Avaliação por Rubricas seguindo a Taxonomia de Bloom no Diagnóstico de Aprendizagem em Algoritmos
Resumo
Este artigo investiga a aplicação de rubricas como ferramentas alinhadas à Taxonomia de Bloom Revisada no diagnóstico da aprendizagem de algoritmos. No estudo foi construído e aplicado um formulário com questões que contemplam cada um dos níveis propostos pela taxonomia com o objetivo de avaliar a evolução cognitiva dos discentes por níveis e permitir uma análise detalhada das respostas facilitando o acompanhamento mais granular do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos até então validam a proposta, sustentando a viabilidade da metodologia, possibilitando assim uma investigação dos padrões de erros, e o aprimoramento das atividades e rubricas associadas aos objetos de estudo.
Referências
Budiharso, T., Solikhah, I., Armadi, S., & Wandana, R. (2024). Using Bloom’s taxonomy in rubrics for assessing writing and speaking skills. Novitas-ROYAL (Research on Youth and Language), 18(2), 146–159. DOI: 10.5281/zenodo.13860992
Campos, Dirson & Ferreira, Deller. (2021). Uso de Rubricas em Pesquisas de Informática e Educação Uma Revisão Sistemática da Literatura. 83-92. DOI: 10.5753/educomp.2021.14474.
FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti e BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010 Tradução. DOI: 10.1590/S0104-530X2010000200015. Acesso em: 07 jun. 2025.
LIMA, Maurício Rodrigues; FERREIRA, Deller James; DIAS, Elisângela Silva. Uso de Rubricas em Disciplinas de Programação Introdutória: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais[...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1-14. DOI: 10.5753/sbie.2024.240991.
WING, Jeannette M. Computational thinking. Communications of the ACM, New York, v. 49, n. 3, p. 33–35, mar. 2006. DOI: 10.1145/1118178.1118215.
