Um estudo sobre comportamentos nas mediações pedagógicas em plataformas digitais no contexto da educação
Resumo
Este estudo investiga a perspectiva dos professores sobre os comportamentos associados às ações de mediação pedagógica, tanto dos docentes quanto dos alunos, com o objetivo de entender quais práticas de mediação são mais valorizadas e como elas afetam o processo educacional. Para isso, foram identificados os principais verbos relacionados às ações de mediação mencionadas pelos professores, como "interagir", "discutir" e "participar". Com base nesses verbos, procedeu-se à análise das correlações entre esses termos e os comportamentos de mediação observados. Como resultado, a pesquisa identificou aspectos positivos e negativos dessas práticas, que foram agrupados em duas categorias: Métodos e Ferramentas de Ensino, e Estratégias de Intervenções Educativas. Esses insights podem ajudar a orientar melhorias nas práticas pedagógicas, promovendo um ambiente de aprendizado mais eficaz e colaborativo.
Palavras-chave:
mediação pedagógica, plataformas digitais, comportamento de mediaçãos, interação, discussão, participação
Referências
Bardin, Laurence. “Análise de Conteúdo” (2011). Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 149-150 p.
Brito, T. A.; Portela, Nara M.; Campos Filho, Amadeu S. de. The experiences and applications of remote teaching in medical education: a literature review. Revista Brasileira de Informática na Educação –RBIE. v.32–2024, pp. 122-134.
Deus, Luciane C. J. de; Vivacqua, Adriana; França, Juliana. Mapeamento das ações de mediação colaborativa nas plataformas digitais utilizadas na educação. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, Salvador/BA, 2024. SBC, 2024, pp.200-209.
Goedert, Lidiane; Arndt, Klalter B. F. Mediação Pedagógica e Educação Mediada por Tecnologias Digitais em tempos de Pandemia. Criar Educação, Criciúma, v. 9, nº2, Edição Especial 2020.
Gomes, Henriette F. “A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação” (2014). Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 46-59.
Masetto, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
Moran, J.; Masetto, M. T. Behrens, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ª ed. Campinas/SP: Papirus, 2013.
Watari, Angela V. A.; Almeida Júnior, Oswaldo F. de. A mediação da informação no contexto escolar: uma abordagem nas tecnologias digitais de informação e comunicação. Bibl. Esc. em R., Ribeirão Preto, v. 8, n. 2, e-190615, 2022.
Brito, T. A.; Portela, Nara M.; Campos Filho, Amadeu S. de. The experiences and applications of remote teaching in medical education: a literature review. Revista Brasileira de Informática na Educação –RBIE. v.32–2024, pp. 122-134.
Deus, Luciane C. J. de; Vivacqua, Adriana; França, Juliana. Mapeamento das ações de mediação colaborativa nas plataformas digitais utilizadas na educação. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, Salvador/BA, 2024. SBC, 2024, pp.200-209.
Goedert, Lidiane; Arndt, Klalter B. F. Mediação Pedagógica e Educação Mediada por Tecnologias Digitais em tempos de Pandemia. Criar Educação, Criciúma, v. 9, nº2, Edição Especial 2020.
Gomes, Henriette F. “A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação” (2014). Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 46-59.
Masetto, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
Moran, J.; Masetto, M. T. Behrens, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ª ed. Campinas/SP: Papirus, 2013.
Watari, Angela V. A.; Almeida Júnior, Oswaldo F. de. A mediação da informação no contexto escolar: uma abordagem nas tecnologias digitais de informação e comunicação. Bibl. Esc. em R., Ribeirão Preto, v. 8, n. 2, e-190615, 2022.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
DEUS, Luciane C. J. de; VIVACQUA, Adriana; FRANÇA, Juliana.
Um estudo sobre comportamentos nas mediações pedagógicas em plataformas digitais no contexto da educação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 188-198.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242323.