Uso de Inteligência Artificial e Pensamento Computacional na Estimulação Cognitiva de Pessoas Idosas: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Resumo
O envelhecimento populacional acelerado exige a construção de ações que possam impactar no envelhecimento ativo e saudável. Assim, este trabalho investiga, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura, como a Inteligência Artificial (IA) e o Pensamento Computacional (PC) podem promover o desenvolvimento cognitivo em pessoas idosas. Os resultados mostram que a IA personaliza a estimulação, ajustando exercícios e avaliando o desempenho. Quanto aos pilares do PC, os resultados exibem sua aplicação por meio de exercícios cognitivos multidomínio. Portanto, é fundamental considerar também o ensino de IA e PC para pessoas idosas, trazendo os benefícios de raciocínio lógico e resolução de problemas para a vida.Referências
ANDRIELLA, Antonio et al. Introducing CARESSER: A framework for in situ learning robot social assistance from expert knowledge and demonstrations. User Modeling and User-Adapted Interaction, v. 33, n. 2, p. 441-496, 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. (Cadernos de Atenção Básica, n. 19). Disponível em: [link]. Acesso em: 28 maio 2025.
CATRICALÀ, Benedetta et al. Exploiting personal memories in humanoid robot serious games for mild cognitive impaired older adults. Behaviour & Information Technology, p. 1-26, 2025.
DANIEL, André Colombo et al. CONSIDERAÇÕES SOBRE OS BENEFÍCIOS DA INCLUSÃO DIGITAL NA TERCEIRA IDADE. Revista Corpus Hippocraticum, v. 1, n. 1, 2024.
EUN, Sung-Jong; KIM, Eun Joung; KIM, Jung Yoon. Development and evaluation of an artificial intelligence–based cognitive exercise game: A pilot study. Journal of environmental and public health, v. 2022, n. 1, p. 4403976, 2022.
EUN, Sung-Jong; KIM, Jung Yoon. Design and Implementation of ADL Content with VR Sensor at a Smart Human‐Care Service. Journal of Sensors, v. 2020, n. 1, p. 8843584, 2020.
GÓMEZ-SORIA, Isabel et al. Análisis del efecto a largo plazo de un programa de estimulación cognitiva en mayores con deterioro cognitivo leve en Atención Primaria: ensayo controlado aleatorizado. Atención Primaria, v. 53, n. 7, p. 102053, 2021.
GRAESSEL, Elmar et al. Individualised computerised cognitive training (iCCT) for community-dwelling people with mild cognitive impairment (MCI): results on cognition in the 6-month intervention period of a randomised controlled trial (MCI-CCT study). BMC medicine, v. 22, n. 1, p. 472, 2024.
HOU, Chia-Hui; LIU, Yi-Hui. Using Artificial Intelligence for Predictive Analysis of Dementia Awareness Among Community Adult Learners and Evaluation of Dementia-Friendliness in Community Environments. Computers in Human Behavior, p. 108604, 2025.
IBGE. Projeções da População do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 maio 2025.
KIM, Jeongsim et al. Efficacy of smart speaker–based metamemory training in older adults: Case-control cohort study. Journal of medical Internet research, v. 23, n. 2, p. e20177, 2021.
KIM, Junhyoung et al. The effects of a mobile-based multi-domain intervention on cognitive function among older adults. Preventive Medicine Reports, v. 32, p. 102165, 2023.
LEE, Hocheol; CHUNG, Min Ah; KIM, Hye Ji; NAM, Eun Woo. The Effect of Cognitive Function Health Care Using Artificial Intelligence Robots for Older Adults: Systematic Review and Meta-analysis. JMIR Aging, v. 5, n. 2, e38896, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 maio 2025.
LOPES, Regina Maria Fernandes; BASTOS, Alan Saloum; ARGIMON, Irani Iracema de Lima. Treino Das Funções Executivas em Idosos: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Cuadernos de Psicologia, 2017.
LLORENTE, Álvaro et al. Assessment of cognitive games to improve the quality of life of Parkinson’s and Alzheimer’s patients. Digital health, v. 10, p. 20552076241254733, 2024.
LUCENA, Daniel Araújo et al. Adaptações em atividades de Pensamento Computacional para estimulação cognitiva em idosos. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). SBC, 2020. p. 1533-1542.
MALLOY-DINIZ, Leandro F. et al. Avaliação Neuropsicológica-2. Artmed Editora, 2018.
OKOLI, Chitu. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. Tradução: David Wesley Amado Duarte. Revisão técnica e introdução de João Mattar. EaD em Foco, 2019;9 (1):e748.
OLIVEIRA JR, Emerson et al. Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos. In: Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação-CBIE 2023–Sociedade Brasileira de Computação. CBIE 2023–Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 1536-1545.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). World Population Prospects 2022: Summary of Results. Nova Iorque: ONU, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 maio 2025.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 maio 2025.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Relatório mundial de envelhecimento e saúde. Genebra: OMS, 2015. Disponível em: [link]. Acesso em: 08 jun. 2025.
PAGE, Matthew J. et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. bmj, v. 372, 2021.
PANG, Yuanying et al. Predicting adherence to gamified cognitive training using early phase game performance data: Towards a just-in-time adherence promotion strategy. PloS one, v. 19, n. 10, p. e0311279, 2024.
MEDEIROS, Bianca Maciel et al. Da Teoria à Prática: Resultados de uma Metodologia de Ensino de Pensamento Computacional para Pessoas Idosas. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). SBC, 2024. p. 2506-2518.
MIRANDA, Marcos Vinicius de Lima et al. PENSE MAIS: Jogo baseado em Pensamento Computacional para o desenvolvimento Cognitivo da pessoa idosa. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). SBC, 2024. p. 171-174.
ROBERT, Philippe et al. Efficacy of a web app for cognitive training (MeMo) regarding cognitive and behavioral performance in people with neurocognitive disorders: randomized controlled trial. Journal of medical Internet research, v. 22, n. 3, p. e17167, 2020.
ROMANOPOULOU, Evangelia et al. Health and Social Care During Coronavirus Outbreak: The Exploitation of Long Lasting Memories–LLM Care. In: Public Health and Informatics. IOS Press, 2021. p. 694-698.
ROSENBERG, Anna et al. A digitally supported multimodal lifestyle program to promote brain health among older adults (the LETHE randomized controlled feasibility trial): study design, progress, and first results. Alzheimer's Research & Therapy, v. 16, n. 1, p. 252, 2024.
SCHIRMER, Marielle et al. Educational Concepts of Digital Competence Development for Older Adults—A Scoping Review. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 20, n. 13, p. 6269, 2023.
SCHUHMACHER, Bruna; SCHUHMACHER, Vera Rejane Niedersberg. A TECNOLOGIA DIGITAL NA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA NA TERCEIRA IDADE–UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 15, n. 8, p. 7166-7181, 2023.
TSAI, Yen-Ni; CHEN, Ming-Tsung. Research on Active Aging Learning and Satisfaction in the Elderly in the age of artificial intelligence. In: E3S Web of Conferences. EDP Sciences, 2020. p. 02007.
VIVIANI, Cristiane Benedita Rodrigues da Mota Antunes et al. Subjective impacts of computerized cognitive training for healthy older adults in the context of the COVID-19 pandemic. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 81, n. 3, p. 240-247, 2023.
WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33–35, mar. 2006.
YUN, Byung Hun et al. Development and Effectiveness of an AI Chatbot-Based Mobile Cognitive Screening and Customized Training Application for Preventing Dementia: Older Adults Living in Rural Areas of South Korea. Archives of Design Research, v. 37, n. 5, p. 77-90, 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. (Cadernos de Atenção Básica, n. 19). Disponível em: [link]. Acesso em: 28 maio 2025.
CATRICALÀ, Benedetta et al. Exploiting personal memories in humanoid robot serious games for mild cognitive impaired older adults. Behaviour & Information Technology, p. 1-26, 2025.
DANIEL, André Colombo et al. CONSIDERAÇÕES SOBRE OS BENEFÍCIOS DA INCLUSÃO DIGITAL NA TERCEIRA IDADE. Revista Corpus Hippocraticum, v. 1, n. 1, 2024.
EUN, Sung-Jong; KIM, Eun Joung; KIM, Jung Yoon. Development and evaluation of an artificial intelligence–based cognitive exercise game: A pilot study. Journal of environmental and public health, v. 2022, n. 1, p. 4403976, 2022.
EUN, Sung-Jong; KIM, Jung Yoon. Design and Implementation of ADL Content with VR Sensor at a Smart Human‐Care Service. Journal of Sensors, v. 2020, n. 1, p. 8843584, 2020.
GÓMEZ-SORIA, Isabel et al. Análisis del efecto a largo plazo de un programa de estimulación cognitiva en mayores con deterioro cognitivo leve en Atención Primaria: ensayo controlado aleatorizado. Atención Primaria, v. 53, n. 7, p. 102053, 2021.
GRAESSEL, Elmar et al. Individualised computerised cognitive training (iCCT) for community-dwelling people with mild cognitive impairment (MCI): results on cognition in the 6-month intervention period of a randomised controlled trial (MCI-CCT study). BMC medicine, v. 22, n. 1, p. 472, 2024.
HOU, Chia-Hui; LIU, Yi-Hui. Using Artificial Intelligence for Predictive Analysis of Dementia Awareness Among Community Adult Learners and Evaluation of Dementia-Friendliness in Community Environments. Computers in Human Behavior, p. 108604, 2025.
IBGE. Projeções da População do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 maio 2025.
KIM, Jeongsim et al. Efficacy of smart speaker–based metamemory training in older adults: Case-control cohort study. Journal of medical Internet research, v. 23, n. 2, p. e20177, 2021.
KIM, Junhyoung et al. The effects of a mobile-based multi-domain intervention on cognitive function among older adults. Preventive Medicine Reports, v. 32, p. 102165, 2023.
LEE, Hocheol; CHUNG, Min Ah; KIM, Hye Ji; NAM, Eun Woo. The Effect of Cognitive Function Health Care Using Artificial Intelligence Robots for Older Adults: Systematic Review and Meta-analysis. JMIR Aging, v. 5, n. 2, e38896, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 maio 2025.
LOPES, Regina Maria Fernandes; BASTOS, Alan Saloum; ARGIMON, Irani Iracema de Lima. Treino Das Funções Executivas em Idosos: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Cuadernos de Psicologia, 2017.
LLORENTE, Álvaro et al. Assessment of cognitive games to improve the quality of life of Parkinson’s and Alzheimer’s patients. Digital health, v. 10, p. 20552076241254733, 2024.
LUCENA, Daniel Araújo et al. Adaptações em atividades de Pensamento Computacional para estimulação cognitiva em idosos. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). SBC, 2020. p. 1533-1542.
MALLOY-DINIZ, Leandro F. et al. Avaliação Neuropsicológica-2. Artmed Editora, 2018.
OKOLI, Chitu. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. Tradução: David Wesley Amado Duarte. Revisão técnica e introdução de João Mattar. EaD em Foco, 2019;9 (1):e748.
OLIVEIRA JR, Emerson et al. Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos. In: Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação-CBIE 2023–Sociedade Brasileira de Computação. CBIE 2023–Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 1536-1545.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). World Population Prospects 2022: Summary of Results. Nova Iorque: ONU, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 maio 2025.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 maio 2025.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Relatório mundial de envelhecimento e saúde. Genebra: OMS, 2015. Disponível em: [link]. Acesso em: 08 jun. 2025.
PAGE, Matthew J. et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. bmj, v. 372, 2021.
PANG, Yuanying et al. Predicting adherence to gamified cognitive training using early phase game performance data: Towards a just-in-time adherence promotion strategy. PloS one, v. 19, n. 10, p. e0311279, 2024.
MEDEIROS, Bianca Maciel et al. Da Teoria à Prática: Resultados de uma Metodologia de Ensino de Pensamento Computacional para Pessoas Idosas. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). SBC, 2024. p. 2506-2518.
MIRANDA, Marcos Vinicius de Lima et al. PENSE MAIS: Jogo baseado em Pensamento Computacional para o desenvolvimento Cognitivo da pessoa idosa. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). SBC, 2024. p. 171-174.
ROBERT, Philippe et al. Efficacy of a web app for cognitive training (MeMo) regarding cognitive and behavioral performance in people with neurocognitive disorders: randomized controlled trial. Journal of medical Internet research, v. 22, n. 3, p. e17167, 2020.
ROMANOPOULOU, Evangelia et al. Health and Social Care During Coronavirus Outbreak: The Exploitation of Long Lasting Memories–LLM Care. In: Public Health and Informatics. IOS Press, 2021. p. 694-698.
ROSENBERG, Anna et al. A digitally supported multimodal lifestyle program to promote brain health among older adults (the LETHE randomized controlled feasibility trial): study design, progress, and first results. Alzheimer's Research & Therapy, v. 16, n. 1, p. 252, 2024.
SCHIRMER, Marielle et al. Educational Concepts of Digital Competence Development for Older Adults—A Scoping Review. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 20, n. 13, p. 6269, 2023.
SCHUHMACHER, Bruna; SCHUHMACHER, Vera Rejane Niedersberg. A TECNOLOGIA DIGITAL NA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA NA TERCEIRA IDADE–UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 15, n. 8, p. 7166-7181, 2023.
TSAI, Yen-Ni; CHEN, Ming-Tsung. Research on Active Aging Learning and Satisfaction in the Elderly in the age of artificial intelligence. In: E3S Web of Conferences. EDP Sciences, 2020. p. 02007.
VIVIANI, Cristiane Benedita Rodrigues da Mota Antunes et al. Subjective impacts of computerized cognitive training for healthy older adults in the context of the COVID-19 pandemic. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 81, n. 3, p. 240-247, 2023.
WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33–35, mar. 2006.
YUN, Byung Hun et al. Development and Effectiveness of an AI Chatbot-Based Mobile Cognitive Screening and Customized Training Application for Preventing Dementia: Older Adults Living in Rural Areas of South Korea. Archives of Design Research, v. 37, n. 5, p. 77-90, 2024.
Publicado
24/11/2025
Como Citar
OLIVEIRA, Cintia Reis de; FARIAS, Francelmo Guimarães de; NUNES, Isabel Dillmann; MACHADO, Letícia Sophia Rocha; CAZELLA, Sílvio César.
Uso de Inteligência Artificial e Pensamento Computacional na Estimulação Cognitiva de Pessoas Idosas: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 702-716.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12626.
