Percepções de professores de Computação da Educação Básica sobre História e Filosofia da Tecnologia

  • Walter R. B. Carvalho UFABC
  • Carla L. Rodriguez UFABC

Resumo


O objetivo do presente trabalho é apresentar as percepções que professores de computação da rede estadual de São Paulo têm sobre conceitos de História e Filosofia da Tecnologia, contextualizados na competência computacional Cultura Digital, bem como o papel da formação continuada na conceituação destes conhecimentos. Os resultados apontam que educadores apresentam visões diversas sobre o tema, sendo identificadas 43% de respostas realistas sobre a Natureza da Tecnologia, reproduzidas em sala de aula pelo currículo formal e pelo currículo oculto de computação.

Referências

Aikenhead, G. S., & Ryan, A. G. (1992). The development of a new instrument:“Views on science-technology-society”(VOSTS). Science education, 76(5), p. 477-491.

Auler, D., & Delizoicov, D. (1999). Visões de professores sobre as interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Atas do II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, p.1-10.

Bennàssar Roig, A., García Carmona, A., Vázquez Alonso, A., Manassero Mas, M. A., Figueiredo, M., Paixão, F. (2010). Ciencia, tecnología y sociedad en Iberoamérica: una evaluación de la comprensión de la naturaleza de ciencia y tecnología. Madrid, España: Organización de Estados Iberoamericanos. Centro de Altos Estudios Universitarios.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. (2022). Parecer CNE/CEB nº 2, aprovado em 17 de fevereiro de 2022: Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: CNE/CEB. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 jun. 2025.

Canavarro, J. M. P. (2000). “O que se pensa sobre a Ciência”. Coimbra, Quarteto.

Costa, D. P. (2024). Da aprendizagem das redes sociais virtuais à construção do “Nós”: Formação de professores e práticas educativas. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Piauí.

Cupani, A. (2011). “Filosofia da tecnologia: um convite”. Florianópolis, SC: Editora UFSC.

Dwek, M. (2010). A atuação do engenheiro frente às tensões entre ciência, tecnologia e sociedade. Anais dos Encontros Nacionais de Engenharia e Desenvolvimento Social-ISSN 2594-7060, 7(1).

Forrest, K. (2020). The Problem of Now: Bernard Stiegler and the Student as Consumer. Educational Philosophy and Theory, 52(4), p. 337-347.

Foucault, M. (1999). “Vigiar e punir”. Petrópolis, RJ: Vozes.

Linhares, A. C. O., & Santos, K. S. (2021). A Licenciatura em Computação no Brasil: histórica e contexto atual. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29, 188-208.

Miranda, E. M., & de Freitas, D. (2008). A compreensão dos professores sobre as interações CTS evidenciadas pelo questionário VOSTS e entrevista. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 1(3), p. 79-99.

Mitcham, C. (1994). “Thinking through technology: The path between engineering and philosophy”. University of Chicago Press.

München, S., & Adaime, M. B. (2015). Compreensões de licenciandos em química sobre as inter-relações CTS a partir do questionário VOSTS. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1-8.

Xu, M., Williams, P. J., & Gu, J. (2022). Developing an instrument for assessing technology teachers’ understandings of the nature of technology. International Journal of Technology and Design Education, 32(5), p. 2611-2629.

Young, M. (2009). Education, globalisation and the ‘voice of knowledge’. Journal of Education and Work, 22(3), p. 193-204.

Yoshizaki, L. N. (2022). Análise crítica das representações docente e discente sobre a correlação entre culturas, ciência e sociedade. Dissertação (Mestre em Ensino de Biologia). Universidade Estadual de Campinas.
Publicado
24/11/2025
CARVALHO, Walter R. B.; RODRIGUEZ, Carla L.. Percepções de professores de Computação da Educação Básica sobre História e Filosofia da Tecnologia. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1290-1301. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12884.