Assistente Virtual por Comando de Voz para Apoiar o Ensino e a Autonomia de Estudantes com Deficiência Motora

  • Ana Mara de Oliveira Figueiredo IFF
  • Francisco Freitas IFF
  • Gian Ximenes Verdan Pontes IFF
  • Orlando Pereira Afonso Júnior IFF

Resumo


O avanço tecnológico ampliou o uso de sistemas computacionais, mas pessoas com deficiência motora ainda enfrentam barreiras no acesso a essas ferramentas. Este trabalho propõe um assistente virtual por comando de voz, desenvolvido em Python, para promover inclusão digital. A solução utiliza bibliotecas de reconhecimento de fala e permite realizar tarefas como abrir aplicativos, navegar na internet e mover o cursor. A metodologia envolveu pesquisa exploratória, desenvolvimento iterativo e testes práticos. Os resultados demonstram a eficácia do protótipo em ambiente controlado. Conclui-se que a ferramenta é promissora como base para tecnologias assistivas mais acessíveis e personalizáveis.

Referências

de Geografia e Estatística (IBGE), I. B. (2022). Censo Demográfico 2022. IBGE. Consultado em 09 de Junho de 2025.

Dörr, J. B. and Aylon, L. B. R. (2022). Um estudo sobre técnicas utilizadas para o reconhecimento de sons com o uso de inteligência artificial e python. In Anais do XIX Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas, pages 103–112. SBC.

Livero, N. J. and Silva, F. S. (2024). Desenvolvimento de um assistente virtual baseado em voz e llms para facilitar a interação de estudantes com deficiência visual com sistemas operacionais. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), pages 2987–2998. SBC.

Marques, R. (2016). Api, bibliotecas e frameworks: entenda a diferença entre eles. [link]. Acesso em: 20 set. 2023.

Muniz, I. R. and Stringhini, D. (2020). Desenvolvimento de protótipos de hardware com baixo custo para inclusao digital de pessoas com deficiência motora. In Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS), pages 105–110. SBC.

Santana, B. B. and Santos, M. C. D. A. (2021). Assistente virtual inteligente e suas aplicações na sociedade. Coruja Informa. [link]. Acesso em: 20 set. 2023.
Publicado
24/11/2025
FIGUEIREDO, Ana Mara de Oliveira; FREITAS, Francisco; PONTES, Gian Ximenes Verdan; AFONSO JÚNIOR, Orlando Pereira. Assistente Virtual por Comando de Voz para Apoiar o Ensino e a Autonomia de Estudantes com Deficiência Motora. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1665-1673. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12605.