Digit.all: Uma Ferramenta Educacional com Gamificação para o Letramento Digital de Idosos
Resumo
O presente artigo apresenta a ferramenta Digit.all, desenvolvida com o objetivo de promover o letramento digital de pessoas idosas por meio de abordagens pedagógicas críticas e estratégias de gamificação. A aplicação foi projetada com foco em modularidade de conteúdo e suporte à autonomia do usuário. Para isso, foram utilizadas metodologias como microlearning, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e elementos visuais motivadores. A avaliação preliminar foi conduzida com 18 especialistas utilizando a Escala SUS, resultando em média de 86,5 pontos, indicando excelente usabilidade. Os resultados apontam para a viabilidade da ferramenta, evidenciam aspectos positivos e sugerem melhorias pontuais.Referências
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Publicado
24/11/2025
Como Citar
COSTA, Yan Gabriel Lima da; BARBOSA, Fabiann Matthaus Dantas.
Digit.all: Uma Ferramenta Educacional com Gamificação para o Letramento Digital de Idosos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 1732-1741.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12735.
