Avaliação do Impacto do Gênero e da Assistência Estudantil sobre a Sobrevivência dos Estudantes em Cursos de STEM
Resumo
Cursos das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) frequentemente apresentam desafios relacionados à permanência estudantil, com disparidades observadas entre diferentes grupos. Este estudo busca analisar a permanência acadêmica de 7.432 estudantes em cursos de STEM da UFRPE. Para isso, emprega análise de sobrevivência, utilizando os testes Log Rank, Effect Size e Hazard Ratio, a fim de examinar os padrões de permanência em função do gênero, turno de oferta e acesso à assistência estudantil. A comparação entre gêneros na área de STEM revela diferença estatisticamente significativa a partir do 6º período, com mulheres apresentando aproximadamente 62% de probabilidade de permanência e homens, cerca de 56%, enquanto estudantes não assistidos e matriculados no turno noturno têm um risco significativamente maior de evasão. Os resultados fornecem subsídios para políticas institucionais que promovam a equidade e permanência.Referências
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Publicado
24/11/2025
Como Citar
CAVALCANTI, Lhaíslla; FREITAS, Nathan; MARQUES, Ebony; BATISTA, Maria da Conceiç ão Moraes; LIMA, Socorro; MELLO, Rafael Ferreira; CRISTINO, Claudio Tadeu; ALVES, Gabriel.
Avaliação do Impacto do Gênero e da Assistência Estudantil sobre a Sobrevivência dos Estudantes em Cursos de STEM. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 731-745.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12636.
