Ferramenta Web para auxiliar pessoas com visão no reconhecimento de caracteres Braille
Resumo
Este trabalho apresenta uma ferramenta web denominada AprendaBraille, desenvolvida para auxiliar pessoas videntes na aprendizagem do Braille, com foco principal em profissionais da educação. A pesquisa avaliou a eficácia da ferramenta por meio de um estudo com 25 participantes, utilizando dois questionários estruturados, um antes e outro após o uso da ferramenta. Os dados coletados foram analisados pelo teste estatístico de Wilcoxon (com nível de significância de 5%) e pela metodologia de Ganho de Hake (para verificar o percentual de ganho de aprendizagem). Como resultado, a amostra forneceu evidências estatísticas de que a diferença entre as medianas do pré e pós-teste foi significativamente distinta (p < 0,001), com 80% dos participantes apresentando um alto ganho de aprendizagem. Conclui-se que a ferramenta pode contribuir de forma eficaz para a aprendizagem dos caracteres Braille.
Referências
BOLA, Ł.; SIUDA-KRZYWICKA, K.; PAPLINSKA, M.; SUMERA, E.; HANCZUR, P.; SZWED, M. Braille in the Sighted: Teaching Tactile Reading to Sighted Adults. PLOS ONE, v. 11, n. 5, p. e0155394, may 2016. ISSN 1932-6203. [link].
BRANHAM, S. M.; KANE, S. K. The Invisible Work of Accessibility: How Blind Employees Manage Accessibility in Mixed-Ability Workplaces. In: Proceedings of the 17th International ACM SIGACCESS Conference on Computers Accessibility - ASSETS’15. New York, New York, USA: ACM Press, 2015. p. 163–171. ISBN 9781450334006. Disponível em: [link].
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Grafia a Braille para a Língua Portuguesa. 2006.
BRASIL. Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoal com Deficiência. Brasília, DF: Ministério da Justiça e Cidadania (Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência), 2016. 140 p. Disponível em: [link].
DANTAS, R. Ensinar alunos com deficiência visual: conflitos e desenvolvimento. 314f p. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) — Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa-PB, 2014. Disponível em: [link].
GADIRAJU, V.; MUEHLBRADT, A.; KANE, S. K. BrailleBlocks: Computational Braille Toys for Collaborative Learning. Conference on Human Factors in Computing Systems - Proceedings, p. 1–12, 2020.
GIULIERI, O. Braille-tools. 2018. Disponível em: [link]. Acessado em 28 de fevereiro de 2024.
HAKE, R. R. Interactive-engagement versus traditional methods: A six-thousand-student survey of mechanics test data for introductory physics courses. American Journal of Physics, v. 66, n. 1, p. 64–74, jan 1998. ISSN 0002-9505. Disponível em: [link].
HARRIS, L. N.; GLADFELTER, A.; SANTUZZI, A. M.; LECH, I. B.; RODRIGUEZ, R.; LOPEZ, L. E.; SOTO, D.; LI, A. Braille literacy as a human right: A challenge to the “inefficiency” argument against braille instruction. International Journal of Psychology, v. 58, n. 1, p. 52–58, feb 2023. ISSN 0020-7594. Disponível em: [link].
Jamovi. The jamovi project (2022). (Version 2.3) [Computer Software]. 2022. Disponível em: [link]. Acessado em 10 de maio de 2023.
JOHN, F. Proponents Say the Decline in Braille Instruction Is Leading to Illiteracy. 2006. Disponível em: [link]. Acessado em: 10 de fevereiro de 2024.
MEDRADO, B. P.; DANTAS, R. Docência e inclusão: o Braille virtual como ferramenta na formação de professores. Linguagem: Estudos e Pesquisas, v. 22, n. 1, p. 247–265, aug 2018. ISSN 2358-1042. Disponível em: [link].
NASCIMENTO, R.; BARONE, D.; ARAÚJO, A.; HEIDRICH, R. Standard-Based Braille Learning: a new proposal for teaching the Braille system. In: 2023 32nd Annual Conference of the European Association for Education in Electrical and Information Engineering (EAEEIE). [S.l.]: IEEE, 2023. p. 1–6.
NASCIMENTO, R.; BARONE, D.; REIS, J.; ARAÚJO, A.; HEIDRICH, R. Avaliação de uma proposta de aprendizagem do sistema braille para videntes. In: Anais do VIII Congresso sobre Tecnologias na Educação. Porto Alegre, RS, Brasil: SBC, 2023. p. 222–231. ISSN 0000-0000. Disponível em: [link].
NASCIMENTO, R. P.; CAMPOS, V. d. S.; REIS, J. R.; HEIDRICH, R. d. O.; BARONE, D. A. C. Desenvolvimento de uma ferramenta web para auxiliar no aprendizado braille. Anais CIET:Horizonte, v. 7, n. 1, jul. 2024. Disponível em: [link].
PARADEDA, R. B.; Francisco de Luna e Silva, A.; GRANATYR, J.; SIGNORETTI, A. BrailleApp - Educational Mobile Application to Assist in the Learning of Braille Language. In: Proceedings of the 7th International Conference on Computer Supported Education. SCITEPRESS - Science and and Technology Publications, 2015. v. 2, n. May, p. 523–529. ISBN 978-989-758-108-3. Disponível em: [link].
PUTNAM, B. C.; TIGER, J. H. Teaching braille letters, numerals, punctuation, and contractions to sighted individuals. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 48, n. 2, p. 466–471, jun 2015. ISSN 00218855. Disponível em: [link].
PUTNAM, B. C.; TIGER, J. H. T. Assessing generative braille responding following training in a matching-to-sampleformat. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 49, n. 4, p. 751–767, dec 2016. ISSN 00218855. Disponível em: [link].
ROGERS, S. Learning braille and print together — the mainstream issues. British Journal of Visual Impairment, v. 25, n. 2, p. 120–132, 2007. Disponível em: DOI: 10.1177/0264619607075994.
SÁ, E. D. de; CAMPOS, I. M. de; SILVA, M. B. C. Atendimento educacional especializado: Deficiência Visual. Seesp/Seed/Mec, p. 1–57, 2007. Disponível em: [link].
SCHEITHAUER, M. C.; TIGER, J. H. a Computer-Based Program To Teach Braille Reading To Sighted Individuals. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 45, n. 2, p. 315–327, 2012. ISSN 00218855.
SCHEITHAUER, M. C.; TIGER, J. H.; MILLER, S. J. On the efficacy of a computer-based program to teach visual braille reading. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 46, n. 2, p. 436–443, 2013. ISSN 00218855.
SUN, W.; CHEN, Y. A Study of an All-in-One Machine for Braille Learning and Testing. 2022 IEEE 2nd International Conference on Power, Electronics and Computer Applications, ICPECA 2022, IEEE, n. January, p. 348–351, 2022.
TOBIN, M. J.; HILL, E. W. Is literacy for blind people under threat? does braille have a future? British Journal of Visual Impairment, v. 33, n. 3, p. 239–250, 2015. Disponível em: DOI: 10.1177/0264619615591866.
TOUSSAINT, K. A.; SCHEITHAUER, M. C.; TIGER, J. H.; SAUNDERS, K. J. Teaching identity matching of braille characters to beginning braille readers. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 50, n. 2, p. 278–289, 2017. ISSN 19383703.
VACA, D.; JACOME, C.; SAETEROS, M.; CAIZA, G. Braille Grade 1 Learning and Monitoring System. In: 2018 IEEE 2nd Colombian Conference on Robotics and Automation (CCRA). IEEE, 2018. p. 1–5. ISBN 978-1-5386-8464-1. Disponível em: [link].