CG.lab: desenvolvimento e avaliação de uma plataforma interativa para apoio no ensino de álgebra linear aplicada à computação gráfica
Resumo
A computação gráfica é uma área da tecnologia que se apoia fortemente em diversos conceitos de álgebra linear. Os estudantes frequentemente relatam dificuldades com os conceitos matemáticos teóricos, como a falta de visualização das aplicações práticas do que é aprendido. Para reduzir esta lacuna, este artigo propõe o desenvolvimento e análise de uma plataforma interativa e visual de álgebra linear aplicada à computação gráfica. A plataforma, chamada CG.lab, permite que os alunos resolvam questões de forma interativa, com visualização dos conceitos matemáticos e feedback em tempo real dos erros e acertos. Embora ainda em estágio inicial, o estudo realizado neste trabalho apontou uma recepção positiva por parte dos estudantes.Referências
Andres, D. P. and de Abreu Cybis, W. (2000). Um estudo teórico sobre as técnicas de avaliação de software educacional. In VI Congreso Argentino de Ciencias de la Computación.
Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Almedina Brasil.
Battaiola, A. L., Elias, N. C., and de Godoy Domingues, R. (2002). Um software para ensino de conceitos de computação gráfica. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 1. Acesso em: 13 nov. 2024.
Brilliant (2012). Brilliant | Learn by doing. Disponível em: [link]. Acesso em 07 mai. 2025.
de Araújo, J. P. (2024). Laboratório virtual de matemática: possibilidades para uma prática docente mediada por recursos digitais. Master’s thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN.
de Oliveira, N. (2001). Uma proposta para a avaliação de software educacional. Master’s thesis, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.
Duolingo (2012). Duolingo - a melhor maneira do mundo de aprender um idioma. Disponível em: [link]. Acesso em 07 mai. 2025.
Gladcheff, A. P. (2001). Um instrumento de avaliação da qualidade para software educacional de matemática. Master’s thesis, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Heinemann, B., Görzen, S., and Schroeder, U. (2023). Teaching the basics of computer graphics in virtual reality. Computers Graphics, 112:1–12.
Hohenwarter, M. and Fuchs, K. J. (2004). Combination of dynamic geometry, algebra and calculus in the software system geogebra. In Computer Algebra Systems and Dynamic Geometry Systems in Mathematics Teaching, Proceedings of Sprout-Slecting Conference (Sarvari, Cs. Hrsg.), pages 128–133. Bornus Nyomda. Acesso em: 19 nov. 2024.
Hughes, J. F., Dam, A. V., McGuire, M., Sklar, D. F., Foley, J. D., Feiner, S. K., and Akeley, K. (2013). Computer Graphics: Principles and Practice, Third Edition. Addison-Wesley Professional.
Lengyel, E. (2012). Mathematics for 3D Game Programming and Computer Graphics, Third Edition. Stacy L. Hiquet.
Montibeler, J. P. (2014). Visedu-cg: aplicação didática para visualizar material educacional. Master’s thesis, Blumenau, SC.
Moro, G., Viseu, F. A. V., and Siple, I. Z. (2016). Ensino de Álgebra linear: Traços de uma pesquisa. In Anais do II COLBEDUCA – Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, pages 243–256, Joinville, Santa Catarina, Brasil. Colbeduca.
Shirley, P. and Marschner, S. (2016). Fundamentals of Computer Graphics, Fourth Edition. A. K. Peters.
Singh, G., Tuli, N., and Mantri, A. (2021). Issues and challenges in learning foundation linear algebra course with technology: A literature review. 2021 International Conference on Advance Computing and Innovative Technologies in Engineering, ICACITE 2021, pages 860–865.
Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Almedina Brasil.
Battaiola, A. L., Elias, N. C., and de Godoy Domingues, R. (2002). Um software para ensino de conceitos de computação gráfica. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 1. Acesso em: 13 nov. 2024.
Brilliant (2012). Brilliant | Learn by doing. Disponível em: [link]. Acesso em 07 mai. 2025.
de Araújo, J. P. (2024). Laboratório virtual de matemática: possibilidades para uma prática docente mediada por recursos digitais. Master’s thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN.
de Oliveira, N. (2001). Uma proposta para a avaliação de software educacional. Master’s thesis, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.
Duolingo (2012). Duolingo - a melhor maneira do mundo de aprender um idioma. Disponível em: [link]. Acesso em 07 mai. 2025.
Gladcheff, A. P. (2001). Um instrumento de avaliação da qualidade para software educacional de matemática. Master’s thesis, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Heinemann, B., Görzen, S., and Schroeder, U. (2023). Teaching the basics of computer graphics in virtual reality. Computers Graphics, 112:1–12.
Hohenwarter, M. and Fuchs, K. J. (2004). Combination of dynamic geometry, algebra and calculus in the software system geogebra. In Computer Algebra Systems and Dynamic Geometry Systems in Mathematics Teaching, Proceedings of Sprout-Slecting Conference (Sarvari, Cs. Hrsg.), pages 128–133. Bornus Nyomda. Acesso em: 19 nov. 2024.
Hughes, J. F., Dam, A. V., McGuire, M., Sklar, D. F., Foley, J. D., Feiner, S. K., and Akeley, K. (2013). Computer Graphics: Principles and Practice, Third Edition. Addison-Wesley Professional.
Lengyel, E. (2012). Mathematics for 3D Game Programming and Computer Graphics, Third Edition. Stacy L. Hiquet.
Montibeler, J. P. (2014). Visedu-cg: aplicação didática para visualizar material educacional. Master’s thesis, Blumenau, SC.
Moro, G., Viseu, F. A. V., and Siple, I. Z. (2016). Ensino de Álgebra linear: Traços de uma pesquisa. In Anais do II COLBEDUCA – Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, pages 243–256, Joinville, Santa Catarina, Brasil. Colbeduca.
Shirley, P. and Marschner, S. (2016). Fundamentals of Computer Graphics, Fourth Edition. A. K. Peters.
Singh, G., Tuli, N., and Mantri, A. (2021). Issues and challenges in learning foundation linear algebra course with technology: A literature review. 2021 International Conference on Advance Computing and Innovative Technologies in Engineering, ICACITE 2021, pages 860–865.
Publicado
24/11/2025
Como Citar
DAMIANO, Mateus Sousa; IVO, Rafael Fernandes.
CG.lab: desenvolvimento e avaliação de uma plataforma interativa para apoio no ensino de álgebra linear aplicada à computação gráfica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 1685-1693.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12682.
