Entre Dobras e Códigos: Algoritmos de Dobraduras Plugadas no GeoGebra
Resumo
Dobraduras de papel integradas a tecnologias digitais podem ressignificar o ensino de matemática, articulando conceitos geométricos e computacionais de forma criativa. Neste contexto, foi realizada uma oficina para professores que promoveu experiências investigativas com dobraduras em papel e sua transposição para o GeoGebra, estimulando a criação de algoritmos plugados. O objetivo foi verificar interações construídas e aprendizagens pelos participantes. A oficina articulou pensamento computacional, criatividade e abstração reflexionante, ampliando o repertório didático dos participantes. Destaca-se o potencial das dobraduras como objetos-de-pensar-com como recursos investigativos e inovadores.
Referências
Bona, A. S. Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática: o aprender a aprender por cooperação, Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Porto Alegre: UFRGS, 2012 Bona, A. S. D; Rocha, K. C; Basso, M. V. A. Uma Prática Investigativa com Dobraduras ancorada no Pensamento Computacional e na Abstração Reflexionante. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 202-212. DOI: 10.5753/wie.2023.234378.
Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Fiorentini, D. (2011). “Investigação em Educação Matemática desde a perspectiva acadêmica e profissional: desafios e possibilidades de aproximação”. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática (CIAEM), Recife/PE. Disponível em: [link]. Acesso em: mai. de 2025.
Germano, R. A.; Bona, A. S. D. Algoritmos Adaptados para Alunos com Deficiência Visual: Inovando o Ensino de Matemática Através de Dobraduras de Papel e Pensamento Computacional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024. p. 68-79. DOI: 10.5753/wie.2024.242112.
Germano, R. A. A Integração de Dobraduras e o Pensamento Computacional na Educação Matemática para Alunos com Deficiência Visual no Ensino Básico. 2024. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Matemática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Osório, Osório, RS, 2024. Disponível em: [link].
Gontijo, C. H. (2007) Relações entre Criatividade, Criatividade em Matemática e Motivação em Matemática de Alunos do Ensino Médio. 194f. Tese de Doutorado em Psicologia – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília/DF.
Goppinger, A; Germano, R. A; Bona, A. S. D; Kologeski, A. Dobradura Interativa: Abordagens Plugadas e Desplugadas no Ensino de Matemática. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025. p. 380-390. DOI: 10.5753/educomp.2025.5308.
Oliveira, A. M; Marques, H. R. B. A Aprendizagem Criativa na Perspectiva de Papert: Como a Informática na Educação pode Colaborar no Processo de Ensino e Aprendizagem?. Revista Contemporânea, [S. l.], v. 4, n. 5, p. e4493, 2024. DOI: 10.56083/RCV4N5-207. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 jan. 2025.
Papert, S. Logo: computadores e educação. Tradução: José Armando Valente. São Paulo: Brasiliense, 1985. 253 p.
Papert, S. (1988) Logo: Computadores e Educação. São Paulo: Editora Brasiliense.
Piaget, J. A Tomada de Consciência. São Paulo: Melhoramentos, Ed. Da Universidade de São Paulo, 1977.
Resnick, M. Jardim de Infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Penso Editora, 2017. Disponível em: [link].
Santos, L. T; Guerra, L. C; Portal, L. S. L; Bona, A. S. D. Educação, trabalho e transformação social: caminhos para uma práxis pedagógica emancipatória. In: Albuquerque Junior, Ailton Batista de (Roinuj Tamborindeguy); Pereira, Gabriel Silveira; Rocha, Bruna Beatriz da; Ivanicska, Rebeca Freitas (orgs.). Itapiranga: Schreiben, 2024. p. 319-328. e-book. Disponível em: [link]
Silva, G. G; Souza, K. L; Bona, A. S. D. A perspectiva docente na integração das tecnologias: utilizando atividades investigativas no ensino de Matemática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024. p. 681-688. DOI: 10.5753/wie.2024.242640.
Tardif, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Thiollent, Michel Metodologia da pesquisa ação. São Paulo Cortez, 2 ª edição, 1986.
Vicari, R. M., Moreira, A. F., Menezes, P. F. B., 2018. Pensamento computacional: revisão bibliográfica. Disponível em: [link]. Acesso em: mai. de 2025.
Wing, J. M. Computational Thinking Benefits Society. Social Issues In Computing, New York, 10 jan. 2014. Disponível em: [link].
