Representando a BNCC Computação por meio de suas Competências e Grafos de Conhecimento
Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) organiza-se em dez competências gerais voltadas à formação integral dos estudantes. Este trabalho propõe o uso de grafos de conhecimento para representar e analisar as relações entre essas competências com as competências da BNCC Computação e as dimensões globais. No grafo, competências são nós e as dimensões aparecem como arestas. A análise destaca a Computação, como área transversal, contribuindo para uma visão sistêmica da educação. As competências se articulam mediadas por múltiplas dimensões. A representação gráfica favorece a compreensão das conexões pedagógicas e apoia o planejamento de aulas.
Palavras-chave:
Grafo de Conhecimento, BNCC, Competência, Dimensões
Referências
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Publicado
24/11/2025
Como Citar
SANGALI, Rosiane da Silva; BOERES, Maria Claudia Silva; AGUIAR, Camila Zacche de.
Representando a BNCC Computação por meio de suas Competências e Grafos de Conhecimento. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 828-841.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12687.
