Avaliação por Rubricas seguindo a Taxonomia de Bloom no Diagnóstico de Aprendizagem em Algoritmos

  • Franklhes Santos Carvalho UFPI
  • Carlos de Salles Neto Soares UFMA

Resumo


Este artigo investiga a aplicação de rubricas como ferramentas alinhadas à Taxonomia de Bloom Revisada no diagnóstico da aprendizagem de algoritmos. No estudo foi construído e aplicado um formulário com questões que contemplam cada um dos níveis propostos pela taxonomia com o objetivo de avaliar a evolução cognitiva dos discentes por níveis e permitir uma análise detalhada das respostas facilitando o acompanhamento mais granular do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos até então validam a proposta, sustentando a viabilidade da metodologia, possibilitando assim uma investigação dos padrões de erros, e o aprimoramento das atividades e rubricas associadas aos objetos de estudo.

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Publicado
24/11/2025
CARVALHO, Franklhes Santos; SOARES, Carlos de Salles Neto. Avaliação por Rubricas seguindo a Taxonomia de Bloom no Diagnóstico de Aprendizagem em Algoritmos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1108-1120. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12787.