Uso da Taxonomia de Bloom Revisada em um Jogo de RPG Educacional sobre Conceitos Introdutórios de Programação

  • Rayssa M. S. Santana Unioeste
  • Claudia B. Rizzi Unioeste
  • Clodis Boscarioli Unioeste

Resumo


O ensino de programação enfrenta diversos desafios, especialmente relacionados à compreensão de conceitos introdutórios, à motivação e ao engajamento dos estudantes. Os jogos digitais emergem como tecnologias para apoio a esse ensino, e neste contexto, apresentamos o Codeverse: Hackeando Mundos, um jogo educacional desenvolvido em estilo RPG, para apoio ao ensino e aprendizagem de conceitos introdutórios de programação, que contempla cinco mundos, que abordam progressivamente conteúdos como variáveis, tipos de dados, entrada e saída de dados, estruturas condicionais e de repetição, com desafios organizados com base na Taxonomia de Bloom Revisada como estrutura pedagógica para a organização hierárquica dos conteúdos, provendo uma progressão gradual de complexidade.

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Publicado
24/11/2025
SANTANA, Rayssa M. S.; RIZZI, Claudia B.; BOSCARIOLI, Clodis. Uso da Taxonomia de Bloom Revisada em um Jogo de RPG Educacional sobre Conceitos Introdutórios de Programação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 973-986. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12730.