Construindo Novos Paradigmas: Pensamento Computacional no Ensino de Arquitetura

  • Juliano V. C. Pita IFSP
  • Karin R. Kagi IFSP
  • Luciano B. de Paula IFSP

Resumo


Este artigo apresenta os resultados parciais da estruturação, aplicação e verificação de uma sequência didática que considere o Pensamento Computacional na área de design. Como resultados da pesquisa, foi produzido um plano de ensino para uma disciplina de um curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, no qual está sendo realizada a aplicação efetiva da proposta. Os resultados iniciais apontam para uma possibilidade de desenvolvimento do Pensamento Computacional no processo formativo de designers através principalmente do pilar da Abstração e do uso combinado de recursos de programação visual e programação textual.

Referências

Artigas, R. e Lira, J. T. C. d. (2004). Caminhos da arquitetura. Vilanova Artigas. Cosac Naify, Sao Paulo, 4a ed. edition.

Celani, G. e Vaz, C. E. V. (2012). Cad scripting and visual programming languages for implementing computational design concepts: A comparison from a pedagogical point of view. International Journal of Architectural Computing, 10(1):121–137.

Cross, N. (2006). Designerly Ways of Knowing, pages 1–13. Springer London, London.

Eastman, C., Teicholz, P., Sacks, R., e Liston, K. (2008). BIM Handbook: A Guide to Building Information Modeling for Owners, Managers, Designers, Engineers and Contractors. Wiley Publishing.

Holzer, D. (2019). Teaching computational design and bim in the age of (semi)flipped classrooms. In Haeusler, M. and Schnabel, M. A. and Fukuda, T. (eds.), Intelligent Informed - Proceedings of the 24th CAADRIA Conference - Volume 2, Victoria University of Wellington, Wellington, New Zealand, 15-18 April 2019, pp. 715-724.

Klentzin, J. C., Paladino, E. B., Johnston, B., e Devine, C. (2010). Pecha kucha: using “lightning talk” in university instruction. Reference Services Review, Vol. 38 No. 1, pp. 158-167.

Knight, T. (1999). Applications in architectural design, and education and practice. In NSF/MIT Workshop on Shape Computation, volume 67.

Krathwohl, D. R. (2002). A revision of bloom’s taxonomy: An overview. Theory Into Practice, 41(4):212–218.

Leitão, A., Santos, L., e Lopes, J. (2012). Programming languages for generative design: A comparative study. International Journal of Architectural Computing, 10:139–162.

Leitão, A. M. (2013). Teaching computer science for architecture - a proposal. In FUTURE TRADITIONS [1st eCAADe Regional International Workshop Proceedings / ISBN 978-989-8527-03-5], University of Porto, Faculty of Architecture (Portugal), 4-5 April 2013, pp. 95-104.

Oxman, R. (2006). Theory and design in the first digital age. Design Studies, 27.

Pask, G. (1976). Conversation Theory. Applications in education and epistemology. Elsevier.

Pita, J. V. d. C. e Kagi, K. R. (2025). Desenvolvimento do pensamento computacional em ensino de design: um estudo e aplicação na área de arquitetura. Trabalho de Gradução em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Orientador: Prof. Dr. Luciano Bernardes de Paula.

Sabet, A. (2010). Wickedness, governance and collective sanctions: : Can corruption be tamed? In Salminem, A., editor, Ethical Governance: a citizen perspective., pages 91–112. Vaasa University Press.

Succar, B. (2009). Building information modelling framework: A research and delivery foundation for industry stakeholders. Automation in Construction, 18(3):357–375.

Terzidis, K. (2006). Algorithmic Architecture. Routledge, 1th edition.

Tramontano, M. (2016). Quando pesquisa e ensino se conectam. design paramétrico, fabricação digital e projeto de arquitetura. Arquitextos, São Paulo, ano 16, n. 190.01, Vitruvius, mar. 2016.

Vicari, R. M., Moreira, A. F., e Menezes, P. F. B. (2018). Pensamento computacional : revisão bibliográfica. UFRGS/MEC, Porto Alegre.

Williams, L. (2001). Integrating pair programming into a software development process. In Proceedings 14th Conference on Software Engineering Education and Training. ’In search of a software engineering profession’ (Cat. No.PR01059), pages 27–36.
Publicado
24/11/2025
PITA, Juliano V. C.; KAGI, Karin R.; PAULA, Luciano B. de. Construindo Novos Paradigmas: Pensamento Computacional no Ensino de Arquitetura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1590-1599. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12489.