Análise de Aprendizagem no Moodle: Construção de um Painel de Dados com Indicadores Educacionais

  • Gabriella Carvalho UFJF
  • Joel Henrique N. de O. Silva UFJF
  • Ágata M. Carvalho UFJF
  • Yan M. de A. Fonseca UFJF
  • Julia B. Beccari UFJF
  • Renê R. Veloso Unimontes
  • Jairo F. de Souza UFJF
  • Eduardo Barrere UFJF

Resumo


Embora o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) permita capturar informações diversas sobre estudantes e cursos, o uso desses dados para geração de indicadores pertinentes à gestão é um desafio ativo em Learning Analytics. Ainda, a falta de uma plataforma gratuita que agregue diferentes indicadores é um limitador para o uso extensivo de dados dos AVAs na gestão universitária. Este artigo apresenta o desenvolvimento de um painel de indicadores educacionais para o ambiente Moodle, com foco na análise da trajetória estudantil em seis dimensões. A proposta integra contribuições teóricas e funcionais identificadas na literatura e em soluções existentes, organizando os dados de forma clara e acessível por meio de discretizações.

Referências

Chaney, B. H., Eddy, J. M., Dorman, S. M., Glessner, L. L., Green, B. L., and Lara-Alecio, R. (2009). A primer on quality indicators of distance education. Health Promotion Practice, 10(2):222–231.

Costas-Jauregui, V., Oyelere, S., Caussin-Torrez, B., Barros-Gavilanes, G., Agbo, F., Toivonen, T., Motz, R., and Tenesaca, J. (2021). Descriptive analytics dashboard for an inclusive learning environment. In IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–9.

Einhardt, L., Tavares, T. A., and Cechinel, C. (2016). Moodle analytics dashboard: a learning analytics tool to visualize users’ interactions in Moodle. In XI Latin American Conference on Learning Objects and Technology (LACLO), pages 1–6.

El-khalili, N., Arqoub, M. A., shaikh Hasan, M. A., Banna, A. A., and Arafah, M. (2024). Empowering learning analytics with business intelligence. In 2nd International Conference on Cyber Resilience (ICCR), pages 1–6.

Fleur, D. S., van den Bos, W., and Bredeweg, B. (2023). Social comparison in learning analytics dashboard supporting motivation and academic achievement. Computers and Education Open, 4:100130.

Menezes, M. F. d. (2024). Proposta de um dashboard para análise e visualização de dados educacionais de sistemas tutores inteligentes. Universidade Federal do Amazonas.

Norman, D. A. (2013). The design of everyday things. MIT Press, revised and expanded edition.

Oliveira, P. d., Rodrigues, R., and Maciel, A. (2022). Revisão sistemática da literatura sobre modelos de visualizações utilizados para analisar fenômenos educacionais em plataformas de LMS. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1006–1015.

Ong, K. X. and Singh, D. (2021). Development of learning analytics dashboard based on Moodle learning management system. International Journal of Advanced Computer Science and Applications, 12(7).

Peffers, K., Tuunanen, T., Rothenberger, M. A., and Chatterjee, S. (2007). A design science research methodology for information systems research. Journal of Management Information Systems, 24(3):45–77.

Ramos, J., Rodrigues, R., Silva, J., and Oliveira, P. (2020). Crisp-edm: uma proposta de adaptação do modelo CRISP-DM para mineração de dados educacionais. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1092–1101.

Rezende, R. F. (2019). Modelo de criação de dashboards para apoio à avaliação de estudantes em ambiente de ensino a distância.

Ribeiro, G., Silva, T., Nunes, A., Pinto, F., and Vasconcelo, F. H. (2013). Avaliação da efetividade do ensino em um curso de formação continuada semipresencial. Anais do Workshop de Informática na Escola, 19(1):369–378.

Santos, J., Pimentel, E., Dotta, S., and Botelho, W. (2019). Estudo comparativo de plugins Moodle para análise e acompanhamento da aprendizagem. Brazilian Symposium on Computers in Education (SBIE), 30(1):189.

Santos, T. C. B. d. (2024). Lumilab: um dashboard de learning analytics para apoio a gestores e professores de moocs da plataforma lúmina. In Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (UFRGS).

Scheller, M., Viali, L., and Lahm, R. A. (2014). A aprendizagem no contexto das tecnologias: uma reflexão para os dias atuais. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação.

Schwendimann, B. A., Rodríguez-Triana, M. J., Vozniuk, A., Prieto, L. P., Boroujeni, M. S., Holzer, A., Gillet, D., and Dillenbourg, P. (2017). Perceiving learning at a glance: a systematic literature review of learning dashboard research. IEEE Transactions on Learning Technologies, 10(1):30–41.

Stoiber, C., Wagner, M., Grassinger, F., Pohl, M., Stitz, H., Streit, M., Potzmann, B., and Aigner, W. (2022). Visualization onboarding grounded in educational theories. In arXiv.
Publicado
24/11/2025
CARVALHO, Gabriella; SILVA, Joel Henrique N. de O.; CARVALHO, Ágata M.; FONSECA, Yan M. de A.; BECCARI, Julia B.; VELOSO, Renê R.; SOUZA, Jairo F. de; BARRERE, Eduardo. Análise de Aprendizagem no Moodle: Construção de um Painel de Dados com Indicadores Educacionais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 85-98. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.11975.