A utilização da inteligência artificial Gemini no processo argumentativo das redações do ENEM - Perspectiva de Ex-Vestibulandos

Resumo


Com os avanços tecnológicos, necessita-se que os profissionais da educação usufruam dos recursos tecnológicos para auxiliar na aprendizagem de vestibulandos. Para isso, o projeto LearningLab analisou a utilização da inteligência artificial (IA) Gemini no processo de construção de argumentos para redação do exame nacional do ensino médio (ENEM). Essa análise foi feita de forma quantitativa e qualitativa, a qual ex-vestibulandos responderam dois questionários, um sobre suas dificuldades na argumentação e o outro sobre suas opiniões a respeito do uso da IA nas redações. Os resultados mostram que os alunos gostaram de usar a IA no processo de aprendizagem de um texto dissertativo-argumentativo.
Palavras-chave: Inteligência Artificial, Gemini, Ensino e Aprendizagem

Referências

BRASIL. In: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A Redação do Enem 2023: cartilha do participante. Brasília, 2023.

Dantas, S.O.; Mesquita, E.M.C. (2020). In: Os argumentos mais usados nas redações produzidas pelos candidatos ao exame nacional do ensino médio (ENEM). Revista do SELL, Uberaba/MG (online) - V. 9 n. 1, p. 121-141, jan. /jun. – 2020.

DURSO, S. D. O.. (2024). In: REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO E SEUS IMPACTOS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE . Educação Em Revista, 40, e47980. DOI: 10.1590/0102-469847980.

Fernandes, L. A. M. L. (2020). In: O funcionamento enunciativo da argumentação: a prova de redação do ENEM.

Kim, N. J. & Kim, M. K. (2022). In: Teacher’s Perceptions of Using an Artificial Intelligence-Based Educational Tool for Scientific Writing. Front. Educ. 7:755914. DOI: 10.3389/feduc.2022.755914.

PINHO, C. M. D. A., GASPAR, M. A., & SASSI, R. J.. (2024). In: APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA CLASSIFICAÇÃO DE FUGA AO TEMA EM REDAÇÕES . Educação Em Revista, 40, e39773. DOI: 10.1590/0102-469839773.

Tavares, LA, Meira, MC, & Amaral, SF do. (2020). In: Inteligência Artificial na Educação: Pesquisa / Inteligência Artificial na Educação: Pesquisa. Revista Brasileira de Desenvolvimento 6 (7), 48699–48714. DOI: 10.34117/bjdv6n7-496.

Travaglia, L. C. (2018). In: Tipologia textual e ensino de língua. Domínios De Lingu@gem, 12(3), 1336–1400. DOI: 10.14393/DL35-v12n3a2018-1.

Valova, I., Mladenova, T., & Kanev, G. (2024). In: Students' Perception of ChatGPT Usage in Education. (IJACSA) International Journal of Advanced Computer Science and Applications, Vol. 15, No. 1, 2024.
Publicado
04/11/2024
RODRIGUES, Raí da Silva; CHAABAN, Pedro C.; ROCHA, Marina; RABELO, Jacilane de H.. A utilização da inteligência artificial Gemini no processo argumentativo das redações do ENEM - Perspectiva de Ex-Vestibulandos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1865-1876. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242593.