Desafios e Barreiras para Estudantes com Deficiência nos Cursos de Computação: Uma Revisão Sistemática da Literatura

  • Luiza Alves Ferreira UFG
  • Maurício Rodrigues Lima UFG
  • Elisangela Silva Dias UFG

Resumo


Pessoas com deficiência têm avançado gradualmente na conquista de espaços historicamente inacessíveis, e a educação em computação é um desses desafios. Esta revisão sistemática analisa as barreiras enfrentadas por estudantes com deficiência física em cursos de computação, destacando os obstáculos enfrentados por elas e estratégias existentes para mitigar esses desafios. Os resultados evidenciam a necessidade de políticas inclusivas e estratégias pedagógicas que garantam um acesso equitativo e efetivo ao ensino de computação, promovendo maior acessibilidade e participação desses estudantes na área.

Referências

Bonnette, R. and Abramovich, S. (2022). Measuring belonging for neurodiverse computer science students. In Proceedings of International Conference of the Learning Sciences (ICLS), pages 2162–2163. ISLS.

Bossavit, B. and Parsons, S. (2017). From start to finish: teenagers on the autism spectrum developing their own collaborative game. Journal of Enabling Technologies, 11:31–42.

Brasil (2015). Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (estatuto da pessoa com deficiência) - lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Acesso em: 30 mar. 2025.

El-Glaly, Y., Shi, W., Malachowsky, S., Yu, Q., and Krutz, D. E. (2020). Presenting and evaluating the impact of experiential learning in computing accessibility education. In Software Engineering Education and Training (ICSE-SEET’20), pages 49–60, Seoul, Republic of Korea. ACM.

Koushik, V. and Kane, S. K. (2019). "it broadens my mind": Empowering people with cognitive disabilities through computing education. Proceedings of the 2019 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, pages 1–12.

Ludi, S. A. and Reichlmayr, T. (2008). Developing inclusive outreach activities for students with visual impairments. In Proceedings of the 39th SIGCSE Technical Symposium on Computer Science Education, pages 439–443. Association for Computing Machinery.

Marco, L. R. D., Gasparini, I., Alves, B. N., Sudoski, C. H., Vasconcellos, D. M., da Silveira, E. C., Vossen, L. V., and Santos, M. T. S. (2024). Análise da diversidade e evasão em cursos de computação no brasil. In 34º SIC UDESC 2024 - Seminário de Iniciação Científica.

McMillan, C. and Rodda-Tyler, A. (2016). Collaborative software engineering education between college seniors and blind high school students. In Proceedings - International Conference on Software Engineering, pages 360–363.

Microsoft Corporation (2023). Microsoft excel. Version 2309.

Moster, M., Kokinda, E., Re, M., Dominic, J., Lehmann, J., Begel, A., and Rodeghero, P. (2022). "can you help me?"an experience report of teamwork in a game coding camp for autistic high school students. In 2022 IEEE/ACM 44th International Conference on Software Engineering: Software Engineering Education and Training (ICSE-SEET), pages 50–61. IEEE.

Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., Chou, R., Glanville, J., Grimshaw, J. M., Hróbjartsson, A., Lalu, M. M., Li, T., Loder, E. W., Mayo-Wilson, E., McDonald, S., McGuinness, L. A., Stewart, L. A., Thomas, J., Tricco, A. C., Welch, V. A., Whiting, P., and Moher, D. (2022). A declaração prisma 2020: diretriz atualizada para relatar revisões sistemáticas. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 31(2).

Parsifal Team (2024). Parsifal: Systematic review tool. Acesso em: 30 mar. 2024.

Pereira, C. P., Figuerêdo, J. S. L., Alves, T. R., dos Santos, N. S., de Cássia S. Sandes Galvão, N., and Filho, T. A. G. (2024). (in)visibilidade da diversidade nos cursos presenciais de computação e tecnologias da informação e comunicação: Um panorama das universidades públicas da bahia. In Anais do EduComp’24, São Paulo, Brasil. Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Disponível sob licença CC BY-NC 4.0.

Plasman, J. S. and Dougherty, S. M. (2022). Computer science benefits students with learning disabilities – but not always for the long term. The Conversation.

Siegfried, R. M. (2006). Visual programming and the blind: the challenge and the opportunity. In Proceedings of the 37th SIGCSE Technical Symposium on Computer Science Education, pages 275–278. Association for Computing Machinery.

Simsek, O., Altun, E., and Ates, A. (2010). Developing ict skills of visually impaired learners. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 2:4655–4661. 2nd World Conference on Educational Sciences (WCES-2010), Bahceshir Univ, Istanbul, TURKEY, FEB 04-08, 2010.

Stefik, A., Haywood, A., Mansoor, S., Dunda, B., and Garcia, D. (2009). Sodbeans. In Proceedings of the 17th IEEE International Conference on Program Comprehension (ICPC’09), pages 293–294.

Thieme, A., Morrison, C., Villar, N., Grayson, M., and Lindley, S. (2017). Enabling collaboration in learning computer programing inclusive of children with vision impairments. In DIS 2017 - Proceedings of the 2017 ACM Conference on Designing Interactive Systems, pages 739–752. ACM.

Xie, B., Oleson, A., Everson, J., and Ko, A. J. (2022). Surfacing equity issues in large computing courses with peer-ranked, demographically-labeled student feedback. Proceedings of the ACM on Human-Computer Interaction, 6.
Publicado
24/11/2025
FERREIRA, Luiza Alves; LIMA, Maurício Rodrigues; DIAS, Elisangela Silva. Desafios e Barreiras para Estudantes com Deficiência nos Cursos de Computação: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 14-26. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.11594.