Inteligência Artificial Agêntica na Educação: Um Agente Conversacional para Construção de Competências na Educação Básica

  • José Pedro Schardosim Simão UFRGS
  • Letícia Sophia Rocha Machado UFRGS
  • Juarez Bento da Silva UFSC
  • Patrícia Alejandra Behar UFRGS

Resumo


Este artigo apresenta o desenvolvimento de um agente conversacional baseado em Inteligência Artificial Agêntica voltado à construção de competências na educação básica. O estudo envolveu um mapeamento sistemático da literatura, que identificou benefícios, desafios, áreas e tecnologias aplicadas a agentes conversacionais educacionais. Em seguida, foi construída uma prova de conceito integrada a um sistema de autoavaliação, feedback e recomendação de recursos. A arquitetura proposta utiliza API da OpenAI com RAG e registro de experiências de aprendizagem via xAPI. Os resultados indicam o potencial da IA Agêntica para promover interações mais autônomas, adaptativas e centradas no estudante. A solução representa um avanço na personalização da aprendizagem e no apoio à avaliação por competências.

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Publicado
24/11/2025
SIMÃO, José Pedro Schardosim; MACHADO, Letícia Sophia Rocha; SILVA, Juarez Bento da; BEHAR, Patrícia Alejandra. Inteligência Artificial Agêntica na Educação: Um Agente Conversacional para Construção de Competências na Educação Básica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 329-339. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12293.