Inteligência Artificial Agêntica na Educação: Um Agente Conversacional para Construção de Competências na Educação Básica
Resumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento de um agente conversacional baseado em Inteligência Artificial Agêntica voltado à construção de competências na educação básica. O estudo envolveu um mapeamento sistemático da literatura, que identificou benefícios, desafios, áreas e tecnologias aplicadas a agentes conversacionais educacionais. Em seguida, foi construída uma prova de conceito integrada a um sistema de autoavaliação, feedback e recomendação de recursos. A arquitetura proposta utiliza API da OpenAI com RAG e registro de experiências de aprendizagem via xAPI. Os resultados indicam o potencial da IA Agêntica para promover interações mais autônomas, adaptativas e centradas no estudante. A solução representa um avanço na personalização da aprendizagem e no apoio à avaliação por competências.Referências
Acharya, D. B., Kuppan, K., and Divya, B. (2025). Agentic AI: Autonomous Intelligence for Complex Goals—A Comprehensive Survey. IEEE Access, 13:18912–18936.
Behar, P. A., Ribeiro, A. C. R., Schneider, D., Machado, L. R., and Longhi, M. T. (2018). Competências: conceito, elementos e recursos de suporte, mobiliziação e evolução. In Behar, P. A., editor, Competências em Educação a Distância. Penso, Porto Alegre.
Farah, J. C. (2023). A Conceptual Framework for Integrating Conversational Agents in Digital Education. PhD thesis, EPFL, Lausanne.
González-González, C. S., Toledo-Delgado, P., and Muñoz-Cruz, V. (2015). Agile human centered methodologies to develop educational software. DYNA, 82(193):187–194. Publisher: 2006, Revista DYNA.
Kamalov, F., Calonge, D. S., Smail, L., Azizov, D., Thadani, D. R., Kwong, T., and Atif, A. (2025). Evolution of ai in education: Agentic workflows.
Lin, C.-C., Huang, A. Y. Q., and Lu, O. H. T. (2023). Artificial intelligence in intelligent tutoring systems toward sustainable education: A systematic review. Smart Learning Environments, 10(1):41.
Murugesan, S. (2025). The Rise of Agentic AI: Implications, Concerns, and the Path Forward. IEEE Intelligent Systems, 40(2):8–14.
Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., Chou, R., Glanville, J., Grimshaw, J. M., Hróbjartsson, A., Lalu, M. M., Li, T., Loder, E. W., Mayo-Wilson, E., McDonald, S., McGuinness, L. A., Stewart, L. A., Thomas, J., Tricco, A. C., Welch, V. A., Whiting, P., and Moher, D. (2021). The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, 372:n71.
Schneider, J. (2025). Generative to Agentic AI: Survey, Conceptualization, and Challenges.
Yildirim-Erbasli, S., Bulut, O., Epp, C. D., and Cui, Y. (2025). Advancing higher education students’ assessment experiences with conversational agents. Educational technology research and development.
Behar, P. A., Ribeiro, A. C. R., Schneider, D., Machado, L. R., and Longhi, M. T. (2018). Competências: conceito, elementos e recursos de suporte, mobiliziação e evolução. In Behar, P. A., editor, Competências em Educação a Distância. Penso, Porto Alegre.
Farah, J. C. (2023). A Conceptual Framework for Integrating Conversational Agents in Digital Education. PhD thesis, EPFL, Lausanne.
González-González, C. S., Toledo-Delgado, P., and Muñoz-Cruz, V. (2015). Agile human centered methodologies to develop educational software. DYNA, 82(193):187–194. Publisher: 2006, Revista DYNA.
Kamalov, F., Calonge, D. S., Smail, L., Azizov, D., Thadani, D. R., Kwong, T., and Atif, A. (2025). Evolution of ai in education: Agentic workflows.
Lin, C.-C., Huang, A. Y. Q., and Lu, O. H. T. (2023). Artificial intelligence in intelligent tutoring systems toward sustainable education: A systematic review. Smart Learning Environments, 10(1):41.
Murugesan, S. (2025). The Rise of Agentic AI: Implications, Concerns, and the Path Forward. IEEE Intelligent Systems, 40(2):8–14.
Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., Chou, R., Glanville, J., Grimshaw, J. M., Hróbjartsson, A., Lalu, M. M., Li, T., Loder, E. W., Mayo-Wilson, E., McDonald, S., McGuinness, L. A., Stewart, L. A., Thomas, J., Tricco, A. C., Welch, V. A., Whiting, P., and Moher, D. (2021). The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, 372:n71.
Schneider, J. (2025). Generative to Agentic AI: Survey, Conceptualization, and Challenges.
Yildirim-Erbasli, S., Bulut, O., Epp, C. D., and Cui, Y. (2025). Advancing higher education students’ assessment experiences with conversational agents. Educational technology research and development.
Publicado
24/11/2025
Como Citar
SIMÃO, José Pedro Schardosim; MACHADO, Letícia Sophia Rocha; SILVA, Juarez Bento da; BEHAR, Patrícia Alejandra.
Inteligência Artificial Agêntica na Educação: Um Agente Conversacional para Construção de Competências na Educação Básica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 329-339.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12293.
