OntoObADi: Uma Ontologia para Repositório Web Semântico de Objetos de Aprendizagem Digitais
Resumo
Objetos de Aprendizagem Digitais (OADs) facilitam o ensino, mas a falta de diversidade e a dificuldade de organização dos repositórios tradicionais comprometem seu reúso. A Web Semântica surge como solução, e as ontologias desempenham um papel essencial nessa abordagem. Este trabalho apresenta a Ontologia de Objetos de Aprendizagem Digitais (OntoObADi), desenvolvida para estruturar e descrever OADs em repositórios web semânticos. A metodologia inclui pesquisa bibliográfica, levantamento de requisitos, desenvolvimento com Ontology Development 101, especificação em Web Ontology Language (OWL) e avaliação por Grupo Focal. Os resultados validaram sua capacidade de representação, com boa aceitação e sugestões de melhoria.Referências
ABNT (2018). NBR 6023: Informação e Documentação: Referências: Elaboração. Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Rio de Janeiro. GS Search.
Afonso, P. d. A. (2016). Recomendação de objetos de aprendizagem de línguas baseada em inteligência de enxames. Master’s thesis, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS. Recurso online GS Search.
Aguiar, E. V. B. and Flôres, M. L. P. (2014). Objetos de Aprendizagem: Conceitos Básicos, chapter 1. Evangraf. GS Search.
Alcantara, W., Bandeira, J., Barbosa, A., Lima, A., Ávila, T., Bittercourt, I., and Isotani, S. (2015). Desafios no uso de dados abertos conectados na educação brasileira. In Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação (DesafIE!), volume 8, pages 11–20, Brasília. SBC. GS Search.
Almeida, M. B. and Bax, M. P. (2003). Uma visão geral sobre ontologias: Pesquisa sobre definições, tipos, aplicações, métodos de avaliação e de construção. Ciência da Informação, 32:7–20. GS Search.
Alvarenga, V. B. L. and Cristovão, H. M. (2023). Objetos de aprendizagem organizados com base no padrão lom-ieee adaptado a uma ontologia operacional de domínio na web semântica. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, 16(1):263–285. GS Search.
Anderson, L. W., Krathwohl, D. R., Airasian, P. W., Cruikshank, K. A., Mayer, R. E., Pintrich, P. R., et al. (2013). A Taxonomy for Learning, Teaching, and Assessing: A Revision of Bloom’s Taxonomy of Educational Objectives, Abridged Edition. Pearson New International Edition, United Kingdom. GS Search.
Berners-Lee, T., Hendler, J., and Lassila, O. (2001). The semantic web: A new form of web content that is meaningful to computers will unleash a revolution of new possibilities. Scientific American, 284(5):35–43. GS Search.
Braga, J. C. (2015). Objetos de Aprendizagem Volume 1: Introdução e Fundamentos. UFABC, Santo André. GS Search.
Braga, J. C., Dotta, S., Pimentel, E., and Stransky, B. (2012). Desafios para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem reutilizáveis e de qualidade. In Anais do Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação, pages 90–99. GS Search.
Breitman, K. K. (2005). Web Semântica: A Internet do Futuro. LTC, Rio de Janeiro. GS Search.
CAPES (2022). Tabela de Áreas do conhecimento - capes. GS Search.
CAPES (2023). Portal educapes. GS Search.
Carneiro, M. L. F. and Silveira, M. S. (2014). Objetos de aprendizagem como elementos facilitadores na educação a distância. Educar em Revista, pages 235–260. GS Search.
Creative Commons (2024). Homepage - creative commons. GS Search.
de Macêdo, L. N., Siqueira, D. M. B., Macêdo, A. A. M., de Oliveira, E. M., Sales, G. L., Filho, J. A. d. C., and Freire, R. S. (2007). Desenvolvendo o pensamento proporcional com o uso de um objeto de aprendizagem. In Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico, pages 17–26. MEC, SEED. GS Search.
de Souza, L. M. S. and de Oliveira, S. B. (2021). Desenvolvimento e implementação de um guia de padrão de qualidade para a produção de objetos de aprendizagem na educação a distância do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). In P2P E INOVAÇÃO, pages 6–22. IBICT. GS Search.
Dias, C. C. L., Kemczinski, A., de Sá Lucena, S. V., Ferlin, J., and da Silva Hounsell, M. (2009). Padrões abertos: Aplicabilidade em objetos de aprendizagem (oas). In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 1. GS Search.
Fischer, W. (2008). Digital Video and Audio Broadcasting Technology. Springer, Berlin, Heidelberg. GS Search.
Galafassi, F. P., Gluz, J. C., and Galafassi, C. (2013). Análise crítica das pesquisas recentes sobre as tecnologias de objetos de aprendizagem e ambientes virtuais de aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, 21(3):41–52. GS Search.
Gruber, T. R. (1993). A translation approach to portable ontology specifications. Knowledge Acquisition, 5(2):199–220. GS Search.
Gruber, T. R. (2009). Ontology, pages 1963–1965. Springer, New York, NY, 1 edition. GS Search.
IEEE (2020). Ieee std 1484.12.1-2020: Ieee standard for learning object metadata. GS Search.
ISO/IEC (2023). BS ISO/IEC 25010:2023: Systems and Software Engineering – Systems and Software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) – Product Quality Model. Switzerland, 2 edition. British Standard GS Search.
Isotani, S. and Bittencourt, I. I. (2015). Dados Abertos Conectados. Novatec Editora, São Paulo.
Kontio, J., Lehtola, L., and Bragge, J. (2004). Using the focus group method in software engineering: Obtaining practitioner and user experiences. In Proceedings. 2004 International Symposium on Empirical Software Engineering, 2004. ISESE 04., pages 271–280. IEEE. GS Search.
Lopes, A. M. d. A. (2012). Estratégias de Mediação para o Ensino de Matemática com Objetos de Aprendizagem Acessíveis: Um Estudo de Caso com Alunos com Deficiência Visual. PhD thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Tese de Doutorado, [GS Search].
Machado, R. P., Franco, M. I., and Bertagnolli, S. d. C. (2016). Desenvolvimento de Software, v.3: Programação de Sistemas Web Orientada a Objetos em Java. Tekne. Bookman, Porto Alegre. 1 recurso online, [GS Search].
Marcondes, C. H. and Sayão, L. F. (2009). À Guisa de Introdução. EDUFBA, Salvador. GS Search.
Medeiros, R., Doarte, M., Viterbo, J., Maciel, C., and Boscarioli, C. (2021). Uma análise comparativa entre repositórios de recursos educacionais abertos para a educação básica. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), volume 10, pages 213–224, Online. SBC. GS Search.
Morais, E. A. M. and Ambrósio, A. P. L. (2007). Ontologias: Conceitos, usos, tipos, metodologias, ferramentas e linguagens. Relatório Técnico–RT-INF-001/07. GS Search.
Nesbit, J., Belfer, K., and Leacock, T. (2001). LORI: Learning Object Review Instrument. Version 2.0. Burnaby, British Columbia. GS Search.
Noy, N. F. and McGuinness, D. L. (2001). Ontology development 101: A guide to creating your first ontology. Technical report, Stanford Knowledge Systems Laboratory. Technical Report KSL-01-05, [GS Search].
Oliveira, P., Silva, P., and Neto, P. R. (2020). Ontologia dos objetivos educacionais. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1183–1192, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC. GS Search.
Rebouças, A. D., Maia, D. L., and Scaico, P. D. (2021). Objetos de Aprendizagem: Da Definição ao Desenvolvimento, Passando pela Sala de Aula, chapter 2. Sociedade Brasileira de Computação. GS Search.
Sanches, H. (2022). Ferramentas de Desenvolvimento e Criação de Ontologias. Atena Editora. GS Search.
Studer, R., Benjamins, V. R., and Fensel, D. (1998). Knowledge engineering: Principles and methods. Data and Knowledge Engineering, 25(2):161–197. GS Search.
University of Colorado (2024). Simulações gratuitas e na internet de física, química, biologia, ciências da terra e matemática. GS Search.
Van Solingen, R. and Berghout, E. W. (1999). The Goal/Question/Metric Method: A Practical Guide for Quality Improvement of Software Development. McGraw-Hill. GS Search.
Vetromille-Castro, R., Pereira, G. J., and Ramires, H. R. (2013). Ontologias pedagógicas no ensino de Libras. In III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas JETAL, volume 1, pages 28–28. GS Search.
Vicari, R. M., Gluz, J. C., Santos, E. R., Primo, T. T., Rossi, L. H. L., Bordignon, A., Behar, P., Passerino, L. M., Ferreira Filho, R. C. M., and Roesler, V. (2009). Relatório Técnico RT-OBAA-01: Padrão de Metadados de Objetos de Aprendizagem Multiplataforma. FAURGS – Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. GS Search.
W3C (2018). Diretrizes de acessibilidade para conteúdo web (wcag) 2.1. Tradução para o português do Brasil. Acesso em: 01 fev. 2024. GS Search.
W3C OWL Working Group (2009). Owl 2 web ontology language overview: Second edition. Technical report, W3C OWL Working Group. GS Search.
Wiley, D. A. (2000). Learning Object Design and Sequencing Theory. PhD thesis, Brigham Young University. GS Search.
Afonso, P. d. A. (2016). Recomendação de objetos de aprendizagem de línguas baseada em inteligência de enxames. Master’s thesis, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS. Recurso online GS Search.
Aguiar, E. V. B. and Flôres, M. L. P. (2014). Objetos de Aprendizagem: Conceitos Básicos, chapter 1. Evangraf. GS Search.
Alcantara, W., Bandeira, J., Barbosa, A., Lima, A., Ávila, T., Bittercourt, I., and Isotani, S. (2015). Desafios no uso de dados abertos conectados na educação brasileira. In Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação (DesafIE!), volume 8, pages 11–20, Brasília. SBC. GS Search.
Almeida, M. B. and Bax, M. P. (2003). Uma visão geral sobre ontologias: Pesquisa sobre definições, tipos, aplicações, métodos de avaliação e de construção. Ciência da Informação, 32:7–20. GS Search.
Alvarenga, V. B. L. and Cristovão, H. M. (2023). Objetos de aprendizagem organizados com base no padrão lom-ieee adaptado a uma ontologia operacional de domínio na web semântica. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, 16(1):263–285. GS Search.
Anderson, L. W., Krathwohl, D. R., Airasian, P. W., Cruikshank, K. A., Mayer, R. E., Pintrich, P. R., et al. (2013). A Taxonomy for Learning, Teaching, and Assessing: A Revision of Bloom’s Taxonomy of Educational Objectives, Abridged Edition. Pearson New International Edition, United Kingdom. GS Search.
Berners-Lee, T., Hendler, J., and Lassila, O. (2001). The semantic web: A new form of web content that is meaningful to computers will unleash a revolution of new possibilities. Scientific American, 284(5):35–43. GS Search.
Braga, J. C. (2015). Objetos de Aprendizagem Volume 1: Introdução e Fundamentos. UFABC, Santo André. GS Search.
Braga, J. C., Dotta, S., Pimentel, E., and Stransky, B. (2012). Desafios para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem reutilizáveis e de qualidade. In Anais do Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação, pages 90–99. GS Search.
Breitman, K. K. (2005). Web Semântica: A Internet do Futuro. LTC, Rio de Janeiro. GS Search.
CAPES (2022). Tabela de Áreas do conhecimento - capes. GS Search.
CAPES (2023). Portal educapes. GS Search.
Carneiro, M. L. F. and Silveira, M. S. (2014). Objetos de aprendizagem como elementos facilitadores na educação a distância. Educar em Revista, pages 235–260. GS Search.
Creative Commons (2024). Homepage - creative commons. GS Search.
de Macêdo, L. N., Siqueira, D. M. B., Macêdo, A. A. M., de Oliveira, E. M., Sales, G. L., Filho, J. A. d. C., and Freire, R. S. (2007). Desenvolvendo o pensamento proporcional com o uso de um objeto de aprendizagem. In Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico, pages 17–26. MEC, SEED. GS Search.
de Souza, L. M. S. and de Oliveira, S. B. (2021). Desenvolvimento e implementação de um guia de padrão de qualidade para a produção de objetos de aprendizagem na educação a distância do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). In P2P E INOVAÇÃO, pages 6–22. IBICT. GS Search.
Dias, C. C. L., Kemczinski, A., de Sá Lucena, S. V., Ferlin, J., and da Silva Hounsell, M. (2009). Padrões abertos: Aplicabilidade em objetos de aprendizagem (oas). In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 1. GS Search.
Fischer, W. (2008). Digital Video and Audio Broadcasting Technology. Springer, Berlin, Heidelberg. GS Search.
Galafassi, F. P., Gluz, J. C., and Galafassi, C. (2013). Análise crítica das pesquisas recentes sobre as tecnologias de objetos de aprendizagem e ambientes virtuais de aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, 21(3):41–52. GS Search.
Gruber, T. R. (1993). A translation approach to portable ontology specifications. Knowledge Acquisition, 5(2):199–220. GS Search.
Gruber, T. R. (2009). Ontology, pages 1963–1965. Springer, New York, NY, 1 edition. GS Search.
IEEE (2020). Ieee std 1484.12.1-2020: Ieee standard for learning object metadata. GS Search.
ISO/IEC (2023). BS ISO/IEC 25010:2023: Systems and Software Engineering – Systems and Software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) – Product Quality Model. Switzerland, 2 edition. British Standard GS Search.
Isotani, S. and Bittencourt, I. I. (2015). Dados Abertos Conectados. Novatec Editora, São Paulo.
Kontio, J., Lehtola, L., and Bragge, J. (2004). Using the focus group method in software engineering: Obtaining practitioner and user experiences. In Proceedings. 2004 International Symposium on Empirical Software Engineering, 2004. ISESE 04., pages 271–280. IEEE. GS Search.
Lopes, A. M. d. A. (2012). Estratégias de Mediação para o Ensino de Matemática com Objetos de Aprendizagem Acessíveis: Um Estudo de Caso com Alunos com Deficiência Visual. PhD thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Tese de Doutorado, [GS Search].
Machado, R. P., Franco, M. I., and Bertagnolli, S. d. C. (2016). Desenvolvimento de Software, v.3: Programação de Sistemas Web Orientada a Objetos em Java. Tekne. Bookman, Porto Alegre. 1 recurso online, [GS Search].
Marcondes, C. H. and Sayão, L. F. (2009). À Guisa de Introdução. EDUFBA, Salvador. GS Search.
Medeiros, R., Doarte, M., Viterbo, J., Maciel, C., and Boscarioli, C. (2021). Uma análise comparativa entre repositórios de recursos educacionais abertos para a educação básica. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), volume 10, pages 213–224, Online. SBC. GS Search.
Morais, E. A. M. and Ambrósio, A. P. L. (2007). Ontologias: Conceitos, usos, tipos, metodologias, ferramentas e linguagens. Relatório Técnico–RT-INF-001/07. GS Search.
Nesbit, J., Belfer, K., and Leacock, T. (2001). LORI: Learning Object Review Instrument. Version 2.0. Burnaby, British Columbia. GS Search.
Noy, N. F. and McGuinness, D. L. (2001). Ontology development 101: A guide to creating your first ontology. Technical report, Stanford Knowledge Systems Laboratory. Technical Report KSL-01-05, [GS Search].
Oliveira, P., Silva, P., and Neto, P. R. (2020). Ontologia dos objetivos educacionais. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1183–1192, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC. GS Search.
Rebouças, A. D., Maia, D. L., and Scaico, P. D. (2021). Objetos de Aprendizagem: Da Definição ao Desenvolvimento, Passando pela Sala de Aula, chapter 2. Sociedade Brasileira de Computação. GS Search.
Sanches, H. (2022). Ferramentas de Desenvolvimento e Criação de Ontologias. Atena Editora. GS Search.
Studer, R., Benjamins, V. R., and Fensel, D. (1998). Knowledge engineering: Principles and methods. Data and Knowledge Engineering, 25(2):161–197. GS Search.
University of Colorado (2024). Simulações gratuitas e na internet de física, química, biologia, ciências da terra e matemática. GS Search.
Van Solingen, R. and Berghout, E. W. (1999). The Goal/Question/Metric Method: A Practical Guide for Quality Improvement of Software Development. McGraw-Hill. GS Search.
Vetromille-Castro, R., Pereira, G. J., and Ramires, H. R. (2013). Ontologias pedagógicas no ensino de Libras. In III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas JETAL, volume 1, pages 28–28. GS Search.
Vicari, R. M., Gluz, J. C., Santos, E. R., Primo, T. T., Rossi, L. H. L., Bordignon, A., Behar, P., Passerino, L. M., Ferreira Filho, R. C. M., and Roesler, V. (2009). Relatório Técnico RT-OBAA-01: Padrão de Metadados de Objetos de Aprendizagem Multiplataforma. FAURGS – Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. GS Search.
W3C (2018). Diretrizes de acessibilidade para conteúdo web (wcag) 2.1. Tradução para o português do Brasil. Acesso em: 01 fev. 2024. GS Search.
W3C OWL Working Group (2009). Owl 2 web ontology language overview: Second edition. Technical report, W3C OWL Working Group. GS Search.
Wiley, D. A. (2000). Learning Object Design and Sequencing Theory. PhD thesis, Brigham Young University. GS Search.
Publicado
24/11/2025
Como Citar
FORRATI, Samuel Müller; ECAR, Miguel; FINGER, Alice Fonseca; SILVA, João Pablo Silva da.
OntoObADi: Uma Ontologia para Repositório Web Semântico de Objetos de Aprendizagem Digitais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 603-616.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12546.
