Proposta de um jogo sério para auxiliar o ensino de habilidades iniciais de matemática para crianças com o transtorno do espectro autista utilizando tangram
Resumo
Compreender a abstração matemática é desafiador para crianças com autismo, especialmente aquelas com dificuldades em linguagem e interação social. Este estudo apresenta uma proposta em andamento de construção de um jogo sério, cujo objetivo é auxiliar o ensino de habilidades iniciais de matemática – como pareamento, identificação e composição de formas geométricas – para crianças com TEA, utilizando o tangram como recurso pedagógico adaptado às suas necessidades específicas. O procedimento metodológico envolve uma abordagem exploratória com enfoque qualitativo, perpassando por uma pesquisa de campo e culminando com a elaboração de um jogo sério para dispositivos móveis. Os resultados preliminares consistem em observações, interações com o público-alvo, construção de protótipos de atividade em modo concreto e em transposição dos mesmos para o ambiente virtual.Referências
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Publicado
24/11/2025
Como Citar
FEITOZA, Péricles A.; CUNHA, Mônica X. C. da; DANTAS, João G. S..
Proposta de um jogo sério para auxiliar o ensino de habilidades iniciais de matemática para crianças com o transtorno do espectro autista utilizando tangram. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 1796-1804.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12919.
