Um Mapeamento da Literatura sobre o Uso de Ferramentas para Auxiliar no Processo de Ensino e Aprendizagem da Programação Paralela
Resumo
O objetivo deste trabalho é relatar os resultados encontrados de um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) sobre ferramentas e/ou ambientes on-line que podem servir de apoio no processo de ensino e aprendizagem da Programação Paralela. Foram utilizadas quatro bases internacionais e identificados treze trabalhos considerados relevantes neste processo. Entre os principais pontos destacados estão os principais conceitos de Programação Paralela, bibliotecas, linguagens, metodologias de aprendizagem, descrição das ferramentas e/ou ambientes encontrados, bem como a avaliação de professores e alunos nos processos utilizados.Referências
Dias, H. D. d. A. and Araújo, J. d. S. (2024). An experience report on the use of active methodologies in building parallel computational thinking. International Journal of Computer Architecture Education, 13(1):7–16.
Diogo, C., Diogo, C., and Santos, V. (2023). Potencialidades do uso de metodologias ativas em disciplinas de computação: Uma revisão sistemática de literatura. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 175–186, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Fernandes, A., Damasceno, E., and Valentim, N. (2023). Um mapeamento sistemático da literatura sobre ambientes digitais para o treinamento de profissionais da educação. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 496–508, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Ferreira, J. and Bernardini, F. (2024). Inserindo dados abertos na educação básica: Um mapeamento sistemático da literatura sobre abordagens e recursos educacionais. In Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 486–500, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Galante, G. (2023). Experiences with teaching architectures and parallel programming: From construction to evaluation. International Journal of Computer Architecture Education, 12(2):40–47.
Hyury, A., Mercês, S., Coqueiro, T., Ruiz, I., Carvalho, T., and Jailton, J. (2024). Principais aplicações da computação desplugada no ensino fundamental ii: Um mapeamento sistemático da literatura. In Anais do XXX Workshop de Informática na Escola, pages 320–330, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Jr., R. A., Farias, H., and Araújo, J. (2022). Um mapeamento sistemático da literatura sobre o ensino e aprendizagem da programação paralela com o uso de placas gráficas. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 439–450, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Perez, F., Oliveira, W., Lima, A., Junior, A. C., and Araújo, G. (2023). Ensino de programação paralela na educação básica: Uma revisão sistemática da literatura, análise bibliométrica e agenda para estudos futuros. In Anais do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 19–26, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Saavedra, M. R. M., Aracaty, L. Q., Quaresma, T. M., and Araújo, J. d. S. (2024). Um mapeamento da literatura sobre o uso de jogos sérios na construção do pensamento computacional paralelo. RENOTE, 22(1):436–445.
Diogo, C., Diogo, C., and Santos, V. (2023). Potencialidades do uso de metodologias ativas em disciplinas de computação: Uma revisão sistemática de literatura. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 175–186, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Fernandes, A., Damasceno, E., and Valentim, N. (2023). Um mapeamento sistemático da literatura sobre ambientes digitais para o treinamento de profissionais da educação. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 496–508, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Ferreira, J. and Bernardini, F. (2024). Inserindo dados abertos na educação básica: Um mapeamento sistemático da literatura sobre abordagens e recursos educacionais. In Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 486–500, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Galante, G. (2023). Experiences with teaching architectures and parallel programming: From construction to evaluation. International Journal of Computer Architecture Education, 12(2):40–47.
Hyury, A., Mercês, S., Coqueiro, T., Ruiz, I., Carvalho, T., and Jailton, J. (2024). Principais aplicações da computação desplugada no ensino fundamental ii: Um mapeamento sistemático da literatura. In Anais do XXX Workshop de Informática na Escola, pages 320–330, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Jr., R. A., Farias, H., and Araújo, J. (2022). Um mapeamento sistemático da literatura sobre o ensino e aprendizagem da programação paralela com o uso de placas gráficas. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 439–450, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Perez, F., Oliveira, W., Lima, A., Junior, A. C., and Araújo, G. (2023). Ensino de programação paralela na educação básica: Uma revisão sistemática da literatura, análise bibliométrica e agenda para estudos futuros. In Anais do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 19–26, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Saavedra, M. R. M., Aracaty, L. Q., Quaresma, T. M., and Araújo, J. d. S. (2024). Um mapeamento da literatura sobre o uso de jogos sérios na construção do pensamento computacional paralelo. RENOTE, 22(1):436–445.
Publicado
24/11/2025
Como Citar
SAAVEDRA, Marcos; QUARESMA, Thaís; OLIVEIRA, Marcus; ARAÚJO, Josivaldo.
Um Mapeamento da Literatura sobre o Uso de Ferramentas para Auxiliar no Processo de Ensino e Aprendizagem da Programação Paralela. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 746-758.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12647.
