A visão de professores do Ensino Fundamental acerca de Game Learning Analytics

  • Matheus Soppa Geremias UFPR
  • Isabela Gasparini UDESC
  • Eleandro Maschio UTFPR

Resumo


Muitos Jogos Digitais Educacionais funcionam como caixas-pretas, pois não permitem que professores acompanhem o progresso dos estudantes. Apesar do uso de Game Learning Analytics (GLA) poder auxiliar nesse contexto, não existem muitas ferramentas e padrões acerca de seu uso, além de que são necessárias mais pesquisas quanto às percepções de stakeholders sobre a área. Portanto, o presente trabalho apresenta um estudo de caso realizado com professores do Ensino Fundamental, que interagiram com um sistema de GLA e responderam um questionário acerca da área. Assim, foi possível perceber que os professores conhecem alguns dos benefícios relacionados ao uso de GLA e estão dispostos a usar tais tecnologias em suas aulas.

Referências

Alonso-Fernandez, C., Calvo, A., Freire, M., Martinez-Ortiz, I., and Fernandez-Manjon, B. (2017). Systematizing game learning analytics for serious games. In 2017 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pages 1111–1118.

Alonso-Fernández, C. (2021). Improving serious games evaluation by applying learning analytics and data mining techniques. PhD thesis, Universidad Complutense de Madrid, Madrid.

Alonso-Fernández, C., Calvo-Morata, A., Freire, M., Martínez-Ortiz, I., and Fernández-Manjón, B. (2019). Applications of data science to game learning analytics data: A systematic literature review. Computers Education, 141:103612.

Alonso-Fernández, C., Calvo-Morata, A., Freire, M., Martínez-Ortiz, I., and Fernández-Manjón, B. (2022). Game learning analytics: Blending visual and data mining techniques to improve serious games and to better understand player learning. Journal of Learning Analytics, 9(3):32–49.

Alonso-Fernández, C., Freire, M., Martínez-Ortiz, I., and Fernández-Manjón, B. (2021). Improving evidence-based assessment of players using serious games. Telematics and Informatics, 60:101583.

Ang, K. L.-M., Ge, F. L., and Seng, K. P. (2020). Big educational data analytics: Survey, architecture and challenges. IEEE Access, 8:116392–116414.

Calvo-Morata, A., Alonso-Fernández, C., J. Pérez-Colado, I., Freire, M., Martínez-Ortiz, I., and Fernández-Manjón, B. (2019). Improving teacher game learning analytics dashboards through ad-hoc development. JUCS - Journal of Universal Computer Science, 25(12):1507–1530.

Davoudian, A. and Liu, M. (2020). Big data systems: A software engineering perspective. ACM Comput. Surv., 53(5).

Drachen, A., Mirza-Babaei, P., and Nacke, L. (2018). Games User Research. Oxford University Press, Inc., USA.

El-Nasr, M. S., Drachen, A., and Canossa, A. (2013). Game Analytics: Maximizing the Value of Player Data. Springer Publishing Company, Incorporated.

Freire, M., Calvo-Morata, A., Martínez-Ortiz, I., and Fernández-Manjón, B. (2023). Bootstrapping serious games to assess learning through analytics. In 2023 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pages 1–5.

Freire, M., Serrano-Laguna, Á., Iglesias, B. M., Martínez-Ortiz, I., Moreno-Ger, P., and Fernández-Manjón, B. (2016). Game Learning Analytics: Learning Analytics for Serious Games, pages 1–29. Springer International Publishing, Cham.

Geremias, M., Dutra, T., Maschio, E., and Gasparini, I. (2024a). O uso de Game Learning Analytics em Jogos Digitais Educacionais: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 737–749, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Geremias, M. S. (2025). O uso de game learning analytics em salas de aula sob o ponto de vista de professores do ensino fundamental. Master’s thesis, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Geremias, M. S., Carvalho Da Silveira, E., Elibio, B. C., Nazario Alves, B., De Marco, L. R., Cerigueli Dutra, T., Maschio, E., and Gasparini, I. (2024b). Game Learning Analytics in educational digital games: Preliminary results of a systematic mapping of analysis techniques and visualization strategies. In 2024 IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), pages 50–52.

Honda, F., Macena, J., Duarte, J., Pires, F., Pessoa, M., and Oliveira, E. (2023). Um estudo de caso para a implementação de game learning analytics (gla) no desenvolvimento de jogos educacionais. In Anais do II Workshop de Aplicações Práticas de Learning Analytics em Instituições de Ensino no Brasil, pages 138–146, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Macena, J., Honda, F., Melo, D., Pires, F., Oliveira, E., Fernandes, D., and Pessoa, M. (2024). Desafios na implementação de técnicas de gla em um jogo educacional de algoritmos: um estudo de caso. In Anais do XXIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 814–825, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Michael, D. R. and Chen, S. L. (2006). Serious Games: Games that Educate, Train and Inform. Thomson Course Technology.

Perez-Colado, I., Alonso-Fernandez, C., Freire, M., Martinez-Ortiz, I., and FernandezManjon, B. (2018). Game learning analytics is not informagic! In 2018 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pages 1729–1737.

Prensky, M. (2001). Digital natives, digital immigrants. NCB University Press, 9(5).

Pérez-Colado, I. J., Calvo-Morata, A., Alonso-Fernández, C., Freire, M., Martínez-Ortiz, I., and Fernández-Manjón, B. (2019). Simva: Simplifying the scientific validation of serious games. In 2019 IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), volume 2161-377X, pages 113–115.

Reardon, E., Kumar, V., and Revelle, G. (2022). Game learning analytics. In Lang, C., Siemens, G., Wise, A. F., GaÅ¡ević, D., and Merceron, A., editors, The Handbook of Learning Analytics, pages 152–162. SoLAR, 2 edition. Section: 15.

Rogers, Y., Sharp, H., and Preece, J. (2023). Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction. John Wiley Sons, IN, USA.

Shah, P., Hiremath, D., and Chaudhary, S. (2016). Big data analytics architecture for agro advisory system. In 2016 IEEE 23rd International Conference on High Performance Computing Workshops (HiPCW), pages 43–49.

Siemens, G. and Long, P. (2011). 1st international conference on learning analytics and knowledge 2011. [link]. Acessado em 12/08/2024.

Silva, D., Pires, F., Melo, R., and Pessoa, M. (2022). Glboard: um sistema para auxiliar na captura e análise de dados em jogos educacionais. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 959–968, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Tlili, A. and Chang, M. (2019). Data Analytics Approaches in Educational Games and Gamification Systems: Summary, Challenges, and Future Insights, pages 249–255. Springer Singapore, Singapore.

Vijayakumar, G. and Bharathi, R. (2023). Streaming big data with open-source: A comparative study and architectural recommendations. In 2023 International Conference on Sustainable Computing and Data Communication Systems (ICSCDS), pages 1420–1425.

Zahid, H., Mahmood, T., Morshed, A., and Sellis, T. (2020). Big data analytics in telecommunications: literature review and architecture recommendations. IEEE/CAA Journal of Automatica Sinica, 7(1):18–38.

Zheng, Q., He, H., Ma, T., Xue, N., Li, B., and Dong, B. (2014). Big log analysis for e-learning ecosystem. In 2014 IEEE 11th International Conference on e-Business Engineering, pages 258–263.

Ángel Serrano-Laguna, Martínez-Ortiz, I., Haag, J., Regan, D., Johnson, A., and Fernández-Manjón, B. (2017). Applying standards to systematize learning analytics in serious games. Computer Standards Interfaces, 50:116–123.
Publicado
24/11/2025
GEREMIAS, Matheus Soppa; GASPARINI, Isabela; MASCHIO, Eleandro. A visão de professores do Ensino Fundamental acerca de Game Learning Analytics. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1376-1388. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12900.