Jogos digitais no ensino de lógica de programação no Brasil: uma revisão da literatura

  • Cândido Luciano de Farias PUCRS
  • Milene Selbach Silveira PUCRS

Resumo


O aprendizado de conceitos abstratos relacionados à lógica de programação e ao pensamento computacional é um desafio para cursos na área de Computação, o que leva a busca por metodologias de ensino inovadoras. Neste cenário, o uso de jogos digitais surge como uma alternativa para tornar este aprendizado mais atraente e significativo. A fim de se compreender o panorama das pesquisas brasileiras sobre este tópico, o artigo apresenta os resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura sobre o tema. Dentre eles, a pesquisa revela que, embora os jogos digitais promovam aprendizado ativo e facilitem a compreensão de diferentes tópicos, desafios como o alinhamento curricular, a infraestrutura e a capacitação docente ainda limitam sua eficácia.

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Publicado
24/11/2025
FARIAS, Cândido Luciano de; SILVEIRA, Milene Selbach. Jogos digitais no ensino de lógica de programação no Brasil: uma revisão da literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1027-1041. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12765.