Desenvolvimento e Validação de uma Plataforma Web de Realidade Aumentada para Aplicações Educacionais
Resumo
EducaAR é uma plataforma web de Realidade Aumentada (RA) que utiliza livros didáticos como marcadores para exibir modelos 3D, permitindo que alunos respondam a questionários via dispositivos móveis, enquanto professores monitoram o seu desempenho e acesso. A plataforma foi testada por 31 alunos do Ensino Médio em Biologia, com modelos 3D desenvolvidos por alunos do Bacharelado em Engenharia de Software (BES). A usabilidade da plataforma foi avaliada positivamente por professores e os alunos relataram alto envolvimento e aumento na curiosidade sobre os conteúdos. Foram sugeridas a criação de tutoriais para docentes menos familiarizados com tecnologia, e os desenvolvedores destacaram a necessidade de treinamento em ferramentas simplificadas. Os alunos demonstraram menor confiança em conceitos complexos, indicando a necessidade de estratégias didáticas complementares.Referências
Akker, J. v. d., Gravemeijer, K., McKenney, S., e Nieveen, N. (2006). Introducing Educational Design Research, pages 3–7. Routledge.
Brasil (2014). Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. aprova o plano nacional de educação - pne e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil.
Brooke, J. (1995). Sus: A quick and dirty usability scale. Usability Eval. Ind., 189.
Brown, A. L. (1992). Design experiments: Theoretical and methodological challenges in creating complex interventions in classroom settings. The journal of the learning sciences, 2:141–178.
Cardoso, R. G. S., Pereira, S. T., Cruz, J. H., e Almeida, W. R. M. (2014). Uso da realidade aumentada em auxílio à educação. Computer on the Beach.
Carmigniani, J. e Furht, B. (2011). Augmented reality: an overview. Handbook of augmented reality, pages 3–46.
Charmaz, K. (2009). A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Bookman Editora.
Chiu, P. H., Tseng, P. H., e Feng, K. T. (2018). Interactive mobile augmented reality system for image and hand motion tracking. IEEE Transactions on Vehicular Technology, 67:9995–10009.
Coma-Tatay, I., Casas-Yrurzum, S., Casanova-Salas, P., e Fernández-Marín, M. (2019). Fi-ar learning: a web-based platform for augmented reality educational content. Multimedia Tools and Applications, 78(5):6093–6118.
Dengel, A., Iqbal, M. Z., Grafe, S., e Mangina, E. (2022). A review on augmented reality authoring toolkits for education. Frontiers in Virtual Reality, 3:798032.
Ez-Zaouia, M., Marfisi-Schottman, I., e Mercier, C. (2023). Authoring tools: the road to democratizing augmented reality for education. In Proceedings of the 15th International Conference on Computer Supported Education, volume 1, pages 115–127.
Febrihartanti, V. W., Hantono, B. S., e Nasikun, A. (2024). Analysis of marker factors effect on the detection process of image-based tracking in web augmented reality. In ICITEE 2024 - Proceedings of the 16th International Conference on Information Technology and Electrical Engineering 2024, pages 380–385. Institute of Electrical and Electronics Engineers Inc.
Herpich, F., Nunes, F., Petri, G., Nicolete, P., e Tarouco, L. (2019). Modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel. RENOTE, 17(1):355–364.
Ismail, I. E., Elisa Nalawati, R., e Putra, A. (2021). System usability scale and net promoter score on donation application of toddlers equipment. In 2021 4th International Conference of Computer and Informatics Engineering (IC2IE), pages 170–174. IEEE.
Ivanova, G., Aliev, Y., e Ivanov, A. (2014). Augmented reality. textbook for future blended education. In International Conference on e-Learning, volume 14, pages 130–136.
K B, A., Patil, P. N., e R, S. (2020). Tracking methods in augmented reality – explore the usage of marker-based tracking. SSRN Electronic Journal.
Liu, E., Cai, S., Liu, Z., e Liu, C. (2022). Webart: Web-based augmented reality learning resources authoring tool and its user experience study among teachers. IEEE Transactions on Learning Technologies, 16(1):53–65.
Majgaard, G., Misfeldt, M., e Nielsen, J. (2011). How design-based research and action research contribute to the development of a new design for learning. Designs for Learning, 4:8–27.
Nadiyah, R. S. e Faaizah, S. (2015). The development of online project based collaborative learning using addie model. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 195:1803– 1812. World Conference on Technology, Innovation and Entrepreneurship.
Patil, V., Pol, U., Bhosale, J., e Valekar, N. (2024). The Application and Challenges of AR and VR Technologies in the Education Sector. NAVJYOT, International Interdisciplinary Research Journal, ISSN, pages 112–115.
Pedrosa, S. M. P. d. A. e Zappala-Guimarães, M. A. (2019). Realidade virtual e realidade aumentada: refletindo sobre usos e benefícios na educação. Educação e Cultura Contemporânea, 16:123–146.
Silva, C. C. D. (2018a). Design de interação: diretrizes para projetos de realidade aumentada.
Silva, I. A. d. (2018b). O potencial da realidade aumentada na educação. CIET:EnPED.
Syed, T. A., Siddiqui, M. S., Abdullah, H. B., Jan, S., Namoun, A., Alzahrani, A., Nadeem, A., e Alkhodre, A. B. (2023). In-depth review of augmented reality: Tracking technologies, development tools, ar displays, collaborative ar, and security concerns. Sensors, 23(1).
Tutkun, C. (2024). Teacher views on the use of augmented reality in preschool education. In Ekwueme, C. M., editor, 7th Internacional African Conference on Contemporary Scientific Research.
Vahldick, A., de Miranda, R., de Marques, C., Ferreira, M. G., e Schoeffel, P. (2022). Segunda guerra mundial experimentada com realidade aumentada: a caminho de um ambiente de autoria para professores e alunos. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), pages 378–389. SBC.
Vahldick, A., dos Santos, A. F. C., Kuster, L. F., Ferreira, M. G., e Schoeffel, P. (2023). Tecnologia em evolução: Ampliando horizontes na realidade aumentada para professores através daweb e detecção de imagens. In Workshop em Estratégias Transformadoras e Inovação na Educação (WETIE), pages 22–31. SBC.
Yang, H. S., Cho, K., Soh, J., Jung, J., e Lee, J. (2009). Hybrid visual tracking for augmented books. In Entertainment Computing-ICEC 2008: 7th International Conference, Pittsburgh, PA, USA, September 25-27, 2008. Proceedings 7, pages 161–166. Springer.
Zhou, F., Duh, H. B.-L., e Billinghurst, M. (2008). Trends in augmented reality tracking, interaction and display: A review of ten years of ismar. 2008 7th IEEE/ACM International Symposium on Mixed and Augmented Reality.
Brasil (2014). Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. aprova o plano nacional de educação - pne e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil.
Brooke, J. (1995). Sus: A quick and dirty usability scale. Usability Eval. Ind., 189.
Brown, A. L. (1992). Design experiments: Theoretical and methodological challenges in creating complex interventions in classroom settings. The journal of the learning sciences, 2:141–178.
Cardoso, R. G. S., Pereira, S. T., Cruz, J. H., e Almeida, W. R. M. (2014). Uso da realidade aumentada em auxílio à educação. Computer on the Beach.
Carmigniani, J. e Furht, B. (2011). Augmented reality: an overview. Handbook of augmented reality, pages 3–46.
Charmaz, K. (2009). A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Bookman Editora.
Chiu, P. H., Tseng, P. H., e Feng, K. T. (2018). Interactive mobile augmented reality system for image and hand motion tracking. IEEE Transactions on Vehicular Technology, 67:9995–10009.
Coma-Tatay, I., Casas-Yrurzum, S., Casanova-Salas, P., e Fernández-Marín, M. (2019). Fi-ar learning: a web-based platform for augmented reality educational content. Multimedia Tools and Applications, 78(5):6093–6118.
Dengel, A., Iqbal, M. Z., Grafe, S., e Mangina, E. (2022). A review on augmented reality authoring toolkits for education. Frontiers in Virtual Reality, 3:798032.
Ez-Zaouia, M., Marfisi-Schottman, I., e Mercier, C. (2023). Authoring tools: the road to democratizing augmented reality for education. In Proceedings of the 15th International Conference on Computer Supported Education, volume 1, pages 115–127.
Febrihartanti, V. W., Hantono, B. S., e Nasikun, A. (2024). Analysis of marker factors effect on the detection process of image-based tracking in web augmented reality. In ICITEE 2024 - Proceedings of the 16th International Conference on Information Technology and Electrical Engineering 2024, pages 380–385. Institute of Electrical and Electronics Engineers Inc.
Herpich, F., Nunes, F., Petri, G., Nicolete, P., e Tarouco, L. (2019). Modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel. RENOTE, 17(1):355–364.
Ismail, I. E., Elisa Nalawati, R., e Putra, A. (2021). System usability scale and net promoter score on donation application of toddlers equipment. In 2021 4th International Conference of Computer and Informatics Engineering (IC2IE), pages 170–174. IEEE.
Ivanova, G., Aliev, Y., e Ivanov, A. (2014). Augmented reality. textbook for future blended education. In International Conference on e-Learning, volume 14, pages 130–136.
K B, A., Patil, P. N., e R, S. (2020). Tracking methods in augmented reality – explore the usage of marker-based tracking. SSRN Electronic Journal.
Liu, E., Cai, S., Liu, Z., e Liu, C. (2022). Webart: Web-based augmented reality learning resources authoring tool and its user experience study among teachers. IEEE Transactions on Learning Technologies, 16(1):53–65.
Majgaard, G., Misfeldt, M., e Nielsen, J. (2011). How design-based research and action research contribute to the development of a new design for learning. Designs for Learning, 4:8–27.
Nadiyah, R. S. e Faaizah, S. (2015). The development of online project based collaborative learning using addie model. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 195:1803– 1812. World Conference on Technology, Innovation and Entrepreneurship.
Patil, V., Pol, U., Bhosale, J., e Valekar, N. (2024). The Application and Challenges of AR and VR Technologies in the Education Sector. NAVJYOT, International Interdisciplinary Research Journal, ISSN, pages 112–115.
Pedrosa, S. M. P. d. A. e Zappala-Guimarães, M. A. (2019). Realidade virtual e realidade aumentada: refletindo sobre usos e benefícios na educação. Educação e Cultura Contemporânea, 16:123–146.
Silva, C. C. D. (2018a). Design de interação: diretrizes para projetos de realidade aumentada.
Silva, I. A. d. (2018b). O potencial da realidade aumentada na educação. CIET:EnPED.
Syed, T. A., Siddiqui, M. S., Abdullah, H. B., Jan, S., Namoun, A., Alzahrani, A., Nadeem, A., e Alkhodre, A. B. (2023). In-depth review of augmented reality: Tracking technologies, development tools, ar displays, collaborative ar, and security concerns. Sensors, 23(1).
Tutkun, C. (2024). Teacher views on the use of augmented reality in preschool education. In Ekwueme, C. M., editor, 7th Internacional African Conference on Contemporary Scientific Research.
Vahldick, A., de Miranda, R., de Marques, C., Ferreira, M. G., e Schoeffel, P. (2022). Segunda guerra mundial experimentada com realidade aumentada: a caminho de um ambiente de autoria para professores e alunos. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), pages 378–389. SBC.
Vahldick, A., dos Santos, A. F. C., Kuster, L. F., Ferreira, M. G., e Schoeffel, P. (2023). Tecnologia em evolução: Ampliando horizontes na realidade aumentada para professores através daweb e detecção de imagens. In Workshop em Estratégias Transformadoras e Inovação na Educação (WETIE), pages 22–31. SBC.
Yang, H. S., Cho, K., Soh, J., Jung, J., e Lee, J. (2009). Hybrid visual tracking for augmented books. In Entertainment Computing-ICEC 2008: 7th International Conference, Pittsburgh, PA, USA, September 25-27, 2008. Proceedings 7, pages 161–166. Springer.
Zhou, F., Duh, H. B.-L., e Billinghurst, M. (2008). Trends in augmented reality tracking, interaction and display: A review of ten years of ismar. 2008 7th IEEE/ACM International Symposium on Mixed and Augmented Reality.
Publicado
24/11/2025
Como Citar
VANZUITA, Ana Clara; SANTOS, Ana Fábia Coelho dos; MONDINI, Jaqueline; KÜSTER, Luis Felipe; KLETTENBERG, Renan Guilherme; VAHLDICK, Adilson; LUZ, Thalia Lichtenfels da.
Desenvolvimento e Validação de uma Plataforma Web de Realidade Aumentada para Aplicações Educacionais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 1-13.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.11565.
