Avaliação do Desenvolvimento do Pensamento Crítico no Ensino de Programação para Estudantes do Ensino Técnico e Superior: Uma Aplicação Piloto

  • Deise Monquelate Arndt UFSC / IFSC
  • Ramon Mayor Martins IFSC
  • Jean Carlo R. Hauck UFSC

Resumo


O pensamento crítico é fundamental no ensino de programação, mas faltam instrumentos validados para sua avaliação nesse contexto. Este artigo apresenta resultados do piloto do ProgCTQ, instrumento baseado em Evidence-Centered Design, com questões abertas e itens Likert, aplicado a 29 estudantes do ensino superior. O ProgCTQ mostrou confiabilidade geral adequada (α = 0.813), mas validade convergente baixa (r̄ = 0.121) e estrutura fatorial fragmentada (21,2% da variância explicada). Apenas 55,6% dos itens apresentaram validade de construto satisfatória. Apesar das limitações, dimensões como “Interpretação” e “Autorregulação” tiveram bom desempenho, indicando potencial do instrumento para avaliação contextualizada do pensamento crítico em computação.

Referências

Arndt, D. M., Martins, R. M., & Hauck, J. C. R. (2025a). Avaliação de habilidades do pensamento crítico no ensino técnico e superior no ensino de computação: Um mapeamento sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação–RBIE (aceito).

Arndt, D. M., Martins, R. M., & Hauck, J. C. R. (2025b). Avaliação do desenvolvimento do pensamento crítico no ensino de programação para estudantes do ensino técnico e superior: Uma proposta de modelo. Manuscrito submetido para apresentação no Workshop sobre Educação em Computação (WEI). DOI: 10.5753/wei.2025.7944

Cohen, J. (1988). Statistical power analysis for the behavioral sciences (2nd ed.). Lawrence Erlbaum Associates.

Cronbach, L. J. (1951). Coefficient alpha and the internal structure of tests. Psychometrika, 16(3), 297-334.

DeVellis, R. F. (2017). Scale development: Theory and applications (4th ed.). SAGE Publications.

Durak, H. (2020). The effects of using different tools in programming teaching of secondary school students on engagement, computational thinking and reflective thinking skills for problem solving. Technology, Knowledge and Learning, 25, 179–195.

Facione, P. A. (1990) California critical thinking skills test: CCTST. California Academic Press.

Greenacre, M. (2017). Correspondence analysis in practice (3rd ed.). Chapman and Hall/CRC.

Gliem, J. A., & Gliem, R. R. (2003). Calculating, interpreting, and reporting Cronbach's alpha reliability coefficient for Likert-type scales. Midwest Research-to-Practice Conference in Adult, Continuing, and Community Education.

In, J. (2017). Introduction of a pilot study. Nursing Research, 22(5), e1416.

Lin, P.-H. & Chen, S.-Y. (2020). Design and Evaluation of a Deep Learning Recommendation Based Augmented Reality System for Teaching Programming and Computational Thinking, In: IEEE Access, vol. 8, pp. 45689-45699.

Nunnally, J. C., & Bernstein, I. H. (1994). Psychometric theory (3rd ed.). McGraw-Hill.

OCDE. PISA 2018 Assessment and Analytical Framework: Reading, Mathematics and Science. Paris: OECD Publishing, 2019.

Pontual Falcão, T., & França, R. S. de. (2021). Computational thinking goes to school: Implications for teacher education in Brazil. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29, 1158–1177.

Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2019). Research methods for business students (8th ed.). Pearson Education Limited.

Seeratan, K. L. & Mislevy, R. J. (2008). Design patterns for assessing internal knowledge representations. SRI International, Menlo Park. (PADI Technical Report 22).

Silva, D. E. S; Sobrinho, M. C.; Valentim, N. M. C. (2023) Development of 21st-century skills and competencies in high school students through the interactive e-books creation. RBIE - Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 31, p. 971–1004.

UNESCO. Education for Sustainable Development Goals: Learning Objectives. Paris: UNESCO Publishing, 2017.

Yeh, Y.-C. (2003). Critical Thinking Test–Level I (CTT-I). Psychological Publishing.
Publicado
24/11/2025
ARNDT, Deise Monquelate; MARTINS, Ramon Mayor; HAUCK, Jean Carlo R.. Avaliação do Desenvolvimento do Pensamento Crítico no Ensino de Programação para Estudantes do Ensino Técnico e Superior: Uma Aplicação Piloto. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1481-1488. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12053.