Explorando práticas inovadoras no ensino de Funções Matemáticas com o Mathbot: um estudo piloto

  • Iasmim Henrique Dias UFJF
  • Liamara Scortegagna UFJF
  • Maycon Luiz Amaral Magalhães UFJF
  • Eduardo Barrere UFJF

Resumo


Este trabalho apresenta a aplicação piloto do MathBot, um chatbot interativo voltado ao ensino de Funções Matemáticas com alunos da Rede de Ensino de Três Rios/RJ, entre maio e junho de 2025. A proposta buscou avaliar a eficácia do uso da IA no apoio pedagógico, com base na metodologia Design Science Research (DSR). O chatbot ofereceu respostas imediatas e conteúdos adaptativos, promovendo maior personalização da aprendizagem. A análise das interações e dos feedbacks evidenciou boa aceitação por parte dos estudantes, destacando o potencial da ferramenta e apontando possibilidades de aprimoramento futuro.

Referências

Deterding, S., Dixon, D., Khaled, R., & Nacke, L. (2022) “From game design elements to gamefulness: defining gamification". In Proceedings of the 2012 ACM conference on designing interactive systems (pp. 9-15).

Dresch, A. et al. (2015) “Design Science Research: Método de Pesquisa para Avanço da Ciência e Tecnologia”. 1. ed. São Paulo: Bookman.

Hwang, G. J. and Tu, Y. F. (2021) “Roles and research trends of artificial intelligence in mathematics education: A bibliometric mapping analysis and systematic review.”, In Mathematics, 9(6), 584.

Kapp, K. M. (2012) “The Gamification of Learning and Instruction: Game – based” Methods and Strategies for Training and Education, 2012.

Luckin, R. et al. (2024) “Intelligence Unleashed: An argument for AI in education”. London: Pearson.

Oliveira, M. D. de, et al. (2025) Gamificação, inteligência artificial e realidade virtual: o futuro da sala de aula, já chegou!. Revista AREV, v. 7, n. 4, 2025. DOI: 10.56238/arev7n4-022. Acesso em: 17 jul. 2025.

Pereira, M. A. (2024) “Comunicação digital na educação: potencialidades do WhatsApp no ensino remoto”. Rio de Janeiro: Editora Educação Conectada, 2024.

Pimentel, M.; Filippo, D. (2020) “Design Science Research: pesquisa científica atrelada ao design de artefatos”. v. 3, p. 37–61, 2020.

Silva, J. (2023) “Tecnologia e jovens: um estudo sobre o uso diário de dispositivos digitais”. São Paulo: Editora Jovem, 2023.

Silveira, J. P. (2022) A crítica às abordagens tradicionais no ensino da matemática: desafios e novas perspectivas. Revista Brasileira de Educação Matemática, v. 25, n. 2, 2022.

Vygotsky, L. S. (1984) “A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores”. Trad. de Marcos A. S. Teixeira. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Zawacki-Richter, O. et al. (2019) The role of artificial intelligence in education: Current challenges and future directions. Educational Technology & Society, v. 22, n. 1, p. 121-135, 2019.
Publicado
24/11/2025
DIAS, Iasmim Henrique; SCORTEGAGNA, Liamara; MAGALHÃES, Maycon Luiz Amaral; BARRERE, Eduardo. Explorando práticas inovadoras no ensino de Funções Matemáticas com o Mathbot: um estudo piloto. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1714-1722. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12709.