Acessibilidade de Fórmulas Matemáticas em Artigos Científicos na Web para Pessoas com Deficiência Visual no Ensino Superior

  • Eduardo Augusto Ribeiro UFLA
  • Saimon Gabriel de Andrade UFLA
  • André Pimenta Freire UFLA

Resumo


A acessibilidade em conteúdos digitais é fundamental para a inclusão educacional, especialmente no ensino superior, onde o acesso a fórmulas matemáticas em artigos científicos ainda representa um grande desafio para pessoas com deficiência visual. Este estudo tem como objetivo avaliar a acessibilidade de fórmulas matemáticas presentes em artigos científicos. A metodologia adotada envolveu a inspeção técnica de fórmulas em diferentes editoras, utilizando testes com os leitores de tela NVDA e JAWS. Os resultados mostram alguns cenários positivos, mas também destacam limitações importantes na leitura e interpretação desses conteúdos. Mostra-se a importância de uma padronização e de técnicas de interação adequadas para promover a inclusão.

Referências

Abidi, H., Gui, G., and and, P. Z. (2025). Global refined fujita-kato solution of 3-d inhomogeneous incompressible navier-stokes equations with large density. Communications in Partial Differential Equations, 50(6):841–873.

Access8Math Team (2025). Access8math: Math accessibility extension for nvda. Extensão para o leitor de tela NVDA. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 abr. 2025.

Cambridge University Press (2025). Cambridge university press. [link]. Editora acadêmica.

da Paixão Silva, L. F., de Faria Oliveira, O., Freire, E. R. C. G., Mendes, R. M., and Freire, A. P. (2017). How much effort is necessary for blind users to read web-based mathematical formulae? a comparison using task models with different screen readers. In Proceedings of the XVI Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, IHC ’17, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

De Gruyter (2025). De gruyter. [link]. Editora científica.

Dias, A., França, J., Borges, J. A., Silveira, J., Carvalho, M., and Borges, M. (2018). Matemática, computação e braille: Desafios da pedagogia, da semiótica e da síntese da fala. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 29, page 1863.

Elsevier (2025). Elsevier. [link]. Editora científica.

Freedom Scientific (2025). Jaws: Job access with speech. Software comercial para Windows. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 abr. 2025.

Frontiers (2025). Frontiers. [link]. Editora científica de acesso aberto.

Garcia, Y. H., Diaz-Infante, S., and Minjarez-Sosa, J. A. (2025). An integrated mathematical epidemiology and inventory model for high demand and limited supplies under uncertainty. Decision Analytics Journal, 14:100543.

Howell, J., Chan, A., Hordemann, G., and Quek, F. (2023). Mathematics as interactive multimedia. In 2023 IEEE International Symposium on Multimedia (ISM), pages 160–167.

Huang, H.-T., Li, Z.-C., Wei, Y., and Suen, C. Y. (2025). Improved splitting-integrating methods for image geometric transformations: Error analysis and applications. Mathematics, 13(11):1773.

Kajikiya, R. (2025). Reflectionally asymmetric solutions of the Hénon equation in unbounded domains. Calculus of Variations, 64(158).

Maćkowski, M., Kawulok, M., Brzoza, P., and Spinczyk, D. (2023). Methods and tools supporting the learning and teaching of mathematics dedicated to students with blindness. Applied Sciences, 13(12):7240.

Martins, V. F., Silveira, I. F., Eliseo, M. A., and de la Higuera Amato, C. A. (2022). Perspectivas de acessibilidade na autoria de cursos e recursos educacionais abertos: um panorama internacional. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), pages 334–344. SBC.

MathJax Consortium (2025). Mathjax: Beautiful math in all browsers. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 maio 2025.

MDPI (2025). Multidisciplinary digital publishing institute (mdpi). [link]. Editora de acesso aberto.

Mejía, P., Martini, L. C., Grijalva, F., Larco, J. C., and Rodríguez, J. C. (2021). A survey on mathematical software tools for visually impaired persons: A practical perspective. IEEE Access, 9:66929–66947.

Nunes, I. R., Gonçalves, A. L., and Mendes, R. F. (2023). Simuladores de órbitas relativísticas como apoio ao ensino de relatividade geral em nível médio e superior. Revista Brasileira de Ensino de Física, 45:e20230294.

NV Access (2025). Nvda: Nonvisual desktop access. Software livre para Windows. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 abr. 2025.

Poór, M. and Rinot, A. (2025). A shelah group in zfc. Forum of Mathematics, Pi, 13:e13.

SciELO (2025). Scientific electronic library online (scielo). [link]. Biblioteca científica eletrônica.

SCImago Lab (2025). Scimago journal & country rank. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 abr. 2025.

Sojka, P., Ruzicka, M., Kucbel, M., and Jarmar, M. (2013). Accessibility issues in digital mathematical libraries. In Proceedings of the Conference Universal Learning Design.

Springer (2025). Springer. [link]. Editora científica.

Taylor & Francis (2025). Taylor & francis. [link]. Editora científica.

W3C (2014). Mathematical markup language (mathml) version 3.0. 3rd edition. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 maio 2025.

W3C (2024). World wide web consortium - introduction to web accessibility. Disponivel em: [link]. Acesso em: 22 maio 2025.

Wang, L. L., Cachola, I., Bragg, J., Cheng, E. Y.-Y., Haupt, C., Latzke, M., Kuehl, B., van Zuylen, M., Wagner, L., and Weld, D. S. (2021). Improving the accessibility of scientific documents: Current state, user needs, and a system solution to enhance scientific pdf accessibility for blind and low vision users.

Wang, X. (2025). Singular trudinger–moser inequalities for the aharonov–bohm magnetic field. Advanced Nonlinear Studies.

WebAIM (2024). Web accessibility in mind – screen reader user survey 10 results. Disponivel em: [link]. Acesso em: 28 maio 2025.

WHO (2023). World health organization – blindness and vision impairment. Disponivel em: [link]. Atualizado em 10 ago. 2023; Acesso em 8 jun. 2025.

Wiley (2025). Wiley. [link]. Editora científica.

Yuan, H., Meng, X., Frascoli, F., and Zhang, T. (2025). Individuals strategies and predator–prey game models in deterministic and random settings. Mathematical Methods in the Applied Sciences.

Zen, E., Tavares, T., Costa, V., Rissetti, G., and Martins, L. (2024). Recomendações para o ensino de programação de computadores para estudantes cegos. In Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 2013–2024, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Zhang, L., Jian, X., and Ma, Y. (2024). Analysis of differences in fossil fuel consumption in the world based on the fractal time series and complex network. Frontiers in Physics, 12:1457287.
Publicado
24/11/2025
RIBEIRO, Eduardo Augusto; ANDRADE, Saimon Gabriel de; FREIRE, André Pimenta. Acessibilidade de Fórmulas Matemáticas em Artigos Científicos na Web para Pessoas com Deficiência Visual no Ensino Superior. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1218-1232. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12852.