas para aprendizagem em rede. Série de livros texto da CEIE-SBC. Disponível em: [link]. Acessado em: 7:21–08.

Moodle (2024). Registered Moodle sites. Registered Moodle sites. Disponível em [link].

Panadero, E. (2017). A Review of Self-regulated Learning: Six Models and Four Directions for Research. Frontiers in Psychology, 8:422.

Pintrich, P. R. et al. (1991). A manual for the use of the motivated strategies for learning questionnaire (mslq).

Puustinen, M. e Pulkkinen, L. (2001). Models of self-regulated learning: A review. Scandinavian Journal of Educational Research, 45:269–286.

Silva,F.,Menezes,C.,eJunior,A.C.(2023). Ensino introdutório de programação: Um estudo rumo ao uso das arquiteturas pedagógicas. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, páginas 428–438, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Spearman, C. (1961). The proof and measurement of association between two things. The American Journal of Psychology, 100(3/4):441–471.

World Health Organization (2020). WHO Director-General’s opening remarks at the media briefing on COVID-19 - 11 March 2020. World Health Organization. Available at [link] — 11-march-2020.

Zar, J. H. (2005). Spearman rank correlation. Encyclopedia of biostatistics, 7.

Zimmerman, B. e Martinez-Pons, M. (1986). Development of a structured interview for assessing student use of self-regulated learning strategies. American Educational Research Journal, 23:614–628.
Publicado
04/11/2024
LIMA, Geycy D. O.; COSTA, Juliete A. R.; ARAÚJO, Rafael Dias; DORÇA, Fabiano Azevedo. Arquitetura Pedagógica Apoiada por IA para o Desenvolvimento da Aprendizagem Autorregulada em Estudantes. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2999-3008. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244882.