Pesquisa de Referências Visuais para Criação de Imagens: Possibilidades e Desafios no Design de Jogos de RPG por Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação

  • Rebeca Sasso Laureano UFSM
  • Tatiane Negrini UFSM
  • Carlos Heitor Pereira Liberalino UERN

Resumo


O presente artigo investiga o uso de tecnologias digitais na pesquisa e criação de imagens visuais no contexto do design de jogos de RPG desenvolvidos por estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, participantes do projeto GEIM da UFSM. A partir do Estudo de Caso, foram identificadas quatro categorias principais de pesquisa de referências visuais. Os resultados indicam que, embora os estudantes demonstrem afinidade com as tecnologias, a busca por imagens exige domínio técnico e mediação pedagógica. Esses achados apontam para a importância da mediação digital no processo criativo e para o potencial do RPG como possibilidade de enriquecimento para crianças e adolescentes.

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Publicado
24/11/2025
LAUREANO, Rebeca Sasso; NEGRINI, Tatiane; LIBERALINO, Carlos Heitor Pereira. Pesquisa de Referências Visuais para Criação de Imagens: Possibilidades e Desafios no Design de Jogos de RPG por Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 987-998. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12732.