Gamificação com Kahoot! no Ensino Técnico de Modelagem Conceitual de Banco de Dados: Um Estudo Quase-Experimento
Resumo
A modelagem conceitual de banco de dados (BD) é uma disciplina desafiadora no ensino técnico, associada a dificuldades de aprendizagem e desmotivação dos alunos. Este artigo avalia a eficácia da gamificação, utilizando o Kahoot!, no ensino do conteúdo em cursos técnicos integrados ao ensino médio. O estudo adotou um delineamento quase-experimento com pré e pós-teste, comparando uma turma experimento (gamificação) e uma turma controle (ensino tradicional). Os resultados evidenciam ganhos estatisticamente significativos em ambas as turmas, com maior consistência e expressividade no grupo gamificado. Tais achados indicam que a gamificação favorece o engajamento e potencializa a aprendizagem em conteúdos de modelagem de BD.
Referências
BRAUN, V. and CLARKE, V. (jan 2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77–101.
CALDERÓN, A., BOUBETA-PUIG, J. and RUIZ, M. (1 mar 2018). MEdit4CEP-Gam: A model-driven approach for user-friendly gamification design, monitoring and code generation in CEP-based systems. Information and Software Technology, v. 95, p. 238–264.
CARRENO-LEON, M., SANDOVAL-BRINGAS, A., ALVAREZ, F. R. and CAMACHO, Y. G. (23 may 2018). Gamification technique for teaching programming. IEEE Global Engineering Education Conference, EDUCON, v. 2018-April, p. 2009–2014.
DAEHLI, O., KRISTOFFEREN, B. and SANDNES, T. (2021). Exploring Feedback and Gamification in a Data Modeling Learning Tool. The Electronic Journal of e-Learning, v. 19, n. 6, p. 559–574.
DETERDING, S., DIXON, D., KHALED, R. and NACKE, L. (28 sep 2011). From game design elements to gamefulness: defining “gamification.” In Proceedings of the 15th International Academic MindTrek Conference: Envisioning Future Media Environments.. ACM. [link], [accessed on May 1].
ELMASRL, R. and NAVATHE, S. B. (2016). Fundamentals of Database Systems. 7th Edition. · GCTU Repository.
ESPINDOLA, M. A. and MAFRA PEREIRA, F. C. (21 feb 2022). Uso da Gamificação no Ensino Técnico: estudo sobre a percepção de docentes de uma escola de ensino técnico-profissional de Divinópolis-MG. Educação, Ciência e Cultura, v. 27, n. 1.
FRANCO, J. S. and LEITE JÚNIOR, J. C. (26 apr 2021). Banco de Dados na Educação Profissional: um Estudo de Caso à Luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP), p. 23–33.
GADELHA JÚNIOR, S. T. (2021). Gamificação como Metodologia Ativa de Aprendizagem da Matemática na Educação Básica: Revisão de Literatura.
GAURINA, M., ALAJBEG, A. and WEBER, I. (1 jan 2025). The Power of Play: Investigating the Effects of Gamification on Motivation and Engagement in Physics Classroom. Education Sciences, v. 15, n. 1.
GIACOBO, D. (2023). DBBoard Game: Um Jogo de Tabuleiro para o Ensino e Aprendizagem de Conceitos de Banco de Dados. [link].
GIACOBO, D. and SOUZA, O. M. De (1 apr 2023a). GamIFica - Uma Solução Gamificada para Engajar Alunos de Ensino Médio de um Curso Técnico em Informática. Computer on the Beach.
GIACOBO, D. and SOUZA, O. M. De (30 apr 2023b). Uma Gincana na Disciplina de Banco de Dados de um Curso Técnico em Informática. Computer on the Beach. [link], [accessed on Jun 5].
GOSAVI, C. and DEORE, M. (2023). Higher Education’s Innovative Pedagogical Approaches and Teaching Practices. Computer Department, Cummins College of Engineering for Women. [link], [accessed on May 2].
HAMARI, Juho, KOIVISTO, J. and SARSA, H. (2014). Does gamification work? - A literature review of empirical studies on gamification. Proceedings of the Annual Hawaii International Conference on System Sciences, p. 3025–3034.
HAMARI, J, KOIVISTO, J. and SARSA, H. (2014). Does Gamification Work?-A Literature Review of Empirical Studies on Gamification.
LIMA, D. V. do C., GARCIA, D. A., VIEIRA, F. F. V., et al. (8 may 2024). Estudo comparativo sobre os resultados de métodos de aprendizagem tradicionais versus ativos. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 5, p. e4185.
LOPES, B. (19 mar 2016). Modelo Conceitual de Dados - Aprenda a utilizar os principais mecanismos de abstração. [link], [accessed on May 2].
SCHILDGEN, J. (2020). MonstER Park-The Entity-Relationship-Diagram Learning Game. In Demo and Posters 2020. anais do ER Forum, Demo and Posters 2020. [link], [accessed on Jun 5].
WANG, A. I. and TAHIR, R. (may 2020). The effect of using Kahoot! for learning – A literature review. Computers & Education, v. 149, p. 103818.
WENTZEL, K. R. and MIELE, D. B. (2016). Handbook of Motivation at School. 2a. ed. New York: Routledge.
Xu, L. and Zhou, J. (2023). An Approach of Intuitive Learning ERD by Using Autogenerated Failure Examples. In Proceedings - 2023 International Conference on Artificial Intelligence and Education, ICAIE 2023. Institute of Electrical and Electronics Engineers Inc. [link], [accessed on Jun 5].
ZAINUDDIN, Z., CHU, S. K. W., SHUJAHAT, M. and PERERA, C. J. (1 jun 2020). The impact of gamification on learning and instruction: A systematic review of empirical evidence. Educational Research Review, v. 30.
