Reconstrução de Aplicativo de Lógica Baseada na Reengenharia Funcional e Pedagógica

  • Eduarda Sifuentes UNIPAMPA
  • Emilly Dias UNIPAMPA
  • Gabriel Tremarin UNIPAMPA
  • Guilherme Moura UNIPAMPA
  • Ildevana Poltronieri UNIPAMPA
  • Alice Finger UNIPAMPA

Resumo


Este artigo apresenta a reengenharia funcional e pedagógica do aplicativo TRUEBLE, voltado ao ensino de lógica proposicional. A proposta integra fundamentos dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), heurísticas de usabilidade de Nielsen e diretrizes da Interação Humano-Computador (IHC). A metodologia baseou-se na análise de avaliações com estudantes, que identificaram deficiências nos módulos “Construir” e “Aprender”, especialmente em termos de usabilidade, suporte didático e clareza da interface. A partir desses achados, foram reformulados os requisitos funcionais, não funcionais e pedagógicos. Como resultado, o sistema passou a oferecer um ambiente mais acessível, personalizado e alinhado às necessidades de aprendizagem.

Referências

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Publicado
24/11/2025
SIFUENTES, Eduarda; DIAS, Emilly; TREMARIN, Gabriel; MOURA, Guilherme; POLTRONIERI, Ildevana; FINGER, Alice. Reconstrução de Aplicativo de Lógica Baseada na Reengenharia Funcional e Pedagógica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1205-1217. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12850.