Conquistando o Espaço com Realidade Aumentada e Web na Educação
Resumo
O conhecimento aeroespacial ainda é pouco representado nos contextos educacionais brasileiros. Para enfrentar essa lacuna, desenvolveu se o aplicativo “Conquistando o Espaço”, que utiliza Realidade Aumentada (RA) para tornar o ensino da ciência aeroespacial mais envolvente e acessível. Inicialmente lançado como um aplicativo para Android, barreiras técnicas levaram ao desenvolvimento de uma nova versão web em 2024, ampliando sua acessibilidade. Este artigo apresenta o processo de reformulação e destaca o papel do aplicativo na promoção da aprendizagem das ciências aeroespaciais através de atividades educativas e de divulgação científica.Referências
Bacca, J. et al. Augmented Reality Trends in Education: A Systematic Review of Research and Applications. Educational Technology & Society, v. 17, n. 4, p. 133–149, 2014.
Cabello, Ricardo. Three.js. Versão mais recente. 2025. Disponível em: [link]
Durão, Otavio Santos Cupertino; Ceballos, Décio Castilho. Desafios estratégicos do Programa Espacial Brasileiro. 2021. Disponível em: [link]
Google. Requisitos de teste de apps para novas contas de desenvolvedor pessoais. Ajuda do Play Console, 2023. Disponível em: [link]
Google. Guia Sobre os Android App Bundles. Android Developers, 2025a. Disponível em: [link]
Google. model-viewer. Versão mais recente. 2025b. Disponível em: [link]
INPE. INPE Portas Abertas, 2024. Disponível em: [link]
Sabina. I Virada Científica na Sabina, 2023. Disponível em: [link]
SOUZA, G. F. et al. A evolução das atividades empregando realidade aumentada na Sala de Cultura Aeroespacial. Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – CoBICET, 2022.
Cabello, Ricardo. Three.js. Versão mais recente. 2025. Disponível em: [link]
Durão, Otavio Santos Cupertino; Ceballos, Décio Castilho. Desafios estratégicos do Programa Espacial Brasileiro. 2021. Disponível em: [link]
Google. Requisitos de teste de apps para novas contas de desenvolvedor pessoais. Ajuda do Play Console, 2023. Disponível em: [link]
Google. Guia Sobre os Android App Bundles. Android Developers, 2025a. Disponível em: [link]
Google. model-viewer. Versão mais recente. 2025b. Disponível em: [link]
INPE. INPE Portas Abertas, 2024. Disponível em: [link]
Sabina. I Virada Científica na Sabina, 2023. Disponível em: [link]
SOUZA, G. F. et al. A evolução das atividades empregando realidade aumentada na Sala de Cultura Aeroespacial. Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – CoBICET, 2022.
Publicado
24/11/2025
Como Citar
REGGIO, Laura Crespi; FERREIRA, Lyncoln Emanoel Dos Santos; SANTOS, Claudia Celeste Celestino de Paula; RAMIREZ, Bruna Niccoli.
Conquistando o Espaço com Realidade Aumentada e Web na Educação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 1600-1606.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12492.
