Uma Aplicação de Inteligência Artificial no Apoio Sociopsicopedagógico: Uma Proposta de Sistema para Prevenção da Evasão Escolar
Resumo
A evasão escolar nas redes públicas representa um desafio crítico e demanda estratégias preventivas mais eficazes. Este artigo propõe um sistema inteligente de apoio sociopsicopedagógico para identificar alunos com risco de evasão. A solução utiliza dados reais do CEMASP, envolvendo frequência, desempenho e aspectos psicossociais, e aplica técnicas de Inteligência Artificial supervisionadas, como árvores de decisão, redes neurais e SVM. A aplicação web desenvolvida oferece alertas, dashboards e sugestões de intervenção. A construção do artefato segue a metodologia Design Science Research, visando à validação e à replicação em outras redes públicas.Referências
AZY, W. et al. Intelligent analysis of students profile about dropout factors: a study in information system course context. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35., 2024. Proceedings [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024. Disponível em: [link]. Acesso em: 5 jun. 2025.
BAKER, R. S. J. D.; INVENTADO, P. S. Educational data mining and learning analytics. In: SPECTOR, J. M. et al. (Org.). Handbook of research on educational communications and technology. New York: Springer, 2014. p. 673–682. DOI: 10.1007/978-1-4614-3185-5_52.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da Educação Básica: 2020 – Resumo Técnico. Brasília: INEP, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 de maio. 2025.
BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 156, n. 157-A, p. 1–6, 15 ago. 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 31 maio. 2025.
CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Inteligência artificial na educação básica: novas aplicações e tendências para o futuro. São Paulo: CIEB, 2024. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 ago. 2025.
DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; JÚNIOR, J. A. V. Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.
GUIMARÃES Junior, J. C.; Nascimento, I. J. B. M. F. do; Santana, M. C. de; Oliveira, H. de; Ferreira, T. C. de S.; Silva, S. L. C.; Sales, R. L.; Paula, W. S. de; Santos, J. D. F. dos. Inteligência Artificial como Ferramenta de Apoio ao Ensino. Revista Contemporânea, v. 3, n. 8, p. 11803–11818, 2023. DOI: 10.56083/RCV3N8-103.
IPM Sistemas. Combate à evasão escolar com Inteligência Artificial. Florianópolis: IPM Sistemas, 2024. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 de maio. 2025.
OLIVEIRA, R. dos S.; Medeiros, F. P. A. de. Modelo de predição de evasão escolar com base em dados de autoavaliação de cursos de graduação. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 32, n. 1, p. 1–21, 2024. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 de maio. 2025.
PASSOS, N. N. dos; Cabral, G. C. F.; Silva, M. da C. F. da; Leite, E. M.; Teixeira, W. B. Alunos infrequentes: relatos de experiências da equipe multiprofissional do CEMASP sobre os diversos fatores que influenciam na ausência escolar. In: Anais do IX Congresso Nacional de Educação – CONEDU, 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 4 jun. 2025.
PASSOS, N. N. dos; Teixeira, W. B.; Ramos, A. de F.; Souza, R. M. de. Combate ao abandono e a evasão escolar: atuação do Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico - CEMASP na rede de ensino na cidade de Manaus. In: Anais do IX Congresso Nacional de Educação – CONEDU, 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 4 jun. 2025.
ROMERO, C.; VENTURA, S. Educational data ming: a review of the state of the art. IEEE Transactions on Systems, Man, and Cybernetics, Part C: Applications and Reviews, v. 40, n. 6, p. 601–618, 2010. DOI: 10.1109/TSMCC.2010.2053532.
SILVA, D. E. dos S.; CONTE, T. U.; VALENTIM, N. M. C. Learner eXperience Design Guidelines: Proposal and a Preliminary Evaluation with Experts. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35., 2024. Proceedings [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024. Disponível em: [link]. Acesso em: 5 jun. 2025.
STHEM BRASIL. Ética e responsabilidade no uso da inteligência artificial: cartilha produzida pelo GT Ética e Legislação. São Paulo: Consórcio STHEM Brasil, 2024. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 ago. 2025.
TAMADA, M. M.; Giusti, R.; Magalhães Netto, J. F. de. Predicting Students at Risk of Dropout in Technical Course Using LMS Logs. Electronics, v. 11, n. 3, art. 468, 2022. DOI: 10.3390/electronics11030468
BAKER, R. S. J. D.; INVENTADO, P. S. Educational data mining and learning analytics. In: SPECTOR, J. M. et al. (Org.). Handbook of research on educational communications and technology. New York: Springer, 2014. p. 673–682. DOI: 10.1007/978-1-4614-3185-5_52.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da Educação Básica: 2020 – Resumo Técnico. Brasília: INEP, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 de maio. 2025.
BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 156, n. 157-A, p. 1–6, 15 ago. 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 31 maio. 2025.
CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Inteligência artificial na educação básica: novas aplicações e tendências para o futuro. São Paulo: CIEB, 2024. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 ago. 2025.
DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; JÚNIOR, J. A. V. Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.
GUIMARÃES Junior, J. C.; Nascimento, I. J. B. M. F. do; Santana, M. C. de; Oliveira, H. de; Ferreira, T. C. de S.; Silva, S. L. C.; Sales, R. L.; Paula, W. S. de; Santos, J. D. F. dos. Inteligência Artificial como Ferramenta de Apoio ao Ensino. Revista Contemporânea, v. 3, n. 8, p. 11803–11818, 2023. DOI: 10.56083/RCV3N8-103.
IPM Sistemas. Combate à evasão escolar com Inteligência Artificial. Florianópolis: IPM Sistemas, 2024. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 de maio. 2025.
OLIVEIRA, R. dos S.; Medeiros, F. P. A. de. Modelo de predição de evasão escolar com base em dados de autoavaliação de cursos de graduação. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 32, n. 1, p. 1–21, 2024. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 de maio. 2025.
PASSOS, N. N. dos; Cabral, G. C. F.; Silva, M. da C. F. da; Leite, E. M.; Teixeira, W. B. Alunos infrequentes: relatos de experiências da equipe multiprofissional do CEMASP sobre os diversos fatores que influenciam na ausência escolar. In: Anais do IX Congresso Nacional de Educação – CONEDU, 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 4 jun. 2025.
PASSOS, N. N. dos; Teixeira, W. B.; Ramos, A. de F.; Souza, R. M. de. Combate ao abandono e a evasão escolar: atuação do Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico - CEMASP na rede de ensino na cidade de Manaus. In: Anais do IX Congresso Nacional de Educação – CONEDU, 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 4 jun. 2025.
ROMERO, C.; VENTURA, S. Educational data ming: a review of the state of the art. IEEE Transactions on Systems, Man, and Cybernetics, Part C: Applications and Reviews, v. 40, n. 6, p. 601–618, 2010. DOI: 10.1109/TSMCC.2010.2053532.
SILVA, D. E. dos S.; CONTE, T. U.; VALENTIM, N. M. C. Learner eXperience Design Guidelines: Proposal and a Preliminary Evaluation with Experts. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35., 2024. Proceedings [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024. Disponível em: [link]. Acesso em: 5 jun. 2025.
STHEM BRASIL. Ética e responsabilidade no uso da inteligência artificial: cartilha produzida pelo GT Ética e Legislação. São Paulo: Consórcio STHEM Brasil, 2024. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 ago. 2025.
TAMADA, M. M.; Giusti, R.; Magalhães Netto, J. F. de. Predicting Students at Risk of Dropout in Technical Course Using LMS Logs. Electronics, v. 11, n. 3, art. 468, 2022. DOI: 10.3390/electronics11030468
Publicado
24/11/2025
Como Citar
BRITO, Jéssika A.; LIMA, Josias G.; NETTO, José Francisco M..
Uma Aplicação de Inteligência Artificial no Apoio Sociopsicopedagógico: Uma Proposta de Sistema para Prevenção da Evasão Escolar. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 1550-1558.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12420.
