Os desafios do ensino de computação durante a pandemia de Covid-19 e sua relação com a Educação 5.0

  • Felippe Fernandes da Silva UEM
  • Giovane Mazzotti Bortolato UEM

Resumo


Este artigo investiga os desafios na educação em computação durante a pandemia de Covid-19 e sua relação com a Educação 5.0, através de uma revisão sistemática nas bases SciELO, SOL e Science Direct. Analisa mudanças no ensino de computação, ações adotadas na pandemia e suas conexões com a Educação 5.0, além dos efeitos no aprendizado, convivência social e qualidade de vida de alunos e professores. Os resultados indicam maior uso de conceitos da Educação 5.0 após a pandemia, incluindo Ensino Híbrido e Metodologias Ativas. A Agenda 2030 é mencionada como referência para metas educacionais focadas no bem-estar e engajamento social.

Referências

Barros, R. (2022). Avaliação, tecnologia e ensino híbrido: Como avaliar a aprendizagem em tempos de pandemia. Brazilian Journal of Development, 8(3):22012–22032.

Blaka, R. d. F. C., Vargas, L. P., and Marchesan, J. (2022). Ensino profissionalizante, agenda 2030 e desenvolvimento regional: Uma análise do município de canoinhas-sc. Educação em Revista, 38.

Castioni, R., Melo, A. A. S. d., Nascimento, P. M., and Ramos, D. L. (2021). Universidades federais na pandemia da covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e políticas públicas em educação, 29:399–419.

da Silva, F. F. and Aylon, L. B. R. (2022). Mannakdt: Uma abordagem prática para aprendizagem multimodal e multidimensional da educação 5.0. In Anais Estendidos do XXVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, pages 115–118. SBC.

da Silva, M. D., Soares, G. C. A., Cardoso, C. M. L., Guerreiro, T. S. B., Guimarães, C. C., Chicre, G. R., de Siqueira, L. R. M., Seffair, R. P., do Amaral Domingues, N., and de França Trindade, F. (2021). Coronavírus: consequências da pandemia no ensino superior. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(5):e7120–e7120.

de Almeida, F. V., Hayashi, V. T., and Arakaki, R. (2021). A revolução intangível no ensino da computação. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), pages 1077–1086. SBC.

Dias, É. and Pinto, F. C. F. (2020). A educação e a covid-19.

Espinosa, T. (2021). Reflexões sobre o engajamento de estudantes no ensino remoto emergencial. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 23.

Farias, E. J., de Carvalho, W. V., de Matos, M. E. G., Rodrigues, G., Castro, J. M., and dos Santos, A. D. (2020). Pensamento computacional e a ação computacional por ensino remoto: Um relato de experiência de uso do appinventor em meio a pandemia de covid-19. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), pages 1523–1532. SBC.

Filippi, J., Lafuente, G., Ballesteros, C., Bertone, R., et al. (2021). Evaluaciã3n de los aprendizajes en periodo de pandemia. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, (28):396–402.

Junior, G. d. B. V., Fileni, C. H. P., Martins, G. C., de Camargo, L. B., Lima, B. N., Silio, L. F., Oliveira, J. R. L., and Passos, R. P. (2020). Você está preparado para a educação 5.0? Revista CPAQV–Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida— Vol, 12(1):2.

Kitchenham, B., Charters, S., et al. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering.

Marques, J. and Fook, K. (2022). Um modelo de ensino virtual de engenharia de software orientado por competências, times e projetos. In Anais do II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 99–108. SBC.

Moraes, E. C. (2020). Reflexões acerca das soft skills e suas interfaces com a bncc no contexto do ensino remoto. Research, Society and Development, 9(10):e9499109412–e9499109412.

Muzira, D. R. and Bondai, B. M. (2020). Perception of educators towards the adoption of education 5.0: A case of a state university in zimbabwe. East African Journal of education and social sciences, 1(2):43–53.

Oliveira, V. H. N. (2020). “o antes, o agora e o depois”: Alguns desafios para a educação básica frente à pandemia de covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), 3(9):19–25.

Papavlasopoulou, S., Sharma, K., and Giannakos, M. N. (2018). How do you feel about learning to code? investigating the effect of children’s attitudes towards coding using eye-tracking. International Journal of Child-Computer Interaction, 17:50–60.

Passos, A., Barreto, A., Nascimento, B., Silva, F., Costa, G., Costa, Y., Viana, D., and Rivero, L. (2021). O impacto das atividades do grupo pet no aprimoramento de soft skills requeridos pelo mercado de computaçao do maranhao: Uma análise da visao dos discentes. In Anais do XXIX Workshop sobre Educaçao em Computaçao, pages 388–397. SBC.

Santos, A. E. d., Oliveira, C. A. d., and Carvalho, E. N. d. (2019). Educação 5.0: uma nova abordagem de ensino-aprendizagem no contexto educacional.

Silva, R. S. R. d., Gadanidis, G., Hughes, J., and Namukasa, I. K. (2020). Computational thinking as a heuristic endeavour: students’ solutions of coding problems. Pro-Posições, 31.

Toquero, C. M. (2020). Challenges and opportunities for higher education amid the covid-19 pandemic: The philippine context. Pedagogical Research, 5(4).

Vieira, M. d. F. and Seco, C. (2020). A educação no contexto da pandemia de covid-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação–RBIE, (28):1013–1031.
Publicado
24/11/2025
SILVA, Felippe Fernandes da; BORTOLATO, Giovane Mazzotti. Os desafios do ensino de computação durante a pandemia de Covid-19 e sua relação com a Educação 5.0. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 127-139. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12010.